ANÁLISE DE ACIDENTES COM EXPOSIÇÃO AO MATERIAL BIOLÓGICO NA REGIÃO DO VALE DO AÇO, MINAS GERAIS, BRASIL
Resumo
Nesse estudo objetivou-se analisar a dinâmica acidentária relacionada com a exposição ao risco biológico em ambiente ocupacional no período compreendido entre janeiro/2020 até agosto/2024 na Região Metropolitana do Vale do Aço, Minas Gerais, Brasil, Trata-se de uma investigação documental, descritiva, retrospectiva ao nível quali-quantitativo. Na coleta de dados foram utilizadas as fichas de notificações de acidentes por meio de parceria com o Centro de Referência e Atenção à Saúde do Trabalhador (CEREST) sediado no município de Ipatinga. Os achados evidenciaram a predominância das interferências pertinentes às falhas estruturais e comportamentais. Especificamente no âmbito dos serviços de saúde verificou-se que o elevado número de pacientes e suas condições, tal como, a mobilidade reduzida é influenciadora podendo favorecer as posturas incorretas no desenvolvimento das tarefas de assistência humana, sobrecarga, atos inseguros, dentre outras possibilidades. Além disso, foram detectadas diversas condições inseguras, tal como, a carência de dispositivos de proteção apropriados. Constatou-se que as diversas não conformidades favoreceram a preponderância de acidentes com afastamentos prolongados que corresponderam a 62% da totalidade dos sinistros. Esse panorama explicitou a necessidade de investimentos para melhora das instalações, recursos operacionais e treinamentos visando à minimização dos riscos acidentais, desse modo, favorecendo a manutenção da integridade física e mental dos labutadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.