EMPREENDEDORISMO NO MERCADO DIGITAL: COMO IDENTIFICAR E INSERIR FERRAMENTAS NO NEGÓCIO ADEQUADAS AS DEMANDAS DOS CLIENTES DIGITAIS

Amanda Leticia Machado Fernandes, Marcos Ferreira, Marcello Vinicius Doria Calvosa

Resumo


Os objetivos do trabalho foram (i) investigar a relação acadêmica e prática entre o tema comportamento do cliente e ferramentas de modelos de negócios existentes, e (ii) propor um framework contendo uma sequência de ações e passos que possam ser utilizados para auxiliar gestores e organizações na tomada de decisão sustentável e melhora de sua performance gerencial e comercial. Para essa finalidade foi elaborada uma pesquisa bibliométrica realizada na base de dados periódico Capes (2021), e não foi achado trabalho científico ou acadêmico com a proposta de relacionar ambos os temas presentes no estudo do marketing ou de gestão comercial. A partir de trabalhos selecionados na fase da bibliometria foi composta a pesquisa bibliográfica. A contribuição teórica do trabalho foi trazer uma literatura atualizada de apoio a interface entre os temas propostos. A contribuição prática do trabalho foi a elaboração e descrição de um modelo teórico preliminar e autoaplicável no ambiente organizacional de tomada de decisão a partir de elementos mercadológicos e comerciais, presentes no cotidiano do gestor e da organização. A principal conclusão foi que o modelo ainda parece incipiente, necessitando de maior suporte, aplicação e validação para o seu uso generalizado.


Texto completo:

PDF

Referências


BASCO, R. “Where do you want to take your family firm?” A theoretical and

empirical exploratory study of family business goals. BRQ - Business Research Quarterly, v. 20, n. 1, p. 28-44, Jan.2017. https://doi.org/10.1016/j.brq.2016.07.001

BASTOS, W.“Speaking of Purchases”: How Conversational Potential Determines Consumers' Willingness to Exert Effort for Experiential Versus Material Purchases. Journal of Interactive Marketing, v. 50, p. 1-16, May.2020. https://doi.org/10.1016/j.intmar.2019.10.001

BHATNAGAR, A.; PAPATLA, P. Do habits influence the types of information that smartphone shoppers seek? Journal of Business Research, v. 94, p. 89-98, janeiro. 2019.

https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2018.09.012

BRANDTNER, P.; DARBANIAN, F., FALATOURI, T.; UDOKWU, C. Impact of COVID-19 on the Customer End of Retail Supply Chains: A Big Data Analysis of Consumer Satisfaction. Sustainability, v. 13, n. 3, Jan.2021. https://doi.org/10.3390/su13031464

CALVOSA, M. Liderança Empresarial e Estratégica. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2021.

CALVOSA, M.; CARVALHO, C.; LIMA, M.; JANUÁRIO, E. Liderança e as Mídias Sociais Virtuais. In: XXIII SEMEAD - Seminários em Administração FEA – USP, São Paulo, 2020.

CALVOSA, M. Criar valor ao liderar novas gerações em ambientes corporativos. Liderança Estratégica. Apostila de Pós-Graduação. São Paulo: HSM, 2012.

CALVOSA, M. Gerência de Vendas: O Ambiente Organizacional. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010. Disponível em: https://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/6431. Acesso: 16 jun.2021.

CARDOSO, H. H. R.; GONÇALVES, A. D.; CARVALHO, G. D. G. de; CARVALHO, H. G. de. Evaluating innovation development among Brazilian micro and small businesses in view of management level: Insights from the local innovation agents program. Evaluation and Program Planning, v. 80, n. 101797, June.2020. https://doi.org/10.1016/j.evalprogplan.2020.101797

CLOUGHTON, C. Investigating the link between innovation and mainstream adoption: How to identify consumer trends. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 55, Jul.2020. https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2019.101915

EISAPE, D. The Platform Business Model Canvas a Proposition in a Design Science Approach. American Journal of Management Science and Engineering, v. 4, n. 6, p. 91-107, 2019. https://doi.org/10.11648/j.ajmse.20190406.12

FERNANDES, A. L. et al. A proposta de um framework para analisar o comportamento do cliente digital por meio do Business Model Canvas. Revista de Casos e Consultoria, v. 12, n. 1, e26972, 2021.

