AS PRÁTICAS DOCENTES INCLUSIVAS VOLTADAS AOS DISCENTES SURDOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: REFLEXÃO SOBRE OS RESULTADOS DAS DISSERTAÇÕES NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (PROFEPT)

Lúcio Costa de Andrade, Luma da Rocha Seixas, Rosangela Maria de Melo, Ivanildo José de Melo Filho

Resumo


Este estudo objetivou verificar entre os anos de 2018 a 2021, dissertações desenvolvidas no Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) que apresentam práticas docentes inclusivas no contexto educacional na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) direcionadas ao ensino de discentes Surdos. Para tanto, um protocolo de Revisão Sistemática da Literatura (RSL) foi elaborado de modo a selecionar os trabalhos associados com essa temática. A RSL foi dividida em 03(três) fases a saber: planejamento, desenvolvimento e implementação do protocolo. Os mecanismos de buscas adotados foram: (i) o Catálogo de Teses de Dissertação da CAPES, (ii) o Observatório do PROFEPT e (iii) a Plataforma Sucupira. Os resultados provenientes da RSL, revelaram 03 (três) elementos associados às práticas docentes inclusivas a saber: (i) Ausência de formação docente, (ii) Relação docente e intérprete e (iii) Práticas docentes em sala de aula. Os resultados apontaram ser evidente a necessidade de um repensar no planejamento docente em relação ao estudante Surdo, bem como rever o papel e atuação do Tradutor Intérprete de Língua de Sinais – Língua Portuguesa (TILSP) nesse processo, considerando assim um planejamento participativo inclusivo. O ensino de surdos no contexto educacional nos Institutos Federais apresenta uma realidade que necessita de uma atenção especial para as necessidades educacionais desses discentes, sobretudo, as particularidades existentes nas disciplinas de formação especificas ou técnicas. Nesse sentido, as práticas docentes inclusivas sejam na concepção de materiais adaptados assim como em uso de metodologias adequadas, direcionadas para eles se mostra fundamental para dirimir barreiras educacionais ao aprendizado dos Surdos no contexto da EPT. Por fim, os resultados, sinalizam a importância do desenvolvimento de produtos educacionais de forma que sejam utilizados como formação continuada inclusiva docente, sendo um instrumento de apoio pedagógico importante para a efetiva inclusão e êxito escolar desses discentes Surdos nos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica.

PALAVRAS CHAVE: Ensino de Surdo; Práticas Docentes; Inclusão; Educação Profissional e Tecnológica; PROFEPT.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva7020221473%25p

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008