ANÁLISE DE ACIDENTES COM EXPOSIÇÃO AO MATERIAL BIOLÓGICO NA REGIÃO DO VALE DO AÇO, MINAS GERAIS, BRASIL

Autores

  • Marluce TEIXEIRA ANDRADE QUEIROZ Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais
  • Vinícius Andrade Queiroz UNILESTE

Resumo

Nesse estudo objetivou-se analisar a dinâmica acidentária relacionada com a exposição ao risco biológico em ambiente ocupacional no período compreendido entre janeiro/2020 até agosto/2024 na Região Metropolitana do Vale do Aço, Minas Gerais, Brasil, Trata-se de uma investigação documental, descritiva, retrospectiva ao nível quali-quantitativo. Na coleta de dados foram utilizadas as fichas de notificações de acidentes por meio de parceria com o Centro de Referência e Atenção à Saúde do Trabalhador (CEREST) sediado no município de Ipatinga. Os achados evidenciaram a predominância das interferências pertinentes às falhas estruturais e comportamentais. Especificamente no âmbito dos serviços de saúde verificou-se que o elevado número de pacientes e suas condições, tal como, a mobilidade reduzida é influenciadora podendo favorecer as posturas incorretas no desenvolvimento das tarefas de assistência humana, sobrecarga, atos inseguros, dentre outras possibilidades. Além disso, foram detectadas diversas condições inseguras, tal como, a carência de dispositivos de proteção apropriados. Constatou-se que as diversas não conformidades favoreceram a preponderância de acidentes com afastamentos prolongados que corresponderam a 62% da totalidade dos sinistros. Esse panorama explicitou a necessidade de investimentos para melhora das instalações, recursos operacionais e treinamentos visando à minimização dos riscos acidentais, desse modo, favorecendo a manutenção da integridade física e mental dos labutadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marluce TEIXEIRA ANDRADE QUEIROZ, Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1984), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (PUC-MG), especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental (UNIVALE), mestrado em Engenharia pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2006) e doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Atualmente é docente no Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste) e engenheiro de segurança do trabalho, concursado do quadro efetivo, da Prefeitura Municipal de Ipatinga. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental e Engenharia de Segurança do Trabalho, atuando principalmente com os seguintes temas: qualidade da água, acidente do trabalho, acidentes ambientais, medidas mitigadoras, produtividade e saúde do trabalhador. 

Downloads

Publicado

2025-04-07

Como Citar

TEIXEIRA ANDRADE QUEIROZ, M., & Andrade Queiroz, V. (2025). ANÁLISE DE ACIDENTES COM EXPOSIÇÃO AO MATERIAL BIOLÓGICO NA REGIÃO DO VALE DO AÇO, MINAS GERAIS, BRASIL. Revista Valore, 10, e-10006. Recuperado de https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1774

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)