MARIA MONTESSORI – DA CASA DEI BAMBINI AO MUNDO: VIDA, OBRAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO

Autores

  • Anderson Oramisio Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ
  • Guilherme Saramago de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  • Camila Rezende Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  • Tatiane Daby de Fatima Faria Borges de Fatima Faria Borges UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva8020231244e-8083

Resumo

Este artigo tem como objetivo abordar as principais contribuições da Pedagogia de Maria Montessori a educação. Montessori é identificada por elaborar um novo método, um olhar diferenciado acerca da educação, uma nova forma de educar, uma pedagogia baseada na observação, promovendo a liberdade e autonomia das crianças, sendo eles sujeitos ativos, criativos e conhecedores do mundo. Nesse sentido, foram coletados através de estudos teóricos sobre Maria Montessori com uma abordagem qualitativa -  pesquisa bibliográfica, apoiada nos teóricos que debruçam sobre o tema. Foi possível constatar no interior da pesquisa que o Método Montessoriano, foi implementado no Brasil nas primeiras décadas do século XX, e em vários países do mundo e amplas discussões nas universidades e espaços de formação de professores, faz parte da metodologia educacional de diversas escolas, cujo mérito foi de recuperar as inovações do Método Montessoriano, e o processo ensino-aprendizagem da criança em uma perspectiva de cunho social das transformações feitas pela pesquisadora italiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Oramisio Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ

Possui Graduação em Estudos Sociais(Historia e Geografia) pelo Centro Universitário do Triângulo(1988), Graduação em Pedagogia pela Faculdade Alfredo Nasser (2010), Especialização Lato sensu em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal(2001) - Especialização Lato sensu em Supervisão e Inspeção Escolar pela Faculdade Católica de Uberlândia (2008/2009) - Especialização Lato sensu em Pedagogia Empresarial pela UNIFENAS (2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2015 - EM ANDAMENTO). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação Escolar e não Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática - Ensino - Aprendizagem Educação a Distância - Tutoria presencial e a distância, Metodologias de Ensino em Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, Formação de Professores, eGestão Escolar, Psicopedagogia e Avaliação da Aprendizagem.Avaliador do MEC/INEP - BNI. Avaliador de projetos de Inovação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Fundação Araucária (PIBITI 2017/2018) - Instituto Federal do Paraná,Membro do Conselho Executivo Permanente e parecerista "Ad hoc" da Revista Etinerarius Reflections da Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí. Atuando como tutor presencial e a distância CEAD/UFU em cursos de extensão, graduação e especialização lato sensu. Docente da Educação Básica - Docente dos Cursos de Especialização Lato Sensu em Uberlândia e Região.

Guilherme Saramago de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia, lotado na Faculdade de Educação - FACED/UFU - onde desenvolve ações de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração, na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação Acadêmico (mestrado e doutorado) e Profissional (mestrado). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1986). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1991 - OAB/MG 82057). Graduado em Matemática pela Universidade de Uberaba (2009). Mestre em Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997). Mestre em Inovação e Sistemas Educativos pela Universidade Autônoma de Barcelona (1999). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais no Ensino - GRUPEM-UFU. Membro do Corpo Editorial das Revistas GeTeC: Gestão, Tecnologia e Ciências; Cadernos da Fucamp; InterSciencePlace. Membro do Corpo Editorial da Editora FUCAMP. É integrante do quadro de avaliadores de Cursos superiores presenciais e a distância do INEP/MEC. Foi Diretor de Ensino da Universidade Federal de Uberlândia (Janeiro de 2017 a Janeiro de 2021). Atuou como Professor da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Exerceu as funções de Supervisão Escolar e Direção de Escola de Educação Básica. Foi Assessor Técnico Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Secretário Municipal de Educação Interino - Uberlândia MG. Tem experiência Acadêmica e Profissional na Educação Escolar e Educação Não-Escolar, atuando, principalmente, nas seguintes temáticas: Docência Universitária, Direito Constitucional e Administrativo, Direito Educacional, Educação Matemática, Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, Políticas Educacionais, Ensino Aprendizagem, Metodologias de Ensino, Avaliação, Currículo, Planejamento, Projetos Pedagógicos, Educação a Distância e Educação Empresarial e Organizacional. (Texto informado pelo autor)

