ANÁLISE ESTATÍSTICA DO GERENCIAMENTO E REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Autores

  • Nilo Antonio de Souza Sampaio Faculdade de Tecnologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Resende, RJ, Brasil, Associação Educacional Dom Bosco(AEDB), Faculdade Sul Fluminense(FASF).
  • Caio Silva Werneck Silva Werneck Faculdade Sul Fluminense(FASF).
  • Ricardo Pereira Abraão Faculdade Sul Fluminense(FASF).
  • Letícia Duarte Martins Faculdade Sul Fluminense(FASF).
  • João Vitor Rangel do Nascimento Faculdade Sul Fluminense(FASF).
  • Adrízia Cordeiro Hygino Faculdade Sul Fluminense(FASF).
  • Ywan Yago Nunes de Souza Faculdade Sul Fluminense(FASF).

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva412019218871-884

Resumo

A expansão urbana e o celebre adensamento das cidades de médio e grande porte, tem provocado inúmeras dificuldades para destinação do grande volume de resíduos gerados pelas atividades privadas de construção, reformas e demolição de edificações, além daquelas obras públicas de construção e adequação estruturais, levando os administradores municipais a buscarem soluções mais eficazes para gestão do problema.

Os resíduos de concreto apresentam grande potencial para serem reciclados comparados com outros resíduos, entretanto, o número de estudos realizados no Brasil é muito pequeno dificultando a utilização deste material em dosagens estruturais. Em virtude disso, desenvolve-se um estudo teórico-experimental visando minimizar o impacto causado ao meio ambiente e caracterizar as propriedades do agregado e do concreto reciclado; no estudo teórico exploram-se aspectos realizados à geração, deposição, processos para recuperação, britagem, casos práticos, pesquisas envolvendo reciclados de concreto e as recomendações normativas existentes. No desenvolvimento experimental, analisou-se a influência do período decorrido entre a moldagem e a reciclagem nas propriedades dos agregados e concretos. Os resultados indicam que resíduos reciclados após a sua geração, contribuem positivamente para as propriedades mecânicas do concreto, devido à existência de grande quantidade de partículas não-hidratadas de cimento, tais concretos obtiveram resultados superiores para resistência à compressão e tração quando comparados aos concretos com agregados naturais.

Assim, o objetivo desta pesquisa é estudar a viabilidade da reutilização do agregado reciclado de concreto e misto, através da análise de resultados de ensaios laboratoriais, com base em uma pesquisa de substituição gradativa do agregado miúdo, visando também que em razão das suas propriedades físicas e mecânicas de concreto, o RCC é adequado para substituir os agregados naturais de concreto. Resultado que nos faz considerar esse material como uma alternativa viável em concretos estruturais, bases de pavimentações e artefatos de concreto podem ser adotados pelo município de Resende e outros, o que vai ao encontro da resolução nº 307/2002 do conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

 

Palavras Chave: Resíduos de Construção e Demolição, Agregados Reciclados de Concreto e Meio Ambiente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilo Antonio de Souza Sampaio, Faculdade de Tecnologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Resende, RJ, Brasil, Associação Educacional Dom Bosco(AEDB), Faculdade Sul Fluminense(FASF).

Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-FEG), Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade de Taubaté (UNITAU), Engenheiro Químico pela Universidade de São Paulo (EEL/USP). É Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro lecionando na graduação dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Química. Professor de cursos de graduação e pós-graduação, professor-tutor EaD, instrutor e palestrante. Possui vários artigos publicados em periódicos e anais de eventos científicos nacionais e internacionais.Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, Probabilidade e Estatística, atuando principalmente nas seguintes áreas: Pesquisa sobre Aplicações da Estatística e da Matemática em todas as Ciências e Planejamento de Experimentos.

Referências

CONAMA. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução Nº 307, de 5 de Julho de 2002. Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da Construção Civil. Disponível em: < http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res02/res30702.html >. Acessoem: 30 de maio de 2009.

ESPINELLI, U. A gestão do consumo de materiais como instrumento para a redução da geração de resíduos nos canteiros de obras. In: Seminário de Gestão e Reciclagem de Resíduos da Construção e Demolição – Avanços e Desafios. São Paulo. PCC USP, 2005. CDROM. Diniz, M. C. S.; Correia, M. F.; Melo E. C. S.; Farias, W. R. G.; Aragão, M. R. S. 2005 “Importância Relativa de Variáveis Meteorológicas na