JEAN OVIDE DECROLY: OS CENTROS DE INTERESSE E A PEDAGOGIA DA EVOLUÇÃO ATIVA

Tatiane Daby de Fatima Faria Borges de Fatima Faria Borges, Guilherme Saramago de Oliveira, Anderson Oramisio Santos, Ana Vitória Santos Furtado Rios

Resumo


Este artigo apresenta e analisa alguns dos princípios e fundamentos metodológicos pensados por Jean Ovide Decroly (1871-1932) e suas contribuições para a educação na atualidade. Aponta as concepções decrolianas em oposição ao ensino tradicionalista e a urgência de se modificar as práticas pedagógicas vigentes na busca de uma escola mais ativa e centrada na necessidade e interesse de quem se aprende. Reflete a importância de vincular psicologia-educação na consolidação da proposta escolanovista por meio da organização do ensino em centros de interesse. Discuti ainda, a escola na visão decroliana enquanto espaço aberto que traz a vida real como elemento indispensável para a formação do ser humano. Decroly valorizava a observação, a interação com o meio ambiente e social, a indagação, a investigação e o protagonismo do aluno na aquisição de seus conhecimentos com ênfase em seus interesses e necessidades.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva8020231242e-8082

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008