ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: ANALISANDO DISSERTAÇÕES E TESES PRODUZIDAS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIROS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva8020231526e-8073

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo mapear e analisar as dissertações e teses defendidas entre 2019 e 2021 em programas brasileiros de pós-graduação e que versam sobre o Atendimento Educacional Especializado e a Inclusão no contexto educacional que se apropriaram da Teoria das Representações Sociais enquanto referencial teórico. No que tange aos aspectos metodológicos, a investigação caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa com delineamento bibliográfico e análise bibliométrica. A busca pelos trabalhos foi realizada na Plataforma Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES por meio dos descritores “Representações Sociais”, “Atendimento Educacional Especializado” e “Inclusão”. Após a aplicação de critérios de inclusão e de exclusão, foram selecionados dez trabalhos para serem analisados com maior profundidade. Os resultados apontam que no ano de 2020 houve um declínio nos estudos em relação aos objetos de pesquisa aqui destacados, e no ano de 2021 voltou a ser foco, no entanto, destaca-se a necessidade de apropriação dessa teoria pelos pesquisadores nesta área.

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Biografia do Autor

Aliana Vicente Montalvão, Universidade Estácio de Sá

Professora de Educação Básica nos Municípios de Niterói e Maricá.

Graduada em Pedagogia.

Especialista em Atendimento Educacional Especializado.

Mestranda em Educação pela Universidade Estácio de Sá.

Felipe da Silva Triani, Universidade Estácio de Sá

É  Licenciado em Educação Física pela Universidade do Grande Rio (2012), Bacharel em Educação Física pela Universidade do Grande Rio (2013). Mestre em Humanidades, Culturas e Artes pela Universidade do Grande Rio (2015) e Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2021). É Líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores - LAGERES na UNESA e Pesquisador Associado do Grupo de Pesquisa em Escola, Esporte e Cultura - GPEEsC na UERJ. É docente dos cursos de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá - PPGE-UNESA. Na graduação atua como professor do curso de Educação Física. Na Educação Básica é professor de Educação Física na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio.

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Publicado

2023-07-17

Como Citar

Montalvão, A. V., & Triani, F. da S. (2023). ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: ANALISANDO DISSERTAÇÕES E TESES PRODUZIDAS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIROS. Revista Valore, 8, e-8073. https://doi.org/10.22408/reva8020231526e-8073

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)