INFLUÊNCIA DE DIFERENTES SUBSTRATOS NA PRODUÇÃO DE MELANCIA (Citrullus lanatus schrad)
Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de diferentes substratos na produção de melancia (Citrullus lanatus Schrad.) nas condições edafoclimáticas de Boa Vista – RR. O experimento foi conduzido na área experimental da Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima, em delineamento inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e três repetições: testemunha (sem adubação), esterco bovino curtido, esterco ovino curtido e adubação mineral convencional. Foram avaliados diâmetro médio dos frutos, comprimento médio dos frutos, peso médio dos frutos, teor de sólidos solúveis, quantidade de frutos por hectare e produtividade. Os resultados indicaram que os substratos orgânicos, especialmente os de origem animal, proporcionaram maior peso médio de frutos e produtividade, destacando-se os tratamentos com esterco bovino (35,77 t ha⁻¹) e ovino (36,69 t ha⁻¹), em comparação à adubação química (22,84 t ha⁻¹) e à testemunha (16,91 t ha⁻¹). O teor de sólidos solúveis foi superior nos tratamentos adubados, com valores entre 11,57 e 12,53 °Brix. Conclui-se que a utilização de substratos orgânicos constitui uma alternativa eficiente e sustentável para aumentar a produtividade e a qualidade da melancia em sistemas agrícolas familiares da região.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.









