CAPES: Um estudo sobre o produtivismo acadêmico e os saberes “hegemônicos”
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva80202313229-29Resumo
A origem da universidade no Brasil, em seu cerne, era uma insituição laica, pública e gratuita. Em 1951, criou-se a Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com o objetivo de tentar superar o subdesenvolvimento do país. A partir de então, o Programa de Acompanhamento e Avaliação da CAPES cria mecanismos efetivos de controle de qualidade para a comunidade científica e acadêmica, em particular, para a pós-graduação. Este texto aborda algumas análises sobre resultados da avaliação da pós-graduação stricto sensu no país efetuada pela CAPES, entre 1998 e 2013. Suscita-se como problema que a maneira que esta avaliação é realizada não está a contento dos docentes dos programas de pós-graduação, pois privilegia determinadas áreas do saber e certas regiões do país. Para averiguar o fato, utilizou-se das pesquisas documental, bibliográfica e de campo.
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