O Ensino Remoto Emergencial e a Graduação Presencial em Contabilidade: A Percepção dos Discentes em Debate
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva902024156224-54Resumo
Em função da pandemia da COVID-19, ano de 2020, a OMS recomendou aos países que orientassem suas populações com a finalidade de evitar a contaminação e de conter a transmissão do vírus. Diante desse cenário, as escolas implementaram medidas visando dar continuidade as práticas pedagógicas e ao ano letivo. Uma dessas medidas foi a adoção do ensino remoto emergencial (ERE), com mediação das tecnologias digitais. Nesse contexto, a pesquisa teve como objetivo geral: analisar os desafios e possibilidades das práticas pedagógicas no curso de graduação presencial em Ciências Contábeis em uma universidade pública e uma privada no município do Rio de Janeiro, durante o período do ERE. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa descritiva com estudo de casos, onde 18 alunos participaram por meio de questionário e entrevista, sendo a entrevista o instrumento principal. A coleta de dados foi realizada pelas ferramentas digitais Google Forms e Microsoft Teams e, os dados coletados foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Como referencial teórico para esta pesquisa escolhemos os autores Almeida e Valente (2011, 2016, 2020), Barreto (2017), Selwyn (2016, 2017, 2021), dentre outros, uma vez que, adotam uma posição teórica crítica quanto ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na educação e a reconfiguração do trabalho docente. Os resultados da pesquisa mostram a experimentação de práticas pedagógicas inovadoras. Considera-se ainda como necessário manter uma reflexão crítica não ingênua do uso das TDIC na educação (Selwyn, 2021), considerando a importância do envolvimento de alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem de modo que a TDIC não seja reduzida a troca de meios, do quadro de giz pelo quadro multimídias, mantendo o ensino transmissivo.
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