MARIA MONTESSORI – DA CASA DEI BAMBINI AO MUNDO: VIDA, OBRAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva8020231244e-8083Resumo
Este artigo tem como objetivo abordar as principais contribuições da Pedagogia de Maria Montessori a educação. Montessori é identificada por elaborar um novo método, um olhar diferenciado acerca da educação, uma nova forma de educar, uma pedagogia baseada na observação, promovendo a liberdade e autonomia das crianças, sendo eles sujeitos ativos, criativos e conhecedores do mundo. Nesse sentido, foram coletados através de estudos teóricos sobre Maria Montessori com uma abordagem qualitativa - pesquisa bibliográfica, apoiada nos teóricos que debruçam sobre o tema. Foi possível constatar no interior da pesquisa que o Método Montessoriano, foi implementado no Brasil nas primeiras décadas do século XX, e em vários países do mundo e amplas discussões nas universidades e espaços de formação de professores, faz parte da metodologia educacional de diversas escolas, cujo mérito foi de recuperar as inovações do Método Montessoriano, e o processo ensino-aprendizagem da criança em uma perspectiva de cunho social das transformações feitas pela pesquisadora italiana.
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