O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE JOHANN FRIEDRICH HERBART (1776-1841)

Camila Rezende Oliveira, Guilherme Saramago de Oliveira, Anderson Oramisio Santos, Tatiane Daby de Fatima Faria Borges de Fatima Faria Borges

Resumo


 

Este artigo apresenta e analisa algumas das contribuições teóricas do pensamento de Johann Friedrich Herbart para a educação atual. Johann Friedrich Herbart pode ser identificado como percursor de Johann Heinrich Pestalozzi e Friedrich Fröbel e o seu pensamento tem como foco principal a instrução educativa unindo seus postulados filosóficos com a pedagogia elaborada por ele mesmo. Sobre os estudos de Herbart recai a relevância de uma Pedagogia científica, de uma a reforma educacional crítica e mais a unidade social como ponto de partida para a melhoria dos processos harmônicos entre os sujeitos viventes. A discussão foi realizada com base em uma pesquisa de cunho bibliográfica em artigos e livros acadêmicos digitais que tratassem à respeito do assunto anteriormente evidenciado. Esse ensaio textual retoma os pensamentos de Herbart e traz apontamentos de sua teoria para o cenário educacional da atualidade. Foi possível a constatação que os estudos apresentados por Johann Friedrich Herbart tiveram como foco a Pedagogia Tradicional, porém suas concepções foram de extrema relevância para o cenário educacional. Sua obra e seus afazeres práticos ganham sentido em contexto exploratório de homens que viveram como vassalos e nobres. Além das contribuições pedagógicas Herbart retrata as questões da Psicologia possibilitando respostas para a transformação social. Teórico das concepções de estudos profundos, Herbart evidencia a intelectualidade do seu tempo e reforça o debate acadêmico à respeito do autogoverno  e da Pedagogia como campo independente de estudo.

 


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva8020231241e-8081

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008