O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE JOHANN FRIEDRICH HERBART (1776-1841)

Autores

  • Camila Rezende Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  • Guilherme Saramago de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  • Anderson Oramisio Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ
  • Tatiane Daby de Fatima Faria Borges de Fatima Faria Borges UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva8020231241e-8081

Resumo

 

Este artigo apresenta e analisa algumas das contribuições teóricas do pensamento de Johann Friedrich Herbart para a educação atual. Johann Friedrich Herbart pode ser identificado como percursor de Johann Heinrich Pestalozzi e Friedrich Fröbel e o seu pensamento tem como foco principal a instrução educativa unindo seus postulados filosóficos com a pedagogia elaborada por ele mesmo. Sobre os estudos de Herbart recai a relevância de uma Pedagogia científica, de uma a reforma educacional crítica e mais a unidade social como ponto de partida para a melhoria dos processos harmônicos entre os sujeitos viventes. A discussão foi realizada com base em uma pesquisa de cunho bibliográfica em artigos e livros acadêmicos digitais que tratassem à respeito do assunto anteriormente evidenciado. Esse ensaio textual retoma os pensamentos de Herbart e traz apontamentos de sua teoria para o cenário educacional da atualidade. Foi possível a constatação que os estudos apresentados por Johann Friedrich Herbart tiveram como foco a Pedagogia Tradicional, porém suas concepções foram de extrema relevância para o cenário educacional. Sua obra e seus afazeres práticos ganham sentido em contexto exploratório de homens que viveram como vassalos e nobres. Além das contribuições pedagógicas Herbart retrata as questões da Psicologia possibilitando respostas para a transformação social. Teórico das concepções de estudos profundos, Herbart evidencia a intelectualidade do seu tempo e reforça o debate acadêmico à respeito do autogoverno  e da Pedagogia como campo independente de estudo.

 

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Biografia do Autor

Camila Rezende Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Possui Graduação em Estudos Sociais(Historia e Geografia) Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2018) . Mestre em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - Possui Graduação em Letras pela Universidade Paulista de Brasília (2007) - Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2010) . Pós-graduação Lato Sensu em Supervisão pela Faculdade Católica de Uberlândia (2011), Pós - Graduação Lato Sensu em Diversidade na Educação Básica pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Pós - Graduação Lato - Sensu em Psicopedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2019), Pós - Graduação Lato Sensu em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva (2019). Pós-graduação Lato Sensu em Educação Inclusiva com ênfase em Libras (2020). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática - GRUPEM (UFU). Foi preceptora do Programa de Residência Pedagógica do Subprojeto Alfabetização RP- UFU (2020). Foi tutora do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2021). Foi professora dos cursos de especialização Lato Sensu pela Universidade Presidente Ântonio Carlos - UNIPAC (2016-2017). Foi supervisora escolar pela Prefeitura de Uberlândia nas turmas de segundo período e quartos anos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação escolar e não-escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, gestão escolar, ensino aprendizagem, metodologia de ensino, avaliação, educação infantil e ensino fundamental, currículo. Atualmente é professora nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Prefeitura Municipal de Uberlândia - PMU ! (Texto informado pelo autor)

Guilherme Saramago de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia, lotado na Faculdade de Educação - FACED/UFU - onde desenvolve ações de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração, na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação Acadêmico (mestrado e doutorado) e Profissional (mestrado). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1986). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1991 - OAB/MG 82057). Graduado em Matemática pela Universidade de Uberaba (2009). Mestre em Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997). Mestre em Inovação e Sistemas Educativos pela Universidade Autônoma de Barcelona (1999). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais no Ensino - GRUPEM-UFU. Membro do Corpo Editorial das Revistas GeTeC: Gestão, Tecnologia e Ciências; Cadernos da Fucamp; InterSciencePlace. Membro do Corpo Editorial da Editora FUCAMP. É integrante do quadro de avaliadores de Cursos superiores presenciais e a distância do INEP/MEC. Foi Diretor de Ensino da Universidade Federal de Uberlândia (Janeiro de 2017 a Janeiro de 2021). Atuou como Professor da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Exerceu as funções de Supervisão Escolar e Direção de Escola de Educação Básica. Foi Assessor Técnico Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Secretário Municipal de Educação Interino - Uberlândia MG. Tem experiência Acadêmica e Profissional na Educação Escolar e Educação Não-Escolar, atuando, principalmente, nas seguintes temáticas: Docência Universitária, Direito Constitucional e Administrativo, Direito Educacional, Educação Matemática, Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, Políticas Educacionais, Ensino Aprendizagem, Metodologias de Ensino, Avaliação, Currículo, Planejamento, Projetos Pedagógicos, Educação a Distância e Educação Empresarial e Organizacional. (Texto informado pelo autor)

