MARIA MONTESSORI – DA CASA DEI BAMBINI AO MUNDO: VIDA, OBRAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO

Anderson Oramisio Santos, Guilherme Saramago de Oliveira, Camila Rezende Oliveira, Tatiane Daby de Fatima Faria Borges de Fatima Faria Borges

Resumo


Este artigo tem como objetivo abordar as principais contribuições da Pedagogia de Maria Montessori a educação. Montessori é identificada por elaborar um novo método, um olhar diferenciado acerca da educação, uma nova forma de educar, uma pedagogia baseada na observação, promovendo a liberdade e autonomia das crianças, sendo eles sujeitos ativos, criativos e conhecedores do mundo. Nesse sentido, foram coletados através de estudos teóricos sobre Maria Montessori com uma abordagem qualitativa -  pesquisa bibliográfica, apoiada nos teóricos que debruçam sobre o tema. Foi possível constatar no interior da pesquisa que o Método Montessoriano, foi implementado no Brasil nas primeiras décadas do século XX, e em vários países do mundo e amplas discussões nas universidades e espaços de formação de professores, faz parte da metodologia educacional de diversas escolas, cujo mérito foi de recuperar as inovações do Método Montessoriano, e o processo ensino-aprendizagem da criança em uma perspectiva de cunho social das transformações feitas pela pesquisadora italiana.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva8020231244e-8083

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008