COMPETÊNCIAS DOCENTES ESSENCIAIS PARA A APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA DE IDIOMAS NO EXÉRCITO BRASILEIRO: algumas considerações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva902024158169-90

Resumo

Trata das competências docentes para o ensino de idiomas no Exército Brasileiro (EB). Apesar da implantação do Projeto de Reestruturação do Ensino de Idiomas no Exército e da existência de uma infraestrutura de ensino, encontramos poucos estudos que realizam análises neste contexto. Daí questionar quais são as competências docentes necessárias para o ensino efetivo de idiomas e se estas poderiam auxiliar na ampliação do alcance do efetivo da tropa. O presente estudo parte do pressuposto de que as tecnologias digitais desempenham um papel fundamental no ensino de línguas estrangeiras, proporcionando acesso a recursos globais, personalização do aprendizado, interatividade, comunicação em tempo real, tutoria online, entre outras. O objetivo é identificar na literatura o entendimento de competência docente no contexto do ensino de idiomas mediado por tecnologias. Além disso, busca-se identificar quais competências são consideradas favoráveis e fundamentais para o processo de reestruturação do ensino de idiomas no EB e como essas competências podem contribuir para a ampliação no corpo de tropa. Nos resultados das pesquisas bibliográficas e documentais, constatou-se a importância da capacitação e do desenvolvimento das competências digitais e pedagógicas dos docentes, a fim de permitir a utilização das inovações tecnológicas nos processos de ensino e de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Novikoff

Ph.D. em Cultura organizacional (UFRRJ, 2023) e em Educação pela FEBFE/UERJ (2013). Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela PUCSP (2006). Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro pela UERJ (2002). Professora concursada da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG/Cajazeiras (2016-2019). Professora do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (2020-atual). Líder do Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores - LAGERES/CNPq e do NeurMil- da formação ao combate. Editor-gerente da Revista Silva – CEP/FDC 2022-atual) – CFP/UFCG. Criadora do método de ensino de pesquisa intitulado “Dimensões da Pesquisa Acadêmico-Científica”.

Downloads

Publicado

2024-01-19

Edição

Seção

XVI SIAT & VIII SERPRO - Comunicação Oral