O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE FRIEDRICH FROEBEL
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva8020231240e-8080Resumo
O presente trabalho buscou investigar a pedagogia escolar de Froebel como campo de pesquisa e sua aplicação na educação. Este estudo foi norteado pela busca de resposta ao seguinte questionamento: quais são as principais ideias de Froebel para a educação de crianças? De forma específica, buscou-se ainda: (1) Examinar a relação entre a infância e adolescência de Froebel e a sua obra; (2) conhecer os princípios filosóficos que suportam a pedagogia de Frobel; (3) identificar os principais pontos do pensamento educacional de Froebel; (4) confrontar os dados resultantes da pesquisa. O estudo foi teórico-bibliográfico, de natureza qualitativa. A pesquisa demonstrou que a auto atividade livre e espontânea da criança, desenvolvida através de jogos e brincadeiras, é a principal ideia do pensamento educacional de Froebel.
Downloads
Referências
ARCE, A.Lina, uma criança exemplar! Friedrich Froebel e a pedagogia dos jardins-de-infância. Revista Brasileira de Educação,Campinas, n. 20, p.108-120, maio/jun./jul./ago. 2002a.Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/skcRGkVSS8m4dByb8F6ZbQn/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 3 abr. 2022.
ARCE, A.Friedrich Froebel.O pedagogo dos jardins de infância. Petrópolis: Vozes, 2002b.
ARCE, A. O jogo e o desenvolvimento infantil na teoria da atividade e no pensamento educacional de Friedrich Froebel. Cad. Cedes, Campinas, v. 24, n. 62, p. 9-25, abr. 2004. Disponível em:<http://www.cedes.unicamp.br>• Acesso em:3 abr. 2022.
BARROS, A. J. P.; LEHFELD, N. A. S.Fundamentos de Metodologia: Um Guia para a Iniciação Científica. 2.ed. São Paulo: Makron Books, 2000.
BASTOS. M. H. C. A Educação do Homem. Estudo Introdutório. Educação e Filosofia, Uberlândia, n.13 (25), p.307-319, jan./jun. 1999. Disponível em: <https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/822/735>. Acesso em:28 mar. 2022.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2010.
FERRARI, M. Friedrich Froebel, o formador das crianças pequenas. Nova Escola, São Paulo, 2008. Não paginado. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/96/friedrich-froebel-o-formador-das-criancas-pequenas>. Acesso em:12 abr. 2022.
FROEBEL, F. W. A. A Educação do Homem. Tradução Maria Helena Câmara Bastos. Passo Fundo: UFP, 2001.
GOMES, R. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In:. MINAYO, M. C. S. et al (Org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 25 ed. Revista e atualizada. Rio de Janeiro: Vozes, 2007. p. 79-107.
HEILAND, H. Friedrich Fröbel. tradução: IvaniseMonfredini.Recife:
Editora Massangana, 2010.
KISHIMOTO, T. M. Froebel e a concepção de jogo infantil. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v.22, n.1 , p.145-68, jan./jun. 1996. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33600/36338>. Acesso em: 12 abr. 2022.
LUZURIAGA, L. História da Educação e da Pedagogia. Tradução e notas de Luiz Damasco Penna e J. B. Damasco Penna. 6. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1973.
MARZ, F. Grandes Educadores. Perfis de grandes educadores e pensadores pedagógicos. Tradução Edwino A. Royer. São Paulo: EPU, 1987.
MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. et al (Org.)Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 25 ed. Revista e atualizada. Rio de Janeiro: Vozes, 2007. p. 9-30.
OLIVEIRA, Z. M. R.. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.