A UTILIZAÇÃO DAS ARTES PARA EDUCAÇÃO EM CIENCIAS CONTRIBUIÇÕES POSSIVEIS

Autores

  • Marcelo de Jesus Pereira Universidade do Grande Rio - Unigranrio
  • Andréa Velloso da Silveira Praça Universidade do Grande Rio - Unigranrio

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva8020231343e-8069

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apontar como as artes podem contribuir para o aprendizado em ciências. Partimos da compreensão de que a ciência busca ordenar e organizar a realidade por intermédio de rigorosas observações, metodologias sistematizadas para que o conhecimento contemple a realidade da forma mais objetiva possível. Em contrapartida, a arte mobiliza os sentidos e a imaginação criadora, potencializando assim, a expansão do saber por meio de afecções e percepções resultando em novos conhecimentos. O trabalho em tela busca fazer uma interface entre as duas áreas por meio da interdisciplinaridade e do pensamento complexo com o intuito de promover novas práticas e estratégias de ensino-aprendizagem na educação. O texto possui abordagem qualitativa e envolve levantamento bibliográfico, bem como registros documentais. Concluímos que a busca por um diálogo entre a arte e a ciência é necessária para a criação de novas estratégias pedagógicas que valorizem as relações entre razão, imaginação, a intuição e a criatividade.

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Biografia do Autor

Marcelo de Jesus Pereira, Universidade do Grande Rio - Unigranrio

Mestrando em Educação em Cências 

Andréa Velloso da Silveira Praça, Universidade do Grande Rio - Unigranrio

Profa. Dra. do Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências na UNIGRANRIO 

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Publicado

2023-06-28

Como Citar

Pereira, M. de J., & da Silveira Praça, A. V. (2023). A UTILIZAÇÃO DAS ARTES PARA EDUCAÇÃO EM CIENCIAS CONTRIBUIÇÕES POSSIVEIS. Revista Valore, 8, e-8069. https://doi.org/10.22408/reva8020231343e-8069

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)