A ASTRONOMIA NA ANTIGUIDADE: UM OLHAR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES CHINESAS, MESOPOTÂMICAS, EGÍPCIAS E GREGAS

Milene Rodrigues Martins, Alessandra Daniela Buffon, Marcos Cesar Danhoni Neves

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo central explorar os aspectos relevantes que contribuíram para a história da Astronomia na Antiguidade sendo esta uma ciência que carrega traços dos tempos mais remotos aos quais se tem acesso. Os primeiros registros remetem ao período concomitante ao desenvolvimento da escrita, milênios antes da era atual. Essas anotações centravam-se em aspectos mitológicos, religiosos e práticos, principalmente das civilizações chinesas, mesopotâmicas, egípcias e gregas. Os apontamentos principais destacados no decorrer do texto visam a compreensão da interpretação do zodíaco, estudo dos eclipses, observações de planetas, elaboração de calendários, instrumentos de observação astronômica, modelos de Universo dos povos chineses, caldeus, babilônios, egípcios e gregos.

Texto completo:

PDF

Referências


CANIATO, R. O que é Astronomia. 8ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

CORNFORD, F. M. Plato’s cosmology. The timaeus of plato Translated with a running commentary. London: routledge and kegan paul, 1952.

DREYER, J. L. E. A History of Astronomy from Thales to Kepler, 2. ed. New York: Dover, 1953.

HAUDRICOURT, A; NEEDHAM, J. A Ciência Chinesa Antiga. In FURON et al. (org). A Ciência Antiga e Medieval: As ciências antigas do oriente. São Paulo: Difusão Europeido Livro, 1959.

HORVATH, J. E. O ABCD da Astronomia e Astrofísica. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2008.

KEYS, D. Pirâmides são mapas do céu, sugere pesquisador. Folha de São Paulo, p. 1-10, 01/02/1994.

LABAT, R. A Mesopotâmia: a Astronomia. In FURON et al (org). A Ciência Antiga e Medieval: As ciências antigas do oriente. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1959.

LOPES, M. H. O. A retrogradação dos Planetas e suas explicações: Os Orbes dos Planetas e seus movimentos da Antiguidade a Copérnico. 2001.232f. Dissertação (Mestrado em História da Ciência). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. 2001.

MARTINS, R.D.A. Universo: teorias sobre sua origem e evolução. São Paulo: Moderna, 1994.

NEVES, M. C. D. Astronomia no Egito Antigo: A representação do céu na Terra. Arq.Apadec, 5(1):jan.jun, 2001.

OLIVEIRA FILHO, K.S; SARAIVA, M.D.F.O. Astronomia e Astrofísica. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2004.

SKOLIMOSKI, K.N; ZANETIC, J. Mitos de criação: modelos cosmogônicos de diferentes povos e suas semelhanças.In: II Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, 2012, São Paulo. Anais... São Paulo, 2012.

TOURINHO, P. A. M. Tratado de Astronomia. Curitiba: Gráfica Mundial Limitada, 1950.

VERCOUTTER, J. O Egito: Matemática e Astronomia. In FURON et al (org). A Ciência Antiga e Medieval: As ciências antigas do oriente. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1959.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva412019197810-823

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008