Camila Rezende Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2018) . Mestre em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - Possui Graduação em Letras pela Universidade Paulista de Brasília (2007) - Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2010) . Pós-graduação Lato Sensu em Supervisão pela Faculdade Católica de Uberlândia (2011), Pós - Graduação Lato Sensu em Diversidade na Educação Básica pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Pós - Graduação Lato - Sensu em Psicopedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2019), Pós - Graduação Lato Sensu em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva (2019). Pós-graduação Lato Sensu em Educação Inclusiva com ênfase em Libras (2020). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática - GRUPEM (UFU). Foi preceptora do Programa de Residência Pedagógica do Subprojeto Alfabetização RP- UFU (2020). Foi tutora do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2021). Foi professora dos cursos de especialização Lato Sensu pela Universidade Presidente Ântonio Carlos - UNIPAC (2016-2017). Foi supervisora escolar pela Prefeitura de Uberlândia nas turmas de segundo período e quartos anos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação escolar e não-escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, gestão escolar, ensino aprendizagem, metodologia de ensino, avaliação, educação infantil e ensino fundamental, currículo. Atualmente é professora nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Prefeitura Municipal de Uberlândia - PMU !

Tatiane Daby de Fatima Faria Borges de Fatima Faria Borges, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Possui graduação em PEDAGOGIA - pela Faculdades Integradas de Patrocínio/2002. Pós graduação em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Cidade de Coromandel/2007. Pós graduação em Supervisão Escolar pela FIJ/2009. Pós graduação em Docência na Educação Infantil UFU/2019. Atuou como docente na Educação Infantil nos municípios de Patos de Minas e Coromandel. Atuou como Professora na Educação Básica nas escolas: E.E. Padre Lázaro Menezes, E.E. José Emílio de Aguiar; nos Cursos Técnicos em Magistério nas E.E. Alírio Herval e E.E. Joaquim Botelho e no Instituto Educacional de Coromandel - INEC, todas as instituições na cidade de Coromandel/MG. Em cargos de Coordenação Pedagógica atuou como Especialista em Educação Básica (supervisor escolar) nas escolas: Instituto Educacional de Coromandel- INEC, E.E. São Geraldo, Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade Cidade de Coromândel e dos Cursos Técnicos do Instituto Educacional de Coromandel - INEC. Atualmente é professora da Faculdade Cidade de Coromandel no Curso de Pedagogia, no curso de pós-graduação em Psicopedagogia da Faculdade Cidade de Coromandel e Especialista em Educação Básica na E.E. Clarindo Goulart, Presidente da Comissão Própria de Avaliação - CPA da Faculdade Cidade de Coromandel - Mestre em Educação na linha de Educação Ciências e Matemática na Universidade Federal de Uberlândia/MG. Doutoranda em Educação na Linha de Educação Ciências e Matemática na Universidade Federal de Uberlândia/MG.

Referências

ALMEIDA, T. de. Maria Montessori Uma História no Tempo e no Espaço. Rio de Janeiro, RJ: OBRAPE, s.d.

AVELAR, G. A. de. Renovação educacional católica: Lubienska e sua influência no Brasil. São Paulo: Cortez & Moraes, 1977.

BARROS; A. P. S.; PEREIRA, M. S. Maria Montessori. Monografia (Pós-graduação lato sensu). Universidade Candido Mendes – Rio de Janeiro. 2005.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática - Ensino fundamental. Brasília: MEC. 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matemática.pdf. Acesso em: 7 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Vol. I Brasília, 1998.

BRASIL.. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Vol. II Brasília, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Vol. III Brasília, 1998.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 02 março 2021.

