O PAPEL DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Resumo
O objetivo deste artigo é verificar como a Teoria das Representações Sociais (TRS) vem sendo utilizada na pesquisa na área da Educação Ambiental. Um dos principais objetivos de utilizar a TRS na pesquisa em Educação Ambiental é identificar e compreender as crenças, valores e práticas que moldam as relações das pessoas com o meio ambiente. Isso inclui investigar como as informações sobre questões ambientais são interpretadas e integradas nas práticas educativas. O estudo adota uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico ao âmbito temático em questão. As conclusões apontam que a Teoria das Representações Sociais configura-se como um importante instrumento didático-metodológico de pesquisa na área da Educação Ambiental, uma vez que faz emergir concepções, discursos, reflexões e significados sobre essa temática. A aplicação da Teoria das Representações Sociais na área da Educação Ambiental pode trazer à tona diferentes concepções sobre o meio ambiente, revelando como essas percepções influenciam comportamentos e atitudes em relação à natureza.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.