COSMOGONIAS, COSMOLOGIA MODERNA E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva9020241673e-9009

Resumo

Este artigo objetiva examinar atividades educacionais que integraram conhecimentos sobre cosmogonias de diferentes culturas e o atual consenso científico na área da cosmologia.  Estas ações ocorreram em outubro de 2023, no campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), na forma de três oficinas didáticas e de uma apresentação feita durante um minicurso de astronomia aberto ao público externo à comunidade do IFSP. Este é um trabalho, portanto, de pesquisa de natureza exploratória na área de ensino de ciências. Como forma de fundamentar o processo investigativo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, por meio de trabalhos acadêmicos encontrados pela ferramenta de busca do “Google Acadêmico”. Um questionário com diversas perguntas (tanto fechadas, quanto abertas), elaborado para compreender melhor as concepções dos presentes sobre os assuntos tratados, foi respondido por 70 participantes das ações educacionais implementadas. Tanto os conhecimentos sobre o modelo cosmológico padrão atual, quanto o estudo das cosmogonias desenvolvidas por diferentes culturas se destacaram como sendo temas de grande interesse dos participantes. A integração de saberes provenientes das ciências naturais e das ciências humanas, de modo interdisciplinar, se revelou como uma abordagem educacional promissora.

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Biografia do Autor

Jonathan Campos Souza, IFSP-Caraguatatuba

Licenciando em Física pelo IFSP-Caraguatatuba

Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Caraguatatuba

Licenciado e Bacharel em Física pela UNICAMP (1984), Licenciado e Bacharel em História pela USP (2000), Mestre em Física pela USP (1988), Doutor em Física pela USP (1996) e Professor Titular de Física do IFSP-Caraguatatuba.

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Publicado

2024-04-01

Como Citar

Souza, J. C., & Teixeira, R. R. P. (2024). COSMOGONIAS, COSMOLOGIA MODERNA E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. Revista Valore, 9, e-9009. https://doi.org/10.22408/reva9020241673e-9009

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)