CAMBI, F. História da Pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: UNESP, 1999.

DEWEY, J. Vida e educação. 10. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

DI GIORGI, C. Escola nova.3.ed. São Paulo: Ática, 1992.

ESTEVES, R. M. M. G.et al. A vida e a obra de Maria Montessori: a inclusão e a discriminação das crianças. Anais... XI SIMPED - Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação, 2018. Disponível: https://www.aedb.br/simped/artigos/artigos18/36927450.pdf. Acesso em: 15 de abril de 2022.

FARIA, A. C. E.et al. Método Montessoriano: a importância do ambiente e do lúdico na educação infantil. Revista Eletrônica da Faculdade Metodista, Granbery, n.12, jan/jun. 2012.

GIL, A. C.Metodologia do ensino superior. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

GODOY, A. M. Os materiais idealizados por Montessori para uma aprendizagem significativa. Anais... I Seminário da ANPAE. 2013. Disponível: http://www.gpec.ucdb.br/anpaems2013/trabalhos.html Acesso em 13 de abril de 2022.

LAGOA, V. Estudo do Sistema Montessori. São Paulo: Loyola, 1981.

LOURENÇO FILHO, M. B. Introdução ao estudo da escola nova: bases, sistemas e diretrizes da Pedagogia contemporânea. 12ª ed. - São Paulo: Melhoramentos, 1978.

MAGALHÃES, M. C. Contribuições da Pesquisa Sócio-Histórica para a Compreensão dos Contextos Interacionais da Sala de Aula de Línguas: foco na formação de professores. The Especialist. V. 17, nº. 1, p. 01-18. São Paulo, 1996. Disponível: file:///E:/Downloads/9473-Article%20Text-23616-1-10-20120517.pdf Acesso em: 12 de abril de 2022.

MONTESSORI, M.A criança. Rio de Janeiro: Nórdica, 1987.

MONTESSORI, M.Manual práctico Del método Montessori. Barcelona: Casa Editorial Araluce, 1939.

MONTESSORI, M. Mente Absorvente. Tradução de Wilma Freitas Ronald de Carvalho). Rio de Janeiro: Editora Nórdica, 1949.

MONTESSORI, M. Pedagogia científica: a descoberta da nova criança. São Paulo: Flamboyant, 1965.

MONTESSORI, M.Mente absorvente. 2. ed. Lisboa, PT: Portugália, 1985.

MONTESSORI, M.Para educar o potencial humano. Papirus Editora, 2003.

MONTESSORI, M.Para Educar o potencial humano. 2ª edição. Papirus Editora, 2004.

MONTESSORI, M. A descoberta da criança: pedagogia cientifica. Tradução Pe. Aury Maria AzélioBrunetti. Campinas - SP: Kírion, 2017.

MORAES. F. T.Trabalhando com a educação infantil.Canoas: Ed. ULBRA, 2002.

POLLARD, M. Maria Montessori. São Paulo: Globo, 1990. (Personagens que mudaram o mundo: os grandes humanistas).

ROHRS, H. Maria Montessori. Recife: Fundação Joaquim Nabuco. Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores). https://www.livrosgratis.com.br/ler-livro-online-123724/maria-montessori

SANT’ANNA, A.; NASCIMENTO, P. R. A história do lúdico na educação. REVEMAT-Florianópolis (SC), v. 06, n. 2, p. 19-36, 2011.

SFORNI, M. S. F. Aprendizagem e Desenvolvimento: o papel da mediação. In: Vera Lúcia Fialho Capellini; Rosa Maria Manzoni. (Org.). Políticas públicas, práticas pedagógicas e ensino-aprendizagem: diferentes olhares sobre o processo educacional. Bauru - UNESP/FC/SP: Cultura Acadêmica, 2008.

TEZZARI, M. L. Educação Especial e Ação Docente: da medicina a educação. 2009.46 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/21389/000737095.pdf. Acesso em 22 de abril.2022.

VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 4ª. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

2023-08-18

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)