IDENTIFICAÇÃO DOS RECURSOS E DAS ESTRATÉGIAS DIRECIONADAS AO SUPORTE AOS DISCENTES SURDOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA: UM RECORTE IMERSIVO NAS DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TÉCNOLÓGICA (PROFEPT)
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva8020231450e-8089Resumo
Este estudo tem como propósito identificar e refletir quais trabalhos trazem recursos ou estratégias direcionadas à população de discentes Surdos, de forma a incluí-los no contexto educacional na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir das dissertações desenvolvidas no Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) no recorte temporal entre 2017 a 2021. Para tanto, um protocolo de Revisão Sistemática da Literatura (RSL) foi elaborado de modo a selecionar os trabalhos associados com a temática do estudo que abordassem sobre os recursos ou estratégias direcionadas à população de discentes Surdos, de forma a incluí-los no contexto educacional na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A RSL foi dividida em 03(três) fases a saber: planejamento, condução e relatório. Os mecanismos de buscas adotados foram: (i) o Catálogo de Teses de Dissertação da CAPES, (ii) o Observatório do PROFPET e (iii) a Plataforma Sucupira. Os resultados oriundos da RSL evidenciam, de uma forma geral, que apesar das dificuldades no cotidiano dos estudantes dos Surdos na EPT, as iniciativas levantadas, seguramente evidenciam um avanço significativo na inclusão desses estudantes. Os recursos identificados nos trabalhos selecionados foram agrupados de acordo com as suas similaridades. Esses agrupamentos favoreceram a visualização das recorrências da tipologia, do público-alvo e da superação da barreira que cada produto desenvolvido visou contribuir. A inclusão dos estudantes Surdos no contexto educacional nos Institutos Federais, apesar de ser uma realidade, ainda requer empenho e dedicação minuciosa para que os recursos desenvolvidos ou os produtos educacionais no contexto do PROFFEPT saiam do campo das ideias e passem a ser realidade nessas Instituições. Por fim, os resultados, sinalizam a importância do desenvolvimento de produtos educacionais de forma que sejam utilizados como um instrumento de apoio para a quebra das barreiras que impedem a inclusão dos discentes Surdos na EPT.
Palavras chave: Inclusão; Surdo; Surdez; Educação Profissional e Tecnológica; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia; PROFEPT.
Downloads
Referências
ABREU, J. M. S. de. Percepções de estudantes com deficiência sobre integração, acessibilidade e inclusão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Campus Recife. 2020. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Olinda, 2020. Disponível em: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/254. Acesso: 14 nov. 2021.
AGUIAR, E. de B. F. A inserção e a formação omnilateral e integral do estudante Surdo nas aulas de física. 2019. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Tocantins, Tocantins, 2019. Disponível em: http://www.ifto.edu.br/profept/dissertacoes/dissertacao-evaneide-de-brito-feitosa-aguiar-1.pdf/view. Acesso: 15 nov. 2021.
ALFAIA, A. C. O tradutor intérprete de Libras/Português – TILSP, como pesquisador orgânico da terminologia: proposta de glossário de sinais-termo da economia. 2019. 152 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7841675. Acesso: 19 nov. 2021.
ALOISE, A. L. de A. A inclusão do deficiente auditivo e de Surdos no ensino médio integrado: desenvolvimento de um BLOG, como auxílio à prática docente. 2021. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1592/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20finalizada%20pdf.pdf. Acesso: 18 out. 2021.
ARAÚJO, R. G. de. Avaliação da aprendizagem em discentes Surdos: proposta para a disciplina de língua portuguesa no ensino médio integrado. 2020. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Salgueiro, 2020. Disponível em: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/623. Acesso: 04 nov. 2021.
BARREIROS, C. P. R. O documentário como ferramenta para conscientização sobre a importância de práticas atitudinais inclusivas. 2020. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Cuibá, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10727245. Acesso: 10 nov. 2021.
BARROSO, H. C. S. M. A língua brasileira de sinais (libras) no curso técnico de enfermagem do IFNMG: (re)significando percepção dos alunos em relação à comunicação com os Surdos na atenção à saúde. 2020. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, Montes Claros, 2020. Disponível em: https://www.ifnmg.edu.br/dissertacoes-e-produtos-educacionais-profept. Acesso em: 01 nov. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Observatório ProfEPT. Brasília: IFTM, 2021. Disponível em: https://obsprofept.midi.upt.iftm.edu.br/sobre. Acesso em: 30 set. 2021
CUNHA, M. M. de C. Inclusão de Surdos: a importância da acessibilidade de informações institucionais para efetivação de uma educação inclusiva. 2020. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Minas Gerais, Ouro Branco, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=10965760 . Acesso: 06 nov. 2021.
CUNHA, T. L. da. O manual pedagógico como ferramenta de inclusão: um olhar reflexivo sobre os paradigmas educacionais do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas do Instituto Federal de Alagoas - Campus Piranhas. 2020. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Alagoas, Piranhas, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9268663. Acesso: 13 nov. 2021.
FREITAS, C. R. de. A Inclusão de alunos Surdos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas: e agora o que fazer? 2019. 136 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Amazonas, Manaus, 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7903276. Acesso: 15 nov. 2021.
FREITAS, R. Q. de. A importância da tecnologia assistiva na autonomia escolar de pessoas com deficiência. 2020. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, João Pessoa, 2020. Disponível em: https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/1005. Acesso em: 31 out. 2021.
