EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Izabel Speckhahn Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI - Joinville SC - Brasil
  • Dra. Débora Chueiri Universidade do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-0888-1431

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar a utilização de metodologias ativas em atividades de educação ambiental, a partir do levantamento bibliográfico, iniciativas e ações de educação ambiental. A pesquisa analisou dez trabalhos que aplicaram metodologias ativas atreladas a educação ambiental, como: mapas conceituais, design thinking, sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas, gamificação e ensino híbrido. Os resultados destacaram a eficácia dessas abordagens em promover a sensibilização ambiental, o engajamento dos estudantes e a aprendizagem significativa dos conteúdos ministrados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dra. Débora Chueiri, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Turismo pela PUCPR e Geografia pela UNIVERSO -RJ, com Mestrado em Engenharia de Biossistemas UFF- RJ e Doutorado Interdisciplinar em Meio
Ambiente -UERJ, com doutorado sanduiche na Universidade de Poitiers, França. Atualmente coordenadora da Pós Graduação em ESG na Universidade Católica de Petrópolis
e Profa. da Faculdade UNISE, na disciplina de Licenciamento Ambiental, atuou também como professora nos cursos de Educação Ambiental e ESG. Possui 12 anos de
experiência em pesquisas interdisciplinares integrando as ciências sociais e meio ambiente. Áreas de expertise e interesse: Gerenciamento costeiros: conflitos
socioambientais e impactos; Educação Ambiental, ESG em Empresas e Ecologia do Saber. Os estudos pesquisados e publicados possuem abordagens qualitativas, integrando
questões e analises complexas entre a relação homem-natureza. Experiência com produção de material didático de Educação Ambiental e ESG, 08 publicações em revistas
científicas, 2 capítulos de livros, palestras, orientações, coorientações e participação como membra de banca

Downloads

Publicado

2024-10-25

Como Citar

Speckhahn, I., & Mury Alves Chueiri, D. (2024). EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Revista Valore, 9, e-9024. Recuperado de https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1717

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)