FIO DE ARIADNE: GUIA PARA PERCORRER O SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS Á PESSOA COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva412019208738-748Resumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre a interação entre os poderes e os Entes Federados na garantia de direitos da pessoa com deficiência, destacando o lugar da própria pessoa com deficiência. Para tanto, utilizamos o mito Fio de Ariadne como recurso metafórico para uma análise psicológica, destacando as tramas entre sujeitos e entes federados. As responsabilidades inerentes a cada ente federado, o funcionamento de cada instância de poder, a interação entre os poderes federados e os direitos dos cidadãos são abordados, a partir dos pressupostos da Teoria da Complexidade e da constituição de homem apresentado pela psicologia sóciohistórica. O texto destaca a escolha por caminhos, numa perspectiva de assunção de responsabilidade e emancipação política.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.