TEATRO: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Anderson Oramisio Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FEESU/UNIPAC FATRA
  • Delcio Geraldo da Mata Junior UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva412019215762-774

Resumo

Este artigo visa analisar a importância que o teatro tem na formação e no desenvolvimento da criança, considerando-a como um ser que pensa, sente e faz. Seja no aspecto pedagógico ou no aspecto artístico, assistido ou encenado, o teatro auxilia a criança no seu crescimento cultural e na sua formação como indivíduo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, apoiada em teóricos que discutem o tema. A escola é um espaço de conhecimento e aprendizagem, assim, as artes- música, literatura, pintura, escultura, teatro- passam a ser fundamentais para o desenvolvimento perceptivo da criança, contribuindo para sua socialização e comunicação social.

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Biografia do Autor

Anderson Oramisio Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FEESU/UNIPAC FATRA

Possui Graduação em Estudos Sociais(Historia e Geografia) pelo Centro Universitário do Triângulo(1988), Graduação em Pedagogia pela Faculdade Alfredo Nasser (2010), Especialização Lato sensu em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal(2001) - Especialização Lato sensu em Supervisão e Inspeção Escolar pela Faculdade Católica de Uberlândia (2008/2009) - Especialização Lato sensu em Pedagogia Empresarial pela UNIFENAS (2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2015 - EM ANDAMENTO). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação Escolar e não Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática - Ensino - Aprendizagem Educação a Distância - Tutoria presencial e a distância, Metodologias de Ensino em Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, Formação de Professores, eGestão Escolar, Psicopedagogia e Avaliação da Aprendizagem.Avaliador do MEC/INEP - BNI. Avaliador de projetos de Inovação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Fundação Araucária (PIBITI 2017/2018) - Instituto Federal do Paraná,Membro do Conselho Executivo Permanente e parecerista "Ad hoc" da Revista Etinerarius Reflections da Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí. Atuando como tutor presencial e a distância CEAD/UFU em cursos de extensão, graduação e especialização lato sensu. Docente da Educação Básica - Docente dos Cursos de Especialização Lato Sensu em Uberlândia e Região.

Delcio Geraldo da Mata Junior, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Graduado em Teologia e Processos Gerenciais. Graduando em Pedagogia pela UNAR. Especialista em Docência do Ensino Superior. Especialista em Ciências da Religião.  Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação Escolar e não Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática - Ensino - Aprendizagem Educação a Distância - Tutoria presencial e a distância, Metodologias de Ensino em Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, Formação de Professores, e Gestão Escolar. Diretor de unidade escolar do Ensino Fundamental em Uberlândia. Docente do IMP (Instituto Missão aos Povos)

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Publicado

2019-11-18

Como Citar

Santos, A. O., & da Mata Junior, D. G. (2019). TEATRO: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Valore, 4(1), 762–774. https://doi.org/10.22408/reva412019215762-774

Edição

Seção

Artigo Original