RÁDIO WEB ALEMÃO ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL

Marcus Alexandre Cavalcanti, Maria Geralda de Miranda, Patricia Maria Dusek, Eliane Cristina Tenório Cavalcanti, Kátia Eliane Santos

Resumo


O presente artigo trata do processo de implementação da Rádio Web Alemão com vistas à conscientização e participação da comunidade em atividades voltadas para o meio ambiente. O intuito é produzir programas que promovam a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável da região. A rádio web, estabelecida no Complexo do Alemão, surge como produto de um projeto de bolsa de pós-doutorado, contemplado pelo CNPq, cujo título é “Educação ambiental em Periferias Urbanas: Webrádio como estratégia para o Desenvolvimento Local” e faz parte da parceria estabelecida entre o Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), o Espaço Democrático de União, Convivência, Aprendizagem e Prevenção – ONG – EDUCAP, a Associação para o Estudo da Literatura e Meio Ambiente do Brasil (ASLE) e o Jornal Voz das Comunidades. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e descritivo que abrange o processo orientado pela pesquisa ação. Destaca-se neste processo inicial de implementação da rádio web Alemão a interação de pessoas da comunidade e da Universidade na organização e produção de programas, esse fato mostra-se extremamente positivo para a construção coletiva de conteúdos relacionados ao meio ambiente, a sustentabilidade e também a questões relativas às políticas públicas de desenvolvimento local, apoio a ações de cidadania e educação ambiental, possibilitando assim a formação de novos círculos sociais.                                                                              


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Ana Carolina; MAGNONI, Antonio Francisco. Rádio e internet: recursos proporcionados pela web ao radiojornalismo. FERRARETO e KLÖCKNER (orgs). E o rádio (2009): p.432-445.

ALMEIDA, C. D. de, GUINDANI, J. F., & MORIGI, V. J. A rádio comunitária como prática de cidadania comunicativa. Revista FAMECOS, 18(3), 2011, págs. 959–975.

AUGUSTO, Gustavo; MENDES, Allisson: Estudo de Programação para a RádioUniversitária Web. Recife. Curso de Rádio, TV e Internet. Relatório de Pesquisa desenvolvida nas disciplinas Método de Pesquisa em Comunicação I e II. 2012. 76p

BRASIL. Ministério da Economia. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). CHAVES; PELIANO; SILVA (coord.). AGENDA 2030 - ODS - Metas Nacionais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Brasília, 2019. Disponível em https:// www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/180801_ods_metas_ nac_dos_obj_de_desenv_susten_propos_de_adequa.pdf . Acesso em: 27 setembro. 2023.

MENDES Allisson, AUGUSTO Gustavo. Novas possibilidades para o rádio AM no Brasil: Uma análise sobre a inserção do modelo AM na internet. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Fortaleza, CE – 3 a 7/9/2012.

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Tradução Lucie Didio. Brasília: Plano, 2002.

COSTA, Elenice dos Santos; DE CARLI, Ana Alice; SANTOS, Daniele da Costa Rubim Messeder dos. Educação Ambiental consciente por meio do uso das tecnologias da informação e comunicação no processo ensino-aprendizagem. Setembro de 2016, p.8.

MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Lisboa, Instituto Piaget, 2003.

FELIZOLA, M. P. M.; FERREIRA, R. M. C.; COSTA, F. B. O rádio como potencializador da educação ambiental informal: uma investigação do programa “O meio ambiente no cotidiano”da rádio UFS. In: Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 13., 2011, Maceió. Anais eletrônicos... Maceió: Intercom, 2011.

FOUCAULT, M. Nascimento da biopolítica: curso dado no Collège de France (1978-1979). São Paulo: Martins Fontes, 2008.

MAGNONI, Antonio Francisco. RODRIGUES, Kelly De Conti. O rádio e a adaptação à nova era das tecnologias da comunicação e informação: contextos, produção e consumo. In: 9º Encontro Nacional de História da Mídia. Ouro Preto, 2013.

LAYRARGUES, Philippe Pomier. Para que a educação ambiental encontre a educação. In: LOUREIRO, C. F. B. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.

LAYRARGUES, P. P. Educação para a gestão ambiental: a cidadania no enfrentamento político dos conflitos socioambientais. In: LOUREIRO, C. F. B. (Org.). Sociedade e meio ambiente: a educação ambiental em debate. São Paulo: Cortez, 2000. p. 87-155.

LIMA, I. O. de. Rádio comunitária, gênero e capital social: a experiência da Alternativa FM, emissora da Associação das Mulheres de Nazaré de Mata –Amunan.2010. Orientadora: Maria Salett Tauk Santos. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local) - Departamento de Educação. Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.

MAGNONI, Antonio Francisco. RODRIGUES, Kelly De Conti. O rádio e a adaptação à nova era das tecnologias da comunicação e informação: contextos, produção e consumo. In: 9º Encontro Nacional de História da Mídia. Ouro Preto, 2013.

PORTELA, P. Rádio na Internet em Portugal: a abertura à participação num meio em mudança. 2006. 158 f. Porto. Tese (Mestrado em Ciências da Comunicação) ‐ Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga. 2011.

PRIESTMAN, Chris. Web radio: radio production for internet streaming. Oxford: Focal Press, 2002.

TEIXEIRA, Marcelo M. & SILVA, Bento D. Rádio Web & Podcast: Conceitos e Aplicações no Ciberespaço Educativo. ICONO 14 – Nº 4, Madri, 2010.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2011.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.

VEIGA, José Eli da, Meio Ambiente & Desenvolvimento São Paulo: Ed. Senac, 2005.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva902024156555-68

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008