ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: ANALISANDO DISSERTAÇÕES E TESES PRODUZIDAS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIROS
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva8020231526e-8073Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo mapear e analisar as dissertações e teses defendidas entre 2019 e 2021 em programas brasileiros de pós-graduação e que versam sobre o Atendimento Educacional Especializado e a Inclusão no contexto educacional que se apropriaram da Teoria das Representações Sociais enquanto referencial teórico. No que tange aos aspectos metodológicos, a investigação caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa com delineamento bibliográfico e análise bibliométrica. A busca pelos trabalhos foi realizada na Plataforma Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES por meio dos descritores “Representações Sociais”, “Atendimento Educacional Especializado” e “Inclusão”. Após a aplicação de critérios de inclusão e de exclusão, foram selecionados dez trabalhos para serem analisados com maior profundidade. Os resultados apontam que no ano de 2020 houve um declínio nos estudos em relação aos objetos de pesquisa aqui destacados, e no ano de 2021 voltou a ser foco, no entanto, destaca-se a necessidade de apropriação dessa teoria pelos pesquisadores nesta área.
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