A SUPRESSÃO DA REFLEXÃO CRÍTICA – UM DESAFIO DA DOCÊNCIA

Autores

Resumo

Em uma sociedade super controlada, a submissão ao sistema capitalista muitas vezes é corroborada e, até mesmo, sustentada pelo sujeito em seu cotidiano. Este artigo, por meio de uma revisão bibliográfica, busca elucidar como o capitalismo, sob tutela do Estado, se utiliza de alguns meios para capturar a subjetividade dos indivíduos, em especial, dos docentes. Dentre oito mecanismos passíveis de alterar a subjetividade do sujeito – despolitização do sujeito, intensificação do trabalho, enfraquecimento do coletivo, lógica do empreendedor de si, comportamento omisso, construção de subjetividades que reforçam o capital, tecnologias e produtivismo acadêmico – o artigo focará no primeiro. Conclui-se que, na contemporaneidade, o capitalismo convoca a subjetividade para o trabalho e, dentre outros malefícios, suprime o pensamento crítico e a reflexão sobre a própria realidade. Uma das maneiras de se concretizar tal prática é por meio da redução de leituras e debates. É necessário pensar novas formas de subjetividades para o mundo do trabalho, em especial, para a academia, como, por exemplo, refletindo sobre as práticas pedagógicas atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sr., Escola Zenóbia de Paula Ferreira, Bananal

Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia e Ciências e Letras de Volta Redonda (1983). Já atuou na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), nas universidades Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB/FERP) e Severino Sombras (USS), no Senai, no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e em colégios técnicos e escolas municipais. Atualmente é professor da rede pública de Bananal/SP. Tem experiência na área de Matemática e Engenharia Elétrica, com ênfase em eletrônica. Especialista em Docência Superior (FASF, 2008). Mestre em Ciências Ambientais (USS, 2015).

Phillipe José Machado Teixeira, Home Box

Profissional dinâmico, comunicativo, bom relacionamento interpessoal, dedicado ao trabalho, foco em resultados, experiência em escolas, faculdades e academias e buscando sucesso profissional.
Formação Acadêmica.

Pós-graduado em Biomecânica, UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Graduado em Educação Física, UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2024-02-21

Como Citar

Ferreira, C. G., Ferreira, C. H., & Machado Teixeira, P. J. (2024). A SUPRESSÃO DA REFLEXÃO CRÍTICA – UM DESAFIO DA DOCÊNCIA. Revista Valore, 10, e-10003. Recuperado de https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1783

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)