AÇÕES DESENVOLVIDAS NO PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE PARA ENSINAR MATEMÁTICA

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Resumo

O artigo apresenta discussões sobre o PIBID/Matemática e a formação do professor que ensina Matemática no Ensino Fundamental. Questiona-se: O que tratam as ações desenvolvidas no PIBID/Matemática e como podem colaborar com a formação para ensinar Matemática? Diante da questão, objetiva-se analisar algumas ações desenvolvidas em uma escola parceira do PIBID, que colaboram com a formação docente para ensinar Matemática, como os Tipo Aulas, a Feira de Matemática e o Preparatório para o IFSul. Discutiu-se que os Tipo Aulas desencadeiam saberes a ensinar, que precisam ser mobilizados pelos futuros professores; as Feiras envolvem saberes relativos à docência, os saberes para ensinar e o Preparatório para o IFSul, desenvolvido com questões de provas da disciplina de Matemática, colaboram com a formação do futuro docente, trazendo discussões sobre os conhecimentos específicos. Conclui-se que os pibidianos[1] fizeram uso de saberes a ensinar e de saberes para ensinar Matemática, resgatando explicações, aulas e conhecimentos aprendidos na Educação Básica e na Universidade. E isso colabora com a formação do futuro professor, pois aproxima o pibidiano da escola, da sala de aula e das ações de ensino, envolvendo vários saberes.


[1] Bolsistas do PIBID.

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Biografia do Autor

Amanda Pranke, Escola Estadual de Ensino Fundamental no Jardim de Allah - Pelotas/RS - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas.

Professora de Matemática na Escola Estadual de Ensino Fundamental no Jardim de Allah - Pelotas/RS - Brasil

Marta Cristina Cezar Pozzobon, Departamento de Educação Matemática - Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2012).

Professora Adjunta na Universidade Federal de Pelotas, atua nos cursos de Licenciatura em Matemática e Mestrado em Educação Matemática.

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Publicado

2024-08-19

Como Citar

Pranke, A., & Pozzobon, M. C. C. (2024). AÇÕES DESENVOLVIDAS NO PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE PARA ENSINAR MATEMÁTICA. Revista Valore, 9, e-9016. Recuperado de https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1414

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)