GIMENES, T. M. A. de A. Sensibilização para inclusão de pessoas com surdez no Ensino Médio Integrado do IFMT Campo Novo do Parecis, MT. 2020. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Mato Grosso, Parecis, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10723692. Acesso: 14 nov. 2021.
KITCHENHAM, B.; CHARTERS, S. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. Keele: University Keele; Durham: University Joint Report, 2007.
LOBÃO, F. de O. Educação inclusiva: desafios e conquistas no percurso de acesso, permanência e êxito para os estudantes assistidos pelo Napne e a equipe multidisciplinar no IFS/Campus Aracaju. 2019. 147 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7902272. Acesso: 17 nov. 2021.
MACHADO, F. S. O ciclo de políticas no contexto da educação profissional inclusiva: efeitos no trabalho do NAPNE no âmbito do Instituto Federal do Triângulo Mineiro. 2021. 194 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10527121. Acesso: 07 out. 2021.
MARQUETTI, C. A. Materiais didáticos acessíveis para alunos Surdos: respeito linguístico no ensino médio integrado em modelagem do vestuário no IFSC - Jaraguá do Sul. 2020. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, Jaraguá do Sul, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=9711710. Acesso: 8 nov. 2021.
MELO, R. G. de. Inclusão em formação: contribuições para o acesso de pessoas com deficiência aos cursos técnicos do Instituto Federal do Espírito Santo. 2021. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Vitória, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifes.edu.br/bitstream/handle/123456789/855/DISSERTACAO_Renata_Melo.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 20 out. 2021.
MENEZES, M. R. de O. Formação de professores para promoção da inclusão escolar de alunos Surdos no contexto da educação profissional e tecnológica de ensino médio. 2020. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Alagoas, Maceió, 2020. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www2.ifal.edu.br/profept/dissertacoes/arquivos-das-dissertacoes-profept/dissertacao-melissa-2020_compressed_publicada.pdf.pdf. Acesso: 11 nov. 2021.
OLIVEIRA, H. de L. T. de. Abordagem de ensino e aprendizagem para aluno Surdo na educação profissional e tecnológica: um estudo de caso no campus Gaspar. 2019. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7862789. Acesso: 15 nov. 2021.
PEREIRA, G. A. do N. R. Formação docente na perspectiva inclusiva: um estudo de caso no IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba. 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Minas Gerais, Rio Pomba, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9149200 Acesso: 05 nov. 2021.
PEREIRA, M. K. A relação entre docente e intérprete de Libras para a inclusão de estudantes Surdos na educação profissional e tecnológica. 2020. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul Rio-grandense, Cacheadas, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=9296675. Acesso em: 01 nov. 2021.
ROCHA, S. C. L2 : aplicativo para aprendizagem de língua portuguesa para Surdos. 2019. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8553382. Acesso: 17 nov. 2021.
RODRIGUES, R. A. de C. Contribuições aos saberes em inclusão escolar dos profissionais que atuam nos Núcleos de Atendimento às Necessidades Específicas (NAPNEs). 2019. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019. Disponível em: https://repositorio.ifes.edu.br/bitstream/handle/123456789/604/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Contribui%c3%a7%c3%b5es_Saberes-Inclusivos.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso: 15 nov. 2021.
SANTOS JUNIOR, E. dos. Pegadas da inclusão: um jogo de tabuleiro digital em Libras para o contexto do ensino médio integrado. 2021. 158 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Tocantins, Palmas, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10982183. Acesso: 27 out. 2021.
SANTOS JUNIOR, M. L. Inclusão na EPT: conhecer mundos por trás do silêncio. 2020. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe, Aracaju, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9286123. Acesso: 21 set. 2021.
SASSAKI, R. K. Inculsão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação, São Paulo, p.10-16, 2009. Disponível em: https://acessibilidade.ufg.br/up/211/o/SASSAKI_-_Acessibilidade.pdf?1473203319. Acesso em: 7 out. 2021.
SILVEIRA, E. R. Acesso à Informação acadêmica e a autonomia do estudante Surdo no Sigaa Módulo Discente do IFSC: um estudo de caso etnográfico no Câmpus PHB. 2020. 294 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Florianópolis, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9961855. Acesso: 23 set. 2021.
SILVEIRA, M. da. Alunos com deficiência nos cursos técnicos do Centro de Educação Profissional – CEFORES: perspectivas de alunos e docentes. 2019. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, 2019. Disponível em: https://iftm.edu.br/uraparquetecnologico/cursos/posgraduacao-stricto-presencial/profept/dissertacoes/. Acesso: 24 nov. 2021.
SOARES, R. C. Desafios e possibilidades no desenvolvimento da acessibilidade atitudinal em relação a estudantes Surdos e ouvintes do IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba. 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9116892. Acesso: 16 set. 2021.
SOUZA, K. B. de. Inclusão de Surdos na Educação Profissional e Tecnológica por meio de vídeo instrucional. 2021. 163 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Sertãozinho, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=10848860. Acesso em: 04 mar. 2022.
XAVIER, N. da S. O percurso dos estudantes Surdos no ensino profissional e tecnológico no Instituto Federal do Sertão-PE. 2020. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Salgueiro, 2020. Disponível em: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/628. Acesso: 14 nov. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.