ESTILOS DE LIDERANÇA: AUTOPERCEPÇÃO DE FUTUROS PROFISSIONAIS DA ÁREA GERENCIAL
Resumo
A liderança é um fenômeno social, que mesmo não sendo recente, adquire cada vez mais pertinência no contexto organizacional contemporâneo. Assim, a pesquisa realizada teve como objetivo identificar o estilo de liderança predominante entre os discentes do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais de uma Instituição de Ensino Superior localizada no Rio Grande do Sul e comparar se o gênero e o estágio do discente no curso influenciam em seu comportamento de liderança. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa e descritiva, operacionalizada por meio de uma survey com corte transversal, cujos dados foram coletados mediante uma adaptação do Multifactor Leadership Questionnaire® (MLQ). Para análise, empregaram-se medidas de tendência central e de variabilidade, bem como estatística paramétrica para teste de hipóteses através do teste t de Student. Os resultados demonstraram que a liderança transformacional é predominante entre os respondentes. Também constatou-se que os discentes concluintes do curso denotam maior propensão em adotar esse estilo de liderança, sobretudo acerca das dimensões Influência Idealizadora e Motivação Inspiracional. Observou-se que o gênero difere quanto ao constructo Fatores de Resultado, sendo que os homens percebem de maneira mais satisfatória seu trabalho com os outros em comparação com as mulheres. As contribuições teóricas contemplam a análise de um fenômeno basilar para o desempenho organizacional a partir da autopercepção de futuros profissionais, oque corrobora para avanços científicos tanto no âmbito gerencial, quanto sob o contexto educacional. A originalidade do estudo justifica-se por acrescentar à literatura gerencial aspectos relacionados ao comportamento de liderança de profissionais em formação na área, evidenciando implicações acerca das competências a serem desenvolvidas e da maneira como se manifestam cotidianamente.
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