GERENCIAMENTO DE RISCOS EM PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE REDE SUBTERRÂNEA DE MÉDIA TENSÃO
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva802023136468-85Resumo
Com o advento do aumento populacional nas grandes cidades tornou-se cada vez mais necessário investir em energia elétrica e com isso na distribuição de energia elétrica. No ano de 2019, na construção de um condomínio de alto padrão situado no município de Petrópolis-RJ, foram estabelecidas obras para implementação de uma rede de distribuição subterrânea de energia elétrica. Alguns problemas como atrasos no prazo de entrega do projeto civil, divergências em relação à padronização de caixas de passagem durante a execução da obra, entre outros fatores, fizeram com que ocorresse atraso na aprovação do projeto civil junto à concessionária de energia, e consequentemente impactassem no prazo de execução do projeto. O objetivo desse trabalho é analisar os erros de planejamento e propor soluções, dando enfase ao gerenciamento de riscos durante a condução das atividades de projeto e nas obras de infraestrutura e de implantação de uma rede subterrânea. Este trabalho possui natureza aplicada, abordagem qualitativa sendo um estudo de caso que utiliza o guia de Gerenciamento de Projetos PMBOK como referência. O resultado foi uma redução significativa no impacto financeiro e cronológico do empreendimento.
Palavras chave: Projeto; Gerenciamento de riscos; Rede de distribuição subterrânea.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.