TEATRO: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Anderson Oramisio Santos, Delcio Geraldo da Mata Junior

Resumo


Este artigo visa analisar a importância que o teatro tem na formação e no desenvolvimento da criança, considerando-a como um ser que pensa, sente e faz. Seja no aspecto pedagógico ou no aspecto artístico, assistido ou encenado, o teatro auxilia a criança no seu crescimento cultural e na sua formação como indivíduo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, apoiada em teóricos que discutem o tema. A escola é um espaço de conhecimento e aprendizagem, assim, as artes- música, literatura, pintura, escultura, teatro- passam a ser fundamentais para o desenvolvimento perceptivo da criança, contribuindo para sua socialização e comunicação social.


Texto completo:

PDF

Referências


BORBA, Â. M. O brincar como um modo de ser e estar no mundo. In: BRASIL, MEC, Ensino Fundamental de nove anos: Orientações para a inclusão da criança de 6 anos de idade, 2006.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Referencial Curricular para Educação Infantil, Brasília, Ministério da Educação e Cultura, 1998. (Vol. 1)

BROUGÉRE, G. A criança e a cultura lúdica. In: Kyhimoto, T. M. (org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

___________. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez, 1995.

FERREIRO, E. Reflexões sobre Alfabetização. São Paulo: Cortez, 2002.

___________. Passado e presente dos verbos ler e escrever. São Paulo: Cortez, 2002.

FRIEDMANN, A. O brincar no cotidiano da criança. São Paulo: Moderna, 2006

___________. O desenvolvimento da criança através do brincar. São Paulo: Moderna, 2006

KISHIMOTO, T. M. (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2000.

MORAIS R. (Org.). Sala de aula que espaço é esse? In: Madalena Freire Campinas. São Paulo: Papirus 1986.

OLIVEIRA, Z. R. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

RAUL, M. C. T. D. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. Curitiba: Ibpex, 2007.

SILVA, K. M.; SENTUCHUK, E. V. A brincadeira na Educação Infantil. Disponível em acesso em 03 julho 2018.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

____________. Alfabetização e letramento, 2° ed. São Paulo: Contexto, 2004.

TEBEROSKY, A. Aprender a ler e escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: 2003.

TEBEROSKY, A. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. 2ª. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

WINNICOTT, D. W. (1975). O Brincar e a Realidade. Rio de Janeiro: Imago Ed.

Ltda, 1975.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva412019215762-774

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008