IDENTIFICAÇÃO DOS RECURSOS E DAS ESTRATÉGIAS DIRECIONADAS AO SUPORTE AOS DISCENTES SURDOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA: UM RECORTE IMERSIVO NAS DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TÉCNOLÓGICA (PROFEPT)

Andréa Cardoso Castro, Marcos Paulo de Assis Castro, Luma da Rocha Seixas, Rosangela Maria de Melo, Ivanildo José de Melo Filho

Resumo


Este estudo tem como propósito identificar e refletir quais trabalhos trazem recursos ou estratégias direcionadas à população de discentes Surdos, de forma a incluí-los no contexto educacional na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir das dissertações desenvolvidas no Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) no recorte temporal entre 2017 a 2021. Para tanto, um protocolo de Revisão Sistemática da Literatura (RSL) foi elaborado de modo a selecionar os trabalhos associados com a temática do estudo que abordassem sobre os recursos ou estratégias direcionadas à população de discentes Surdos, de forma a incluí-los no contexto educacional na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A RSL foi dividida em 03(três) fases a saber: planejamento, condução e relatório. Os mecanismos de buscas adotados foram: (i) o Catálogo de Teses de Dissertação da CAPES, (ii) o Observatório do PROFPET e (iii) a Plataforma Sucupira. Os resultados oriundos da RSL evidenciam, de uma forma geral, que apesar das dificuldades no cotidiano dos estudantes dos Surdos na EPT, as iniciativas levantadas, seguramente evidenciam um avanço significativo na inclusão desses estudantes. Os recursos identificados nos trabalhos selecionados foram agrupados de acordo com as suas similaridades. Esses agrupamentos favoreceram a visualização das recorrências da tipologia, do público-alvo e da superação da barreira que cada produto desenvolvido visou contribuir. A inclusão dos estudantes Surdos no contexto educacional nos Institutos Federais, apesar de ser uma realidade, ainda requer empenho e dedicação minuciosa para que os recursos desenvolvidos ou os produtos educacionais no contexto do PROFFEPT saiam do campo das ideias e passem a ser realidade nessas Instituições. Por fim, os resultados, sinalizam a importância do desenvolvimento de produtos educacionais de forma que sejam utilizados como um instrumento de apoio para a quebra das barreiras que impedem a inclusão dos discentes Surdos na EPT. 

Palavras chave: Inclusão; Surdo; Surdez; Educação Profissional e Tecnológica; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia; PROFEPT.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva8020231450e-8089

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008