O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE FRIEDRICH FROEBEL

Autores

  • Márcia Regina Gonçalves Cardoso CENTRO UNIVERSITÁRIO MARIO PALMÉRIO
  • Guilherme Saramago de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA
  • Josely Alves dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  • Anderson Oramisio Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva8020231240e-8080

Resumo

O presente trabalho buscou investigar a pedagogia escolar de Froebel como campo de pesquisa e sua aplicação na educação. Este estudo foi norteado pela busca de resposta ao seguinte questionamento: quais são as principais ideias de Froebel para a educação de crianças? De forma específica, buscou-se ainda: (1) Examinar a relação entre a infância e adolescência de Froebel e a sua obra; (2) conhecer os princípios filosóficos que suportam a pedagogia de Frobel; (3) identificar os principais pontos do pensamento educacional de Froebel; (4) confrontar os dados resultantes da pesquisa. O estudo foi teórico-bibliográfico, de natureza qualitativa. A pesquisa demonstrou que a auto atividade livre e espontânea da criança, desenvolvida através de jogos e brincadeiras, é a principal ideia do pensamento educacional de Froebel.

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Biografia do Autor

Márcia Regina Gonçalves Cardoso, CENTRO UNIVERSITÁRIO MARIO PALMÉRIO

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (1992), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Foi Secretária Municipal de Educação e Cultura do município de Monte Carmelo/MG. Tem experiência na área de gestão educacional e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação infantil, Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Educação, Educação Matemática, formação docente.

Guilherme Saramago de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA

Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia, lotado na Faculdade de Educação - FACED/UFU - onde desenvolve ações de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração, na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação Acadêmico (mestrado e doutorado) e Profissional (mestrado). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1986). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1991 - OAB/MG 82057). Graduado em Matemática pela Universidade de Uberaba (2009). Mestre em Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997). Mestre em Inovação e Sistemas Educativos pela Universidade Autônoma de Barcelona (1999). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais no Ensino - GRUPEM-UFU. Membro do Corpo Editorial das Revistas GeTeC: Gestão, Tecnologia e Ciências; Cadernos da Fucamp; InterSciencePlace. Membro do Corpo Editorial da Editora FUCAMP. É integrante do quadro de avaliadores de Cursos superiores presenciais e a distância do INEP/MEC. Foi Diretor de Ensino da Universidade Federal de Uberlândia (Janeiro de 2017 a Janeiro de 2021). Atuou como Professor da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Exerceu as funções de Supervisão Escolar e Direção de Escola de Educação Básica. Foi Assessor Técnico Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Secretário Municipal de Educação Interino - Uberlândia MG. Tem experiência Acadêmica e Profissional na Educação Escolar e Educação Não-Escolar, atuando, principalmente, nas seguintes temáticas: Docência Universitária, Direito Constitucional e Administrativo, Direito Educacional, Educação Matemática, Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, Políticas Educacionais, Ensino Aprendizagem, Metodologias de Ensino, Avaliação, Currículo, Planejamento, Projetos Pedagógicos, Educação a Distância e Educação Empresarial e Organizacional. (Texto informado pelo autor)

Josely Alves dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia na linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2006). Atuou como Analista Educacional na Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia - Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais de 2006 a 2014 realizando atividades de assessoramento pedagógico às escolas estaduais do estado no âmbito do Ensino Fundamental e Médio. Atualmente trabalha no Laboratório do Curso de Pedagogia do Campus Pontal (UFU) e cursa Doutorado na Faculdade de Educação - UFU.

Anderson Oramisio Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ

Possui Graduação em Estudos Sociais( Licenciatura Curta - Historia e Geografia) pelo Centro Universitário do Triângulo(1988), Graduação Plena em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araguari (2001), Graduação Plena em Pedagogia pela Faculdade Alfredo Nasser (2010), Graduação Plena em Matemática(2017). Especialização Lato sensu em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal(2001) - Especialização Lato sensu em Supervisão e Inspeção Escolar pela Faculdade Católica de Uberlândia (2008/2009) - Especialização Lato sensu em Pedagogia Empresarial pela UNIFENAS (2009). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2019) - Pós-Doutorado em Educação / Formação de Professores - Psicologia da Educação Matemática, pela Universidade Federal de Uberlândia (2021). Professor Adjunto do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Jataí - GO.Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação Escolar e não Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática - Ensino - Aprendizagem Educação a Distância - Tutoria presencial e a distância, Metodologias de Ensino em Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, Formação de Professores, e Gestão Escolar, Psicopedagogia e Avaliação da Aprendizagem. Avaliador do MEC/INEP - BNI. Avaliador de projetos de Inovação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Fundação Araucária (PIBITI 2017/2018) - Instituto Federal do Paraná, Membro do Conselho Executivo Permanente e parecerista da Revista Etinerarius Reflections da Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí. Avaliador e parecerista "Ad hoc" da Revista Valore - Faculdade Sul fluminense - Rio de Janeiro. Atuando como tutor presencial e a distância CEAD/UFU em cursos de extensão, graduação e especialização lato sensu

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Publicado

2023-08-18

Como Citar

Gonçalves Cardoso, M. R., de Oliveira, G. S., dos Santos, J. A., & Santos, A. O. (2023). O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE FRIEDRICH FROEBEL. Revista Valore, 8, e-8080. https://doi.org/10.22408/reva8020231240e-8080

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)