FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA AS PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS
UM ESTUDO DE REVISÃO
Resumo
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores de Educação Física voltada para as práticas sustentáveis, reforçam de forma necessária a promoção da sustentabilidade, considerando o papel da escola na construção de valores socioambientais. A crescente demanda por ações alinhadas à Agenda 2030 da ONU exige que os cursos de licenciatura incorporem conteúdos que articulem ensino, saúde, meio ambiente e sustentabilidade. Embora haja avanços no debate sobre a integração de práticas sustentáveis na formação docente, ainda persiste a necessidade de maior sistematização curricular e de políticas educacionais que fortalecem e incentivam a relação entre Educação Física e sustentabilidade. Sendo assim, este estudo objetivou realizar uma revisão da literatura acerca da formação de professores de Educação Física voltada para práticas sustentáveis, analisando produções acadêmicas entre 2018 e 2025. O estudo configurou-se como pesquisa qualitativa, realizada por meio de uma Revisão do Tipo Estado do Conhecimento. Foram analisadas 20 pesquisas publicadas entre 2018 e2025, sendo 16 artigos, 2 dissertações e 2 teses, obtidas por meio de buscas no Google acadêmico e na Biblioteca Digital Brasileira de Tese e Dissertações (BDTD). A análise evidenciou que práticas pedagógicas sustentáveis, quando associadas a metodologiasativas e experiências práticas, favorecem a formação crítica e cidadã dos futuros professores, ainda que a inserção da sustentabilidade na formação docente seja incipiente com um currículo engessado, ausência de formação específica e insuficiência de políticas públicas consistentes, há um avanço significativo em iniciativas curriculares, metodologias ativas e projetos interdisciplinares. Os resultados indicam que a inserção de competências socioambientais nos cursos de licenciatura em Educação Física e a ampliação de programas de formação continuada são estratégias fundamentais para consolidar práticas pedagógicas sustentáveis. Conclui-se que a formação docente constitui elemento central para a promoção da sustentabilidade no ambiente escolar, sendo necessária maior articulação entre universidades, escolas e políticas educacionais para que seja fundamental consolidar a educação crítica, participativa e comprometida com o desenvolvimento sustentável.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.









