O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE FRIEDRICH FROEBEL

Márcia Regina Gonçalves Cardoso, Guilherme Saramago de Oliveira, Josely Alves dos Santos, Anderson Oramisio Santos

Resumo


O presente trabalho buscou investigar a pedagogia escolar de Froebel como campo de pesquisa e sua aplicação na educação. Este estudo foi norteado pela busca de resposta ao seguinte questionamento: quais são as principais ideias de Froebel para a educação de crianças? De forma específica, buscou-se ainda: (1) Examinar a relação entre a infância e adolescência de Froebel e a sua obra; (2) conhecer os princípios filosóficos que suportam a pedagogia de Frobel; (3) identificar os principais pontos do pensamento educacional de Froebel; (4) confrontar os dados resultantes da pesquisa. O estudo foi teórico-bibliográfico, de natureza qualitativa. A pesquisa demonstrou que a auto atividade livre e espontânea da criança, desenvolvida através de jogos e brincadeiras, é a principal ideia do pensamento educacional de Froebel.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva8020231240e-8080

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008