CHROMATICA: A VIVÊNCIA DO NUMINOSO

Autores

  • Davi Henrique Ambrosino Lins Faculdade Sul Fluminense
  • Edneusa Lima Silva Faculdade Sul Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva8020231357%25p

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever a jornada da/na heroína presente no álbum de estúdio, Chromatica da cantora Lady Gaga, este disco representa no âmbito simbólico, os passos que, segundo Jung, todas as pessoas realizam durante o processo de individuação (tornar-si-mesmo). O álbum cria diálogos que demonstram como a artista vivenciou seu processo de descoberta pessoal, a identificação das personas em interlocução com a sombra até chegar ao momento numinoso para compreensão de seu lugar no mundo. Foi utilizado como metodologia a pesquisa bibliográfica e a consulta as letras das músicas que compõem o álbum de música lançado pela cantora no ano de 2020. A leitura do processo segue as bases postuladas por Jung na Psicologia Analítica e demais referenciais sobre a jornada do herói, usando como base a afirmação de que a psique se refere a totalidade de todos os processos psíquicos, tanto conscientes como inconscientes. Possui a função de sistema autorregulador, que procura manter o equilíbrio entre as qualidades opostas, enquanto está constantemente em busca de crescimento, em um processo que Jung chamou de “individuação”. O ego é apenas uma pequena porção do self, no entanto, Jung acreditava que a consciência é seletiva, e o ego é a parte do self que seleciona as informações mais relevantes do ambiente e elege que direção seguir, enquanto o resto da informação mergulha no inconsciente. Observou-se no presente estudo que cada ser é o herói/heroína na/da sua história de vida e, que o vivido pode ser representado e compartilhado durante a jornada em busca de Si-Mesmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Davi Henrique Ambrosino Lins, Faculdade Sul Fluminense

Formado pela Faculdade Sul Fluminense no Rio de Janeiro e Pós-Graduando em Gestalt-Terapia, uma abordagem que ajuda todas as pessoas na busca do autocuidado, no entendimento da sua angustia, dores, traumas que são únicas, pois somos seres singulares. Dessa forma buscamos o caminho de ser autores de nossas vidas e das melhores maneiras em Viver e Ser de forma autêntica. 

Referências

CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. 10. Ed. São Paulo: Cultrix/Pensamento, 2005. CIDADE, Hernâni. Portugal histórico-cultural. Lisboa: Presença, 1985

DE FARIA, D.L. e WAHBA, L.L. Criatividade, Arte e Psicologia Junguiana. Editora CRV, 2017. Curitiba

ELIADE, Mircea. Mito e Realidade Formas de divulgação. Edições em livro. Mito e realidade · Perspectiva (São Paulo). 1 a. Edição. 1972. Textos derivados.

FLOURNOY. Spiritism and Psychology (1911), p. 46, citado em Shamdasani, ‘Introduction’, em: Flournoy, From India to the Planet Mars, p. xvi.

GAGA, Lady. CHROMATICA. EUA: Interscope Records: 2020. Streamline (43 min).

JUNG, C. G. O Homem e seus símbolos. 5. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1969 316p. Número de Chamada: 159.964.264 J95m. Pp 5.ed.

JUNG, C. G. Tipos Psicológicos. Petrópolis: Vozes, 2009.

MORAES, Wesley A., Freud, Jung e Steiner. Sondagens da natureza humana. Juiz de Fora: Sociedade Brasileira de Médicos Antroposóficos, 1996.

MURRAY, Stein. Jung e o Caminho da Individuação: uma introdução concisa. Tradução Euclides Luiz Calloni. — São Paulo : Cul- trix, 2020.

MÜLLER, Lutz. O herói: A verdadeira jornada do herói e o caminho da individuação. Tradução Erlon José Paschoal. São Paulo: Cultrix, 2017.

VLOGER, Christopher 2.ed. A jornada do escritor: estruturas míticas para escritores. Christopher Vogler ; tradução de Ana Maria Machado. - 2.ed. -Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2006.

Downloads

Publicado

2023-08-11

Como Citar

Lins, D. H. A., & Silva, E. L. (2023). CHROMATICA: A VIVÊNCIA DO NUMINOSO. Revista Valore, 8, 105–118. https://doi.org/10.22408/reva8020231357%p