Anderson Oramisio Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ

Possui Graduação em Estudos Sociais( Licenciatura Curta - Historia e Geografia) pelo Centro Universitário do Triângulo(1988), Graduação Plena em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araguari (2001), Graduação Plena em Pedagogia pela Faculdade Alfredo Nasser (2010), Graduação Plena em Matemática(2017). Especialização Lato sensu em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal(2001) - Especialização Lato sensu em Supervisão e Inspeção Escolar pela Faculdade Católica de Uberlândia (2008/2009) - Especialização Lato sensu em Pedagogia Empresarial pela UNIFENAS (2009). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2019) - Pós-Doutorado em Educação / Formação de Professores - Psicologia da Educação Matemática, pela Universidade Federal de Uberlândia (2021). Professor Adjunto do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Jataí - GO.Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação Escolar e não Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática - Ensino - Aprendizagem Educação a Distância - Tutoria presencial e a distância, Metodologias de Ensino em Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, Formação de Professores, e Gestão Escolar, Psicopedagogia e Avaliação da Aprendizagem. Avaliador do MEC/INEP - BNI. Avaliador de projetos de Inovação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Fundação Araucária (PIBITI 2017/2018) - Instituto Federal do Paraná, Membro do Conselho Executivo Permanente e parecerista da Revista Etinerarius Reflections da Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí. Avaliador e parecerista "Ad hoc" da Revista Valore - Faculdade Sul fluminense - Rio de Janeiro. Atuando como tutor presencial e a distância CEAD/UFU em cursos de extensão, graduação e especialização lato sensu.

Tatiane Daby de Fatima Faria Borges de Fatima Faria Borges, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Possui graduação em PEDAGOGIA - pela Faculdades Integradas de Patrocínio/2002. Pós graduação em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Cidade de Coromandel/2007. Pós graduação em Supervisão Escolar pela FIJ/2009. Pós graduação em Docência na Educação Infantil UFU/2019. Atuou como docente na Educação Infantil nos municípios de Patos de Minas e Coromandel. Atuou como Professora na Educação Básica nas escolas: E.E. Padre Lázaro Menezes, E.E. José Emílio de Aguiar; nos Cursos Técnicos em Magistério nas E.E. Alírio Herval e E.E. Joaquim Botelho e no Instituto Educacional de Coromandel - INEC, todas as instituições na cidade de Coromandel/MG. Em cargos de Coordenação Pedagógica atuou como Especialista em Educação Básica (supervisor escolar) nas escolas: Instituto Educacional de Coromandel- INEC, E.E. São Geraldo, Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade Cidade de Coromândel e dos Cursos Técnicos do Instituto Educacional de Coromandel - INEC. Atualmente é professora da Faculdade Cidade de Coromandel no Curso de Pedagogia, no curso de pós-graduação em Psicopedagogia da Faculdade Cidade de Coromandel e Especialista em Educação Básica na E.E. Clarindo Goulart, Presidente da Comissão Própria de Avaliação - CPA da Faculdade Cidade de Coromandel - Mestre em Educação na linha de Educação Ciências e Matemática na Universidade Federal de Uberlândia/MG. Doutoranda em Educação na Linha de Educação Ciências e Matemática na Universidade Federal de Uberlândia/MG.

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Publicado

2023-08-18

Como Citar

Oliveira, C. R., de Oliveira, G. S., Santos, A. O., & Faria Borges, T. D. de F. F. B. de F. (2023). O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE JOHANN FRIEDRICH HERBART (1776-1841). Revista Valore, 8, e-8081. https://doi.org/10.22408/reva8020231241e-8081

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)