JEAN OVIDE DECROLY: OS CENTROS DE INTERESSE E A PEDAGOGIA DA EVOLUÇÃO ATIVA

Autores

  • Tatiane Daby de Fatima Faria Borges de Fatima Faria Borges UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  • Guilherme Saramago de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  • Anderson Oramisio Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ
  • Ana Vitória Santos Furtado Rios UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva8020231242e-8082

Resumo

Este artigo apresenta e analisa alguns dos princípios e fundamentos metodológicos pensados por Jean Ovide Decroly (1871-1932) e suas contribuições para a educação na atualidade. Aponta as concepções decrolianas em oposição ao ensino tradicionalista e a urgência de se modificar as práticas pedagógicas vigentes na busca de uma escola mais ativa e centrada na necessidade e interesse de quem se aprende. Reflete a importância de vincular psicologia-educação na consolidação da proposta escolanovista por meio da organização do ensino em centros de interesse. Discuti ainda, a escola na visão decroliana enquanto espaço aberto que traz a vida real como elemento indispensável para a formação do ser humano. Decroly valorizava a observação, a interação com o meio ambiente e social, a indagação, a investigação e o protagonismo do aluno na aquisição de seus conhecimentos com ênfase em seus interesses e necessidades.

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Biografia do Autor

Tatiane Daby de Fatima Faria Borges de Fatima Faria Borges, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Possui graduação em PEDAGOGIA - pela Faculdades Integradas de Patrocínio/2002. Pós graduação em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Cidade de Coromandel/2007. Pós graduação em Supervisão Escolar pela FIJ/2009. Pós graduação em Docência na Educação Infantil UFU/2019. Atuou como docente na Educação Infantil nos municípios de Patos de Minas e Coromandel. Atuou como Professora na Educação Básica nas escolas: E.E. Padre Lázaro Menezes, E.E. José Emílio de Aguiar; nos Cursos Técnicos em Magistério nas E.E. Alírio Herval e E.E. Joaquim Botelho e no Instituto Educacional de Coromandel - INEC, todas as instituições na cidade de Coromandel/MG. Em cargos de Coordenação Pedagógica atuou como Especialista em Educação Básica (supervisor escolar) nas escolas: Instituto Educacional de Coromandel- INEC, E.E. São Geraldo, Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade Cidade de Coromândel e dos Cursos Técnicos do Instituto Educacional de Coromandel - INEC. Atualmente é professora da Faculdade Cidade de Coromandel no Curso de Pedagogia, no curso de pós-graduação em Psicopedagogia da Faculdade Cidade de Coromandel e Especialista em Educação Básica na E.E. Clarindo Goulart, Presidente da Comissão Própria de Avaliação - CPA da Faculdade Cidade de Coromandel - Mestre em Educação na linha de Educação Ciências e Matemática na Universidade Federal de Uberlândia/MG. Doutoranda em Educação na Linha de Educação Ciências e Matemática na Universidade Federal de Uberlândia/MG.

Guilherme Saramago de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia, lotado na Faculdade de Educação - FACED/UFU - onde desenvolve ações de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração, na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação Acadêmico (mestrado e doutorado) e Profissional (mestrado). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1986). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1991 - OAB/MG 82057). Graduado em Matemática pela Universidade de Uberaba (2009). Mestre em Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997). Mestre em Inovação e Sistemas Educativos pela Universidade Autônoma de Barcelona (1999). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais no Ensino - GRUPEM-UFU. Membro do Corpo Editorial das Revistas GeTeC: Gestão, Tecnologia e Ciências; Cadernos da Fucamp; InterSciencePlace. Membro do Corpo Editorial da Editora FUCAMP. É integrante do quadro de avaliadores de Cursos superiores presenciais e a distância do INEP/MEC. Foi Diretor de Ensino da Universidade Federal de Uberlândia (Janeiro de 2017 a Janeiro de 2021). Atuou como Professor da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Exerceu as funções de Supervisão Escolar e Direção de Escola de Educação Básica. Foi Assessor Técnico Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Secretário Municipal de Educação Interino - Uberlândia MG. Tem experiência Acadêmica e Profissional na Educação Escolar e Educação Não-Escolar, atuando, principalmente, nas seguintes temáticas: Docência Universitária, Direito Constitucional e Administrativo, Direito Educacional, Educação Matemática, Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, Políticas Educacionais, Ensino Aprendizagem, Metodologias de Ensino, Avaliação, Currículo, Planejamento, Projetos Pedagógicos, Educação a Distância e Educação Empresarial e Organizacional. (Texto informado pelo autor)

Anderson Oramisio Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ

Possui Graduação em Estudos Sociais( Licenciatura Curta - Historia e Geografia) pelo Centro Universitário do Triângulo(1988), Graduação Plena em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araguari (2001), Graduação Plena em Pedagogia pela Faculdade Alfredo Nasser (2010), Graduação Plena em Matemática(2017). Especialização Lato sensu em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal(2001) - Especialização Lato sensu em Supervisão e Inspeção Escolar pela Faculdade Católica de Uberlândia (2008/2009) - Especialização Lato sensu em Pedagogia Empresarial pela UNIFENAS (2009). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2019) - Pós-Doutorado em Educação / Formação de Professores - Psicologia da Educação Matemática, pela Universidade Federal de Uberlândia (2021). Professor Adjunto do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Jataí - GO.Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação Escolar e não Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática - Ensino - Aprendizagem Educação a Distância - Tutoria presencial e a distância, Metodologias de Ensino em Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, Formação de Professores, e Gestão Escolar, Psicopedagogia e Avaliação da Aprendizagem. Avaliador do MEC/INEP - BNI. Avaliador de projetos de Inovação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Fundação Araucária (PIBITI 2017/2018) - Instituto Federal do Paraná, Membro do Conselho Executivo Permanente e parecerista da Revista Etinerarius Reflections da Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí. Avaliador e parecerista "Ad hoc" da Revista Valore - Faculdade Sul fluminense - Rio de Janeiro. Atuando como tutor presencial e a distância CEAD/UFU em cursos de extensão, graduação e especialização lato sensu.

Ana Vitória Santos Furtado Rios, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Graduação em Pedagogia (2020) em andamento

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Publicado

2023-08-18

Como Citar

Faria Borges, T. D. de F. F. B. de F., de Oliveira, G. S., Santos, A. O., & Furtado Rios, A. V. S. (2023). JEAN OVIDE DECROLY: OS CENTROS DE INTERESSE E A PEDAGOGIA DA EVOLUÇÃO ATIVA. Revista Valore, 8, e-8082. https://doi.org/10.22408/reva8020231242e-8082

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)