TRABALHO, PANDEMIA E SERVIÇO PÚBLICO: a precarização da classe trabalhadora brasileira.

DAYSE DA SILVA ROCHA ARAUJO, Yldry Souza Ramos Queiroz Pessoa

Resumo


Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre o trabalho contemporâneo no contexto da emergência sanitária causada pela pandemia de Covid-19. Foi realizada uma revisão bibliográfica a partir da revisão da literatura científica disponível nas bases de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Scientific Electronic Library Online (Scielo Brasil), dissertações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), livros e sites institucionais. Partimos da compreensão de que no Brasil, antes da pandemia, os trabalhadores e trabalhadoras já vivenciavam os impactos da crise do sistema capitalista no mundo do trabalho, que se expressavam na perda de direitos, precarização, informalidade e desemprego. Esses elementos são agravados na pandemia de Covid-19. O avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) impõem ao trabalhador e trabalhadora novas tendências de organização e gestão do trabalho. Os servidores e servidoras Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) que atuam nos Institutos Federais de Educação também foram impactados pelo contexto pandêmico diante da necessidade de rápida adaptação à modalidade de trabalho remoto emergencial. Portanto as tendências para o mundo pós-pandêmico se desenham com a marca da exploração, expropriação do saber e da precarização. 

Palabras clave: Trabalho. Covid-19. Técnicos Administrativos em Educação. Precarização. Gill Sans MT 12

Resumen

Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre el trabajo contemporáneo en el contexto de la emergencia sanitaria provocada por la pandemia de la Covid-19. Se realizó una revisión bibliográfica a partir de la revisión de la literatura científica disponible en las bases de revistas de la Coordinación para la Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (Capes), Biblioteca Científica Electrónica en Línea (Scielo Brasil), disertaciones disponibles en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD), libros y sitios web institucionales. Partimos del entendimiento de que en Brasil, antes de la pandemia, los trabajadores y trabajadoras ya estaban experimentando los impactos de la crisis del sistema capitalista en el mundo del trabajo, que se expresaban en la pérdida de derechos, precariedad, informalidad y desempleo. Estos elementos se exacerban en la pandemia de Covid-19. El avance de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) impone al trabajador y trabajadora nuevas tendencias en la organización y gestión del trabajo. Los Servidores y Técnicos Administrativos en Educación (TAEs) que laboran en los Institutos Federales de Educación también se vieron impactados por el contexto de pandemia ante la necesidad de adaptarse rápidamente a la modalidad de trabajo remoto de emergencia. Por lo tanto, las tendencias para el mundo pospandemia están marcadas por la explotación, la expropiación del conocimiento y la precariedad.Gill Sans MT 12

Palabras clave: Trabajo. Covid-19. Tecnicos Administrativos en Educacion. Precariedad.

 Abstract

This article aims to reflect on contemporary work in the context of the health emergency caused by the Covid-19 pandemic. A bibliographic review was carried out based on the review of the scientific literature available in the journal bases of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes), Scientific Electronic Library Online (Scielo Brasil), dissertations available in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), books and institutional websites. We start from the understanding that in Brazil, before the pandemic, male and female workers were already experiencing the impacts of the crisis of the capitalist system in the world of work, which were expressed in the loss of rights, precariousness, informality and unemployment. These elements are exacerbated in the Covid-19 pandemic. The advancement of Information and Communication Technologies (ICTs) impose new trends in work organization and management on the male and female worker. Servers and Administrative Technicians in Education (TAEs) who work at the Federal Institutes of Education were also impacted by the pandemic context in view of the need to quickly adapt to the emergency remote work modality. Therefore, trends for the post-pandemic world are marked by exploitation, expropriation of knowledge and precariousness.

Keywords: Labor. Covid-19. Administrative Technicians in Education. Precariousness.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva8020231420%25p

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ISSN: 2525-9008