REDUÇÃO DE EMISSÕES DE CO2 POR USO DE BIODIESEL NA FROTA DE ÔNIBUS URBANA DO RIO DE JANEIRO

Aurélio Lamare Soares Murta, Marcos Aurélio Vasconcelos de Freitas, Maria da Penha Araujo Murta

Resumo


Por vários anos, o uso do petróleo para mover veículos, transportar pessoas, gerar energia e outras atividades necessárias à vida social, tornou o mundo muito dependente desse insumo. Entre os combustíveis alternativos estudados, temos o biodiesel, combustível obtido por meio do processo de transesterificação de óleos vegetais ou gorduras animais, que se tornou um potencial substituto do diesel de petróleo. Entre as vantagens do uso desse combustível, destacam-se: ser renovável, reduzir a dependência do país em relação ao petróleo e ter taxas menores de emissões de gases de efeito estufa do que a petrodiesel. Entre esses gases, destaca-se o CO2, que contribui para o aquecimento global e será o alvo deste estudo. Com base nos cálculos realizados considerando o consumo de petrodiesel no Rio de Janeiro, pretende-se quantificar as emissões de seu uso até 2030 na frota de ônibus urbanos da cidade do Rio de Janeiro e, em paralelo, calcular o potencial de redução de emissões com o uso de biodiesel nos percentuais estabelecidos pelo governo brasileiro no mesmo.


Texto completo:

PDF

Referências


ANTP - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TRANSPORTES PÚBLICOS. Sistema de informações da mobilidade urbana. 2016. Disponível em: http://www.antp.org.br. Acesso em 20 de maio de 2020.

BEN - BALANÇO ENERGÉTICO NACIONAL. Relatório de Emissões. 2017. Disponível em: https://ben.epe.gov.br/. Acesso em 05 de junho de 2020.

CNT - CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRANSPORTES. Boletim estatístico 2017. 2017. Disponível em: http://www.cnt.org.br/Paginas. Acesso em 02 de novembro de 2020.

COPPEAD / UFRJ - COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Transporte de Carga no Brasil, Ameaças e Oportunidades para o Desenvolvimento do País - Diagnóstico e Plano de Ação, Rio de Janeiro. 2004.

FETRANSPOR - FEDERAÇÃO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTES DE PASSAGEIROS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Relatório de Transportes Urbanos 2018. PMRJ: 2018. Disponível em: www.fetranspor.com.br. Acesso em 09 de janeiro de 2021.

MURTA, A. L. S., FREITAS, M. A. V., Emissões de CO2 evitadas com o uso de biodiesel no sistema rodoviário brasileiro. International Journal of Energy Economics and Policy, 2018.

PEREIRA, M. G., Camacho, C. F., Freitas, M. A. V., Silva, N. F.. O mercado de energia renovável no Brasil: status atual e potencial. Energia Renovável Sustentável Rev. 16, 3786–3802, 2012.

PETERS, P. G.; LE QUÉRÉ, C.; ANDREW, R. M.; CANADELL, J. G., FRIEDLINGSTEIN, Pierre; ILYINA, T.; JACKSON, R. B., KORSBAKKEN, J. I.; MCKINLEY, G. A.; SITCH, S.; TANS, P.. Para a verificação em tempo real das emissões de CO2. Journal Nature Climate Change, 848 - 850, 2017.

PINTO, R. R. C. et. al.. Caracterização do Biodiesel para uso automotivo. Anais do Seminário AEA de Biodiesel, São Paulo, 2001.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva802023135941-56

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008