FERNANDES, S.; VENKATESH, V. G.; PANDA, R.; SHI, Y. Measurement of factors influencing online shopper buying decisions: A scale development and validation. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 59, March.2021. https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2020.102394

FERREIRA, M. et al. Efeitos do Uso das TICs e sua Relação com o Trabalho e a Gestão de Pessoas.In: XIII CASI - Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, Rio de Janeiro, 2021.

GILBOA, S.; SEGER-GUTTMANN, T.; MIMRAN, O. The unique role of relationship marketing in small businesses’ customer experience. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 51, p. 152-164, novembro. 2019. https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2019.06.004

GUEDES, V.; BORSCHIVER, S. Bibliometria: uma ferramenta estatística para a gestão da científica e tecnológica. In: Encontro Nacional de Ciências da Informação, Salvador/BA, 2005.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GUIMARÃES JÚNIOR, D.; NASCIMENTO, A.; SANTOS, L.; RODRIGUES, G. Efeitos da Pandemia do COVID-19 na Transformação Digital de Pequenos Negócios. Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, v. 5, n. 4, p. 1-10, jul.2020. https://doi.org/10.25286/repa.v5i4.1455

HAMARI, J.; HANNER, N.; KOIVISTO, J. "Why pay premium in freemium services?" A study on perceived value, continued use and purchase intentions in free-to-play games. International Journal of Information Management, v. 51, n. 102040, April.2020. https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2019.102040

HIPPEL, E. von; KAULARTZ, S. Next-generation consumer innovation search: Identifying early-stage need-solution pairs on the web. Research Policy, v. 50, n. 8, 2021. https://doi.org/10.1016/j.respol.2020.104056

HSIEH, S. H.; LEE, C. T.; TSENG, T. H. Branded app atmospherics: Examining the effect of pleasure–arousal–dominance in brand relationship Building. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 60, n. 102482, May. 2021. https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2021.102482

JANJEVIC, M.; WINKENBACH, M. Characterizing urban last-mile distribution strategies in mature and emerging e-commerce markets. Transportation Research Part A: Policy and Practice, v. 133 p. 164-196, March.2020. https://doi.org/10.1016/j.tra.2020.01.003

LEPRE, T. R. F; DO NASCIMENTO, A. C. de S. T.; NUNES, G. P. Franquia e microfranquia: vantagens e desvantagens de se investir nestes models de negócio. South American Development Society Journal, [S.l.], v. 3, n. 07, p. 245 - 261, 2017. http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v3i7p245-261

KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing. 15 ed. São Paulo: Editora Pearson, 2019.

MELO, K. S. et al. Desenvolvimento de carreira: o papel da mulher nas organizações. Revista Cadernos de Administração, v. 2, p. 130-148, 2009.

MEIRELLES, D. S. Modelo de Negócio e Estratégia: Em Busca de um Diálogo a partir da Perspectiva do Valor. Revista de Administração Contemporânea - RAC, v. 23, n. 6, p. 786-806, 2019. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2019180314

OSTERWALDER, A.; PIGNCUR, Y. Business model generation: A handbook for visionaries, game changers, and challengers. New Jersey: Wiley, 2010.

OSTERWALDER, A.; PIGNCUR, Y. An ontology for e-business models. In: W. L. Currie (Ed.), Value creation from e-business models (p. 65-97). Oxford, UK: Butterworth-Heinemann, 2003. https://doi.org/10.1016/B978-0-7506-6140-9.X5000-0

PANDEY, A. Why you need to do competitor analysis to succeed in marketing your brand. Psychology and Education, v. 57, n. 9, January.2020. https://doi.org/10.17762/pae.v57i9.1408

PERIÓDICOS CAPES. Site do Ministério da Educação. (2021). Disponível em . Acesso: 20 abr.2021.

PETER, P.; CHURCHILL Jr, G. Marketing: criando valor para os clientes. 3 ed. São José dos Campos, SP: Saraiva, 2012.

