O PAPEL DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Authors

Abstract

O objetivo deste artigo é verificar como a Teoria das Representações Sociais (TRS) vem sendo utilizada na pesquisa na área da Educação Ambiental. Um dos principais objetivos de utilizar a TRS na pesquisa em Educação Ambiental é identificar e compreender as crenças, valores e práticas que moldam as relações das pessoas com o meio ambiente. Isso inclui investigar como as informações sobre questões ambientais são interpretadas e integradas nas práticas educativas. O estudo adota uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico ao âmbito temático em questão. As conclusões apontam que a Teoria das Representações Sociais configura-se como um importante instrumento didático-metodológico de pesquisa na área da Educação Ambiental, uma vez que faz emergir concepções, discursos, reflexões e significados sobre essa temática.  A aplicação da Teoria das Representações Sociais na área da Educação Ambiental pode trazer à tona diferentes concepções sobre o meio ambiente, revelando como essas percepções influenciam comportamentos e atitudes em relação à natureza.

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Author Biographies

ANDREA BERG TEIXEIRA, Universidade Santa Úrsula

Professora do Município de Duque de Caxias

Mestranda do Programa em Desenvolvimento e Periferias        Universidade Santa Úrsula

Marcelle Brandão, Universidade Santa Úrsula

Professora do Programa em Desenvolvimento e Periferias         Universidade Santa Úrsula

Published

2025-04-19

How to Cite

TEIXEIRA, A. B., & Brandão, M. (2025). O PAPEL DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL . Revista Valore, 10, e-10013. Retrieved from https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1805

Issue

Section

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)