JEAN OVIDE DECROLY: OS CENTROS DE INTERESSE E A PEDAGOGIA DA EVOLUÇÃO ATIVA
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva8020231242e-8082Resumo
Este artigo apresenta e analisa alguns dos princípios e fundamentos metodológicos pensados por Jean Ovide Decroly (1871-1932) e suas contribuições para a educação na atualidade. Aponta as concepções decrolianas em oposição ao ensino tradicionalista e a urgência de se modificar as práticas pedagógicas vigentes na busca de uma escola mais ativa e centrada na necessidade e interesse de quem se aprende. Reflete a importância de vincular psicologia-educação na consolidação da proposta escolanovista por meio da organização do ensino em centros de interesse. Discuti ainda, a escola na visão decroliana enquanto espaço aberto que traz a vida real como elemento indispensável para a formação do ser humano. Decroly valorizava a observação, a interação com o meio ambiente e social, a indagação, a investigação e o protagonismo do aluno na aquisição de seus conhecimentos com ênfase em seus interesses e necessidades.
Downloads
Referências
ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo, SP: Perspectiva, 2014.
BARALDI, S. A. Dewey: A educação como instrumento para a democracia. 2013. 142f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, 2013.
CAMBI, F. História da pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo,SP: UNESP, 1999.
CLAPARÈDE, E. A educação funcional. São Paulo, SP: Companhia Editora Nacional, 1959.
DUBREUCQ, F. Jean-OvideDecroly. Trad.: Carlos Alberto Vieira Coelho, Jason Ferreira Mafra, Lutgardes Costa Freire, Denise Henrique Mafra. Org.: Jason Ferreira Mafra. Recife, PE: Massangana, 2010.
FERNANDES, J. C. B. A aritmética, os centros de interesse e o saber profissional do professor que ensina matemática, 1920-1940. 2020. 135f. Tese (Doutorado em Ciências). Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, SP, 2020.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1996.
LOURENÇO FILHO, M. B. Introdução ao estudo da escola nova: bases, sistemas e diretrizes da pedagogia contemporânea. São Paulo, SP: Melhoramentos, 1978.
PASTRÉ, P.; MAYEN, P.; VERGNAUD, G. La didactiqueprofessionnelle. RevueFrançaise de Pédagogie: RecherchesenÉducation, n. 154, p. 145-198, 2006.
SASS,O; LIBA, F. R. T. Interesse e a educação: conceito de junção entre a psicologia e a pedagogia. Revista Imagens da Educação, Maringá, PR, v.1, n, 2, p. 35-45, Jan./Jul. 2011.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
STAFUSA, A. M. F. L. Decroly e Piaget – em busca de algumas aproximações. Revista Matemática e Ciências, Belo Horizonte, MG, v. 4, n. 1, p. 52-71, Jun./ Dez. 2021.
THORNDIKE, E.; GATES, A. Princípios Elementares de Educação. Tradução deHaydée Bueno de Camargo. São Paulo, SP: Saraiva, 1936.
VALENTE, W. R. Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática. Revista Acta Scientiae, Canoas, RS, v. 20, n.3, p. 377-385, maio/jun. 2018.
WAGNON, S. Ovide Decroly: Le programme d’une ècoledanslavie. (CollectionPédagoguesdu Monde Entier). Paris: Éditions Fabert, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.