INVARIANTES FUNCIONAIS PIAGETIANOS NA EDUCAÇÃO DO ALUNO EM SITUAÇÃO DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM CAMINHAR ENTRE PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva7020221324e-7061

Resumo

Este artigo retoma conceitos centrais da teoria piagetiana, e propõe-se a articula-los aplicados à prática educacional junto ao aluno com deficiência intelectual. A pesquisa teórica, com destaques da obra de Piaget, articula-se à exemplos retirados do cotidiano, enaltecendo a atividade no processo de construção do conhecimento. A mediação educacional impacta positiva ou negativamente, dependendo da tomada de consciência do professor. Com os argumentos apresentados, espera-se contribuir com o fortalecimento da ação docente que impulsiona o aprender a aprender de todos os alunos, inclusive os alunos com deficiência intelectual.

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Biografia do Autor

Valéria Marques, Associação Educacional Dom Bosco / Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Psicologia. Mestre em Educação. Psicóloga. Pedagoga. Psicopedagoga. Professora pesquisadora. Departamento de Psicologia. Programa de Pós Graduação em Psicologia. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professora Pesquisadora Associação Educacional Dom Bosco. Pesquisadora ICT

Ana Alice Kulina Simon Esteves Sampaio, Associação Educacional Dom Bosco

Doutoranda em Educação (UFRRJ). Mestre em Educação, Especialista em Educação Infantil (UFRRJ) Especialista em Pedagogia Empresarial AEDB) Orientadora Pedagógica e vice-diretora do Colégio de Aplicação de Resende

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Publicado

2022-09-28

Como Citar

Marques, V., & Kulina Simon Esteves Sampaio, A. A. (2022). INVARIANTES FUNCIONAIS PIAGETIANOS NA EDUCAÇÃO DO ALUNO EM SITUAÇÃO DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM CAMINHAR ENTRE PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS. Revista Valore, 7, e-7061. https://doi.org/10.22408/reva7020221324e-7061

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)