PRÁTICA DE MEDIAÇÃO DE LEITURA EM CENA: O CONTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autori

  • Maria da Conceição Linhares da Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Keutre Gláudia da Conceição Soares Bezerra UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Abstract

O presente artigo diz respeito a uma reflexão feita a partir de uma prática de mediação de leitura realizada em uma turma da Educação Infantil. O texto tem como objetivo analisar as contribuições da prática de contação de história na construção da formação leitora infantil. O trabalho se refere a uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual utilizamos a intervenção enquanto procedimento metodológico, a partir da realização de aulas dialogadas, debates orais e atividades escritas junto as crianças. Para desenvolver este trabalho foi realizada uma intervenção em uma sala de aula virtual para estudantes da Educação Infantil, em uma faixa etária de 05 anos de idade. A intervenção ocorreu com a contação de história a partir do conto “O pote do melado”, da autora Mary França. Os resultados apontam que a intervenção contribuiu significativamente para o desenvolvimento da formação leitora das crianças envolvidas, pois, a medida que demonstravam envolvimento, engajamento e evolução em todos os passos trabalhados ao longo da pesquisa realizada, percebíamos as influências positivas da prática de mediação de leitura e suas contribuições na formação crítica dos estudantes, seja nas participações realizadas ou nos questionamentos levantados a partir da situação de contação de história.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 5ª. ed. São Paulo: Scipione, 2009.

AMARILLA, Marly (org.). O ensino de literatura infantil da 1ª a 5ª série do 1º grau nas escolas da rede estadual do Rio Grande do Norte. Relatório parcial. Natal: CNPq/UFRN/Departamento de Educação, 1991.

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos Contos de Fadas. Tradução de Arlene Caetano. São Paulo, Paz e terra, 2002.

BEZERRA, Keutre Gláudia da Conceição. Expressão criativa e subjetividade na contação de histórias no programa biblioteca ambulante e literatura nas escolas-BALE. 2020. 245 f. Tese (Doutorado em Letras) Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília, DF: MEC, 1998.

CAVALCANTI, Joana. Caminhos da literatura infantil e juvenil: dinâmicas e vivências na ação pedagógica. São Paulo: Paulus, 2002.

GRAVES, Michael F.; GRAVES, Bonnie B. A experiência de leitura por andaime: uma referência flexível para ajudar os estudantes a obter o máximo do texto. UFA: UKRA, 1995.

SAMPAIO, Maria Lúcia Pessoa. RÊGO, Raimunda Queiroz. SALDANHA, Diana Maria Leite Lopes. Estratégias de mediação da leitura de textos literários no programa bale micaelense. Revista Entreletras (Araguaína), v. 11, n. 1, jan./abr. 2020. Disponível em:

<https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/7356/16769> Acesso em: 27 jun. 2021.

SAMPAIO, Maria Lúcia Pessoa; TORRES, Maria Gorete Paulo; SOUZA, Míria Helen Ferreira de. Ler é encantar-se, configurar-se e transformar-se numa ‘terceira história’: a autoformação no programa biblioteca ambulante e literatura nas escolas (bale). In: Leitura em Revista ii Ler/Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio n.8, mai., 2015, p. 11-27.

VILLARDI, Raquel. Ensinando a gostar de ler e formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.

VYGOTSKI, Lev Semenovich. Psicologia e Pedagogia. O desenvolvimento dos processos psicológicos Superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1991. Texto proveniente de: Seção Braille da Biblioteca Pública do Paraná, http://www:pr.gov.br. Texto-base digitalizado por funcionários da seção Braille da BPP- Curitiba- PR.

Pubblicato

2025-02-13

Come citare

da Silva, M. da C. L., & Bezerra, K. G. da C. S. (2025). PRÁTICA DE MEDIAÇÃO DE LEITURA EM CENA: O CONTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Valore, 10, e-10002. Recuperato da https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1488

Fascicolo

Sezione

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)