POLIZEI, E. Plano de Marketing. ReFAE – Revista da Faculdade de Administração e Economia, v. 2, n. 2, p. 184 -186, 2010.

QUEIROZ, A. R. dos R. et al. Canvas and marketing tools as assumptions for managerial decision making. Research, Society and Development, v. 11, n. 8, p. e23911830626, 2021. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i8.30626

RAASCH, V.; SCHOLZ, R. Design de Negócios Canvas como tecnologia social. Otra Economía, v. 13, n. 23, p. 126-144, 2020.

RANGASWAMY, A.; MOCH, N.; FELTEN, C.; BRUGGEN, G. van; WIERINGA, J. E.; WIRTZ, J. The Role of Marketing in Digital Business Platforms. Journal of Interactive Marketing, v. 51, n. 1, p. 72-90, 2020. https://doi.org/10.1016/j.intmar.2020.04.006

RODRIGUES, G. A. B.; PLENS, M.; PIANTINO, N. P. de A. Gestão em vendas online: estudo de caso de empresa calçadista com modelo de negócio em marketplace. Revista Empreenda UNITOLEDO, Araçatuba, v. 4, n. 1, p. 214-235, jan./jun. 2020.

ROZENTALE, I.; BAALEN, P. J. van. Crafting business models for conflicting goals: Lessons from creative service firms. Long Range Planning, v. 54, n. 4, 2021. https://doi.org/10.1016/j.lrp.2021.102092

RUIZ-RAMIREZ, J. A.; REYES-CANCINO, D. F.; ARENAS-CASTRO, C. J. Business Model Canvas As An Analytical Tool For The Evaluation Of Companies: Case Study For The Audiovisual Industry In Bogota, Colombia. S. Afr. J. Ind. Eng., Pretoria, v. 30, n. 4, p. 118-130, 2019. http://dx.doi.org/10.7166/30-4-2256

SAMPAIO NETO, A.; OLIVEIRA, A. de; SILVA, A. da; PACHECO, C. Innovative Business Model: The Production of Tamarind Jam with Pepper in the Northeastern Semiarid. International Journal of Advanced Engineering Research and Science (IJARS), v.8, n. 1, 2021. https://dx.doi.org/10.22161/ijaers.81.24

SCHREINER, T.; RESE, A; BAIER, D. Multichannel personalization: Identifying consumer preferences for product recommendations in advertisements across different media channels. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 48, p. 87-99, May.2019. https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2019.02.010

SILVA, J. P. M.; GUIMARÃES, L.; CASTRO, J. M. Facile/LigFerv: Água Quente em Três Segundos, Trinta Anos de Processo Empreendedor. Revista de Administração Contemporânea - RAC, v. 25, n. Spe, 2021. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2021200221.en

SILVA FILHO, A.; SILVA, R. da; SILVA, D. da; MEDEIROS, M. de. O processo empreendedor: associando o Business Model Canvas (BMC) ao Life Cycle Canvas (LCC). Exacta, São Paulo, v. 16, n. 4, p. 35-44, 2018.

SOUZA NETO, S. et al. As competências de liderança: atributos e práticas do líder do século XXI, uma pesquisa quantitativa. Revista de Administração da UNIMEP, v. 4, n. 1, p. 68-94, 2006.

SPARVIERO, S. The Case for a Socially Oriented Business Model Canvas: The Social Enterprise Model Canvas. Journal of Social Entrepreneurship, v. 10, n. 2, p. 232-251, 2019. https://doi.org/10.1080/19420676.2018.1541011

XARA-BRASIL, D.; HAMZA, K. M.; MARQUINA, P. The meaning of a brand? An archetypal approach. Revista de Gestão - REGE, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 142-159, 2018. https://doi.org/10.1108/REGE-02-2018-0029

XAVIER, A. et al.Desenvolvimento Pessoal e Profissional de Futuros Gestores: como a Geração Y encara as competências necessárias para o aumento da empregabilidade e para o sucesso no ambiente profissional. In: Encontro da ANPAD - XXXVI ENANPAD. Rio de Janeiro, 2012.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva732022139247-66

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008