As coleções botânicas como material didático para o processo de ensino-aprendizagem no ensino médio

Leonardo Carvalho Alves, Renato Abreu Lima

Resumo


Nos últimos anos houve um relevante crescimento de práticas didático-pedagógicas em relação à abordagem de conteúdos em Botânica na disciplina de Biologia, especialmente no ensino básico. Com base nisso, este trabalho teve como objetivo estimular o interesse de alunos em relação à criação de técnicas de coleções botânicas. O trabalho foi desenvolvido em uma escola pública estadual com a participação de quatro turmas da 3ª série de Ensino Médio, constituindo-se de 105 alunos. Posterior à abordagem de assunto em sala de aula e socialização de informações sobre coleções botânicas a partir de oficinas, formaram-se grupos, onde estes confeccionaram a xiloteca, sementeca, exsicatas e coleções florais em meio líquido. Os resultados apontam que há uma deficiência de conhecimentos básicos em Botânica que poderiam ser trabalhados na disciplina de Biologia, nesse caso se fortalece a ideia de que o ensino-aprendizagem deve ser mútuo entre o professor e o estudante. Por outro lado, a utilização de oficinas ativas realizadas nesta pesquisa, possibilitaram-se ações teórico-práticas para o ensino de Botânica por meio de materiais didáticos alternativos, os quais, de acordo com os resultados obtidos, facilitaram a compreensão do conteúdo proposto, demostrando-se eficiente no processo de desenvolvimento e edificação do conhecimento dos estudantes. Portanto, com a construção das coleções botânicas, os estudantes se aproximaram dos assuntos que envolvem essa Ciência por meio de material construído em sala de aula, demostrando aos mesmos que é possível ensinar e aprender de maneira didática e dinâmica os assuntos teorizados e considerados engessados.

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DOI: https://doi.org/10.22408/reva8020231373e-8092

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008