ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÃO SOB A PERSPECTIVA DE DUNLOSKY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva8020231246e-8067

Resumo

Estratégias de aprendizagem são técnicas ou métodos utilizados pelos alunos para aprender o conteúdo e desenvolver novos repertórios de aprendizagem escolar, visto que, favorecem a aquisição, armazenamento e recuperação da informação. Este ensaio teórico tem por objetivo propor uma reflexão embasada na perspectiva de Dunlosky sobre o nível de utilidade das estratégias de aprendizagem cognitivas e metacognitivas no Ensino Médio. Discorrer sobre subsídios teóricos, técnicos e metodológicos que podem ser utilizados no contexto escolar, fomenta a análise crítica-reflexiva de recomendações específicas que podem ser utilizadas junto aos alunos para maximizar sua eficiência na aprendizagem, otimizando o desempenho escolar.

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Biografia do Autor

Bruna da Motta Signori Grehs, UNIOESTE

Mestrado em Ensino, junto a linha de pesquisa de Ensino de Linguagens e Tecnologias pela UNIOESTE (2020). Licenciatura em Pedagogia (2010) e Artes Visuais (2017). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional; Metodologia do ensino de Artes; Educação Infantil; e Neuropsicopedagogia Clínica. Possui experiência nas áreas de aprendizagem, ensino e educação, com ênfase no desenvolvimento humano, transtorno e dificuldades de aprendizagem. Faz parte do projeto de pesquisas em estratégias de aprendizagem para alunos do ensino médio. Trabalha há mais de 5 anos na área de intervenção psicopedagógica clínica com crianças e adolescentes.

 

Josiane Teixeira da Silva Kojo, UNIOESTE

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia (2002), Especialista em Gestão Escolar (2003) e Psicopedagogia Clínica e Institucional (2019), é Mestre em em Ensino pela UNIOESTE (2022). Possui experiência na área de Educação, trabalha como Pedagoga pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (2005), e atualmente trabalhando no Sistema Penitenciário do Paraná (2013).

Katiane Santos do Nascimento, UNIOESTE

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2018). Participou do programa de Iniciação Científica, na modalidade ICV/Unioeste/PRPPG, com vigência no período de 14 de outubro de 2014 à 13 de outubro de 2015. Tem experiência na área de Educação, nos anos iniciais, Ensino Fundamental I e EJAI. Foi Pedagoga Bolsista do Patronato Penitenciário Municipal de Foz do Iguaçu (2019). Mestranda em Ensino, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná com término previsto para setembro de 2021, sob a orientação da professora doutora Cynthia Borges de Moura. Atualmente é servidora pública no município de Foz do Iguaçu, atuando no nível de Ensino Fundamental I.

Sheyla de Souza Polhasto Maraschin, UNIOESTE

Mestra em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Possui Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Anglo Americano em Foz do Iguaçu PR (2013) com Pós-Graduação Lato-Senso em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis pela Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA - 2016), também, concluiu Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento pela Faculdade de Educação São Luis (2019). Formada no Ensino Normal (Magistério) pelo Colégio Estadual Barão do Rio Branco em Foz do Iguaçu PR (2009). Trabalha na educação desde o ano de 2010 e é professora concursada pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, atendendo ao ensino fundamental I.

Monica Augusta Mombelli, Centro Universitário Dinâmica das Cataratas

Doutora em Ciências pelo Programa de Enfermagem em Saúde Pública da Universidade de São Paulo - USP. Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2010). Especialista em Avaliação Psicológica (2020); Especialista em Análise do Comportamento aplicado ao Autismo - ABA (2021); Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial de Crianças e Adolescentes pela Escola de Saúde do Paraná (2011). Especialista em Psicopedagogia abrangência Clínica e Institucional (ESAP, 2006). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Paranaense UNIPAR (2005), campus Cascavel - PR. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, Psicologia Social na Saúde, Saúde Pública e Avaliação Psicológica. Pesquisa e atua principalmente nos seguintes temas: saúde pública, grupos e avaliação psicossocial. Atualmente é coordenadora e docente do Curso de Psicologia do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC). Coordenadora da Pós-Graduação em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico e Psicologia Organizacional e do Trabalho. É membro do Banco de Avaliadores do INEP (BASis) desde 2021.

Cynthia Borges Moura, UNIOESTE

Formada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1994), com mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000), e doutorado também em Psicologia Clínica pela USP (2007). Foi docente da Universidade Estadual de Londrina e encontra-se lotada atualmente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) em Foz do Iguaçu . Trabalha há mais de 25 anos na área de intervenção clínica com crianças e adolescentes. É autora dos livros Orientação Profissional sob o enfoque da Análise do Comportamento, e O Monstro do Problema: Ajudando as crianças a entender a psicoterapia. É empresária, proprietária da marca Terapia Criativa onde é autora e curadora de materiais e jogos terapêuticos para intervenção com crianças, adolescentes e pais.

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Publicado

2023-06-20

Como Citar

Grehs, B. da M. S., Kojo, J. T. da S., Nascimento, K. S. do, Maraschin, S. de S. P., Mombelli, M. A., & Moura, C. B. (2023). ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÃO SOB A PERSPECTIVA DE DUNLOSKY. Revista Valore, 8, e-8067. https://doi.org/10.22408/reva8020231246e-8067

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)