COMPETÊNCIAS DOCENTES ESSENCIAIS PARA A APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA DE IDIOMAS NO EXÉRCITO BRASILEIRO: algumas considerações
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva902024158169-90Resumo
Trata das competências docentes para o ensino de idiomas no Exército Brasileiro (EB). Apesar da implantação do Projeto de Reestruturação do Ensino de Idiomas no Exército e da existência de uma infraestrutura de ensino, encontramos poucos estudos que realizam análises neste contexto. Daí questionar quais são as competências docentes necessárias para o ensino efetivo de idiomas e se estas poderiam auxiliar na ampliação do alcance do efetivo da tropa. O presente estudo parte do pressuposto de que as tecnologias digitais desempenham um papel fundamental no ensino de línguas estrangeiras, proporcionando acesso a recursos globais, personalização do aprendizado, interatividade, comunicação em tempo real, tutoria online, entre outras. O objetivo é identificar na literatura o entendimento de competência docente no contexto do ensino de idiomas mediado por tecnologias. Além disso, busca-se identificar quais competências são consideradas favoráveis e fundamentais para o processo de reestruturação do ensino de idiomas no EB e como essas competências podem contribuir para a ampliação no corpo de tropa. Nos resultados das pesquisas bibliográficas e documentais, constatou-se a importância da capacitação e do desenvolvimento das competências digitais e pedagógicas dos docentes, a fim de permitir a utilização das inovações tecnológicas nos processos de ensino e de aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.