TEATRO: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Anderson Oramisio Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FEESU/UNIPAC FATRA
  • Delcio Geraldo da Mata Junior UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva412019215762-774

Resumo

Este artigo visa analisar a importância que o teatro tem na formação e no desenvolvimento da criança, considerando-a como um ser que pensa, sente e faz. Seja no aspecto pedagógico ou no aspecto artístico, assistido ou encenado, o teatro auxilia a criança no seu crescimento cultural e na sua formação como indivíduo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, apoiada em teóricos que discutem o tema. A escola é um espaço de conhecimento e aprendizagem, assim, as artes- música, literatura, pintura, escultura, teatro- passam a ser fundamentais para o desenvolvimento perceptivo da criança, contribuindo para sua socialização e comunicação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Oramisio Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FEESU/UNIPAC FATRA

Possui Graduação em Estudos Sociais(Historia e Geografia) pelo Centro Universitário do Triângulo(1988), Graduação em Pedagogia pela Faculdade Alfredo Nasser (2010), Especialização Lato sensu em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal(2001) - Especialização Lato sensu em Supervisão e Inspeção Escolar pela Faculdade Católica de Uberlândia (2008/2009) - Especialização Lato sensu em Pedagogia Empresarial pela UNIFENAS (2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2015 - EM ANDAMENTO). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação Escolar e não Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática - Ensino - Aprendizagem Educação a Distância - Tutoria presencial e a distância, Metodologias de Ensino em Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, Formação de Professores, eGestão Escolar, Psicopedagogia e Avaliação da Aprendizagem.Avaliador do MEC/INEP - BNI. Avaliador de projetos de Inovação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Fundação Araucária (PIBITI 2017/2018) - Instituto Federal do Paraná,Membro do Conselho Executivo Permanente e parecerista "Ad hoc" da Revista Etinerarius Reflections da Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí. Atuando como tutor presencial e a distância CEAD/UFU em cursos de extensão, graduação e especialização lato sensu. Docente da Educação Básica - Docente dos Cursos de Especialização Lato Sensu em Uberlândia e Região.

Delcio Geraldo da Mata Junior, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Graduado em Teologia e Processos Gerenciais. Graduando em Pedagogia pela UNAR. Especialista em Docência do Ensino Superior. Especialista em Ciências da Religião.  Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação Escolar e não Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática - Ensino - Aprendizagem Educação a Distância - Tutoria presencial e a distância, Metodologias de Ensino em Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, Formação de Professores, e Gestão Escolar. Diretor de unidade escolar do Ensino Fundamental em Uberlândia. Docente do IMP (Instituto Missão aos Povos)

Referências

BORBA, Â. M. O brincar como um modo de ser e estar no mundo. In: BRASIL, MEC, Ensino Fundamental de nove anos: Orientações para a inclusão da criança de 6 anos de idade, 2006.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Referencial Curricular para Educação Infantil, Brasília, Ministério da Educação e Cultura, 1998. (Vol. 1)

BROUGÉRE, G. A criança e a cultura lúdica. In: Kyhimoto, T. M. (org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

___________. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez, 1995.

FERREIRO, E. Reflexões sobre Alfabetização. São Paulo: Cortez, 2002.

___________. Passado e presente dos verbos ler e escrever. São Paulo: Cortez, 2002.

FRIEDMANN, A. O brincar no cotidiano da criança. São Paulo: Moderna, 2006

___________. O desenvolvimento da criança através do brincar. São Paulo: Moderna, 2006

KISHIMOTO, T. M. (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2000.

MORAIS R. (Org.). Sala de aula que espaço é esse? In: Madalena Freire Campinas. São Paulo: Papirus 1986.

OLIVEIRA, Z. R. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

RAUL, M. C. T. D. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. Curitiba: Ibpex, 2007.

SILVA, K. M.; SENTUCHUK, E. V. A brincadeira na Educação Infantil. Disponível em acesso em 03 julho 2018.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

____________. Alfabetização e letramento, 2° ed. São Paulo: Contexto, 2004.

TEBEROSKY, A. Aprender a ler e escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: 2003.

TEBEROSKY, A. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. 2ª. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

WINNICOTT, D. W. (1975). O Brincar e a Realidade. Rio de Janeiro: Imago Ed.

Ltda, 1975.

Downloads

Publicado

2019-11-18

Edição

Seção

Artigo Original