EMPREENDEDORISMO NO MERCADO DIGITAL: COMO IDENTIFICAR E INSERIR FERRAMENTAS NO NEGÓCIO ADEQUADAS AS DEMANDAS DOS CLIENTES DIGITAIS

Autores

  • Amanda Leticia Machado Fernandes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Marcos Ferreira Universidade Fernando Pessoa
  • Marcello Vinicius Doria Calvosa Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva732022139247-66

Resumo

Os objetivos do trabalho foram (i) investigar a relação acadêmica e prática entre o tema comportamento do cliente e ferramentas de modelos de negócios existentes, e (ii) propor um framework contendo uma sequência de ações e passos que possam ser utilizados para auxiliar gestores e organizações na tomada de decisão sustentável e melhora de sua performance gerencial e comercial. Para essa finalidade foi elaborada uma pesquisa bibliométrica realizada na base de dados periódico Capes (2021), e não foi achado trabalho científico ou acadêmico com a proposta de relacionar ambos os temas presentes no estudo do marketing ou de gestão comercial. A partir de trabalhos selecionados na fase da bibliometria foi composta a pesquisa bibliográfica. A contribuição teórica do trabalho foi trazer uma literatura atualizada de apoio a interface entre os temas propostos. A contribuição prática do trabalho foi a elaboração e descrição de um modelo teórico preliminar e autoaplicável no ambiente organizacional de tomada de decisão a partir de elementos mercadológicos e comerciais, presentes no cotidiano do gestor e da organização. A principal conclusão foi que o modelo ainda parece incipiente, necessitando de maior suporte, aplicação e validação para o seu uso generalizado.

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

Fernandes, A. L. M., Ferreira, M., & Doria Calvosa, M. V. (2022). EMPREENDEDORISMO NO MERCADO DIGITAL: COMO IDENTIFICAR E INSERIR FERRAMENTAS NO NEGÓCIO ADEQUADAS AS DEMANDAS DOS CLIENTES DIGITAIS. Revista Valore, 7(3), 47–66. https://doi.org/10.22408/reva732022139247-66