REVISITAR PARA PLANEJAR: ESTADO DO CONHECIMENTO DAS PRODUÇÕES DE TESES SOBRE OS ESPAÇOS MAKER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva8020231513e-8099

Resumo

No contexto contemporâneo, os estudos no campo da educação estão submetidos a novas exigências de características e conceitos, principalmente no que diz respeito à inovação e tecnologia. A materialização do conhecimento científico se faz necessária e requer um olhar criterioso e reflexivo, implicando um olhar interdisciplinar para o objeto de pesquisa. Este artigo tem o objetivo de apresentar o estado do conhecimento com a temática voltada para os espaços maker no ambiente escolar, considerando os filtros destacados ao longo de sua estrutura, tem como problemática a seguinte questão: qual o conhecimento construído sobre espaços maker na Educação? Desta forma, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza básica.  Para tanto, apresentamos o estado do conhecimento, após estudos e pesquisas, onde é perceptível que apenas uma tese apresentou a ideia de Espaço Maker no ambiente escolar e suas conjunturas, com um viés voltado para a visão dos professores, e que nesta perspectiva pode-se ampliar as pesquisas nesses ambientes, principalmente no que se refere ao âmbito da Aprendizagem Criativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Dalla Rizzarda, Universidade de Passo Fundo

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade de Passo Fundo (UPF). Membro do grupo de pesquisa em Cultura Digital (GEPID-UPF). Contato: 168794@upf.br. Orcid:https://orcid.org/0000-0002-2233-6440. Pesquisadora.

Adriano Canabarro Teixeira, Universidade de Passo Fundo

Professor titular da Universidade de Passo Fundo nos programas de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências e Matemática. Contato: teixeira@upf.br. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-7941-3515.

Referências

AMORIM, Marília. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas ciências humanas. 1. ed. São Paulo: Musa editora, 2004, 304 p.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977, 280 p.

BRANDAU, R. et al. Importância do uso correto dos descritores. Revista brasileira de cirurgia cardiovascular. [SL], v. 20, n. 1, pág. 7-9, mar./abr. 2005. FUNIFESP. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0102-76382005000100004>. Acesso em: 07 dez. 2021

GATTI, B. As pesquisas denominadas estado da arte. Educação & Sociedade. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. Brasília, v. 28, n. 1, p. 13-34, jan./abr. 2012. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/36066>. Acesso em: 3 dez. 2021.

GIORDANO, C. V.; GAZOTI, L. A. O desenvolvimento de habilidades e competências com o método ABP na educação profissional. Revista Pedagógica, v. 23, p. 1-27, 2021. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5585. Acesso em jan. 2023.

MAZOTTI, A. J. A. Relevância e aplicabilidade da pesquisa em educação. Cadernos de Pesquisa em Educação. São Paulo, v. 1, nº 1, p. 39-50, 2001. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/cp/a/Ly5RGTH4Yj8zGKbfz6DQFtC/?lang=pt>. Acesso em: 07 dez. 2021.

MENEZES, M. E. de L. As percepções de educadores sobre a utilização do espaço maker na Educação Básica. Orientadora: Doutora Maria Elizabeth Bo. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189116275004>. Acesso em: 30 nov. 2021.

Vasconcellos, V. et al. O Estado da Arte ou o Estado do Conhecimento. Educação. Porto Alegre, v. 43, n. 3, p. 1-12, set./dez. 2020. Disponível em: <https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/37452>. Acesso em: 03 dez. 2021.

MOROSINI, M. C. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação. Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 101-116, jan./abr. 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/15822>. Acesso em: 30 nov. 2021.

POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis- Rio de Janeiro: Vozes, 2008, 464 p.

ROMANOWSKI, J. P. et al. As pesquisas denominadas do tipo "estado da arte" em educação. Diálogo Educacionais. Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006. Disponível em: <https://docente.ifrn.edu.br/albinonunes/disciplinas/pesquisa-em-ensino-pos.0242-posensino/romanowski-j.-p.-ens-r.-t.-as-pesquisas-denominadas-do-tipo-201cestado-da-arte201d.-dialogos-educacionais-v.-6-n.-6-p.-37201350-2006/at_download/file>. Acesso em: dez. de 2021.

Downloads

Publicado

2023-12-04

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)