CASCADE: UMA TECNOLOGIA DIGITAL PARA APLICAÇÃO DE TESTES E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Mayline Vitória Ávila Martins, Kaique Menezes da Silva, Jardel Lucas Garcia, Marcus Vinícius Barbosa

Resumo


Com os avanços tecnológicos, as ferramentas digitais estão cada vez mais presentes em quase todas as áreas, e com a educação não seria diferente. O ensino à distância (EAD) é um modelo de ensino crescente que se fortaleceu ainda mais com a pandemia da COVID-19 de várias formas. As plataformas de atividades online têm se mostrado cada vez mais inseridas nesse modelo educacional. A aplicação de questionários online já era empregada para economizar papel e tempo, mas também permite que os alunos realizem as atividades em praticamente qualquer lugar. O objetivo deste estudo consistiu, então, em desenvolver uma plataforma digital de provas e atividades, buscando um diferencial e garantindo uma boa qualidade e estrutura para um melhor desempenho na educação. Para realizar este trabalho foram feitas análises em outras plataformas educacionais, tanto gamificadas quanto de elaboração de questionários, sobre as quais foram  destacados os pontos positivos e negativos de cada uma delas com intuito de analisar as características principais, buscando referências e um possível diferencial competitivo. Paralelamente a isso, foi aplicada uma pesquisa com professores através do Google Forms por meio da qual foram verificadas as vivências de cada profissional no uso das plataformas, destacando seu grau de conhecimento da ferramenta, quais plataformas os mesmos tinham acesso e os possíveis entraves experimentados por esses profissionais. Como resultado, a plataforma Cascade foi desenvolvida com a finalidade de possibilitar a criação e aplicação de questões discursivas de maneira efetiva e diferente das plataformas existentes no mercado, numa perspectiva de aprendizagem baseada em problemas. Os primeiros testes no Cascade já evidenciaram potencialidades e melhorias possíveis, o que reforça as suas possibilidades inovadoras propostas neste estudo.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva802023145943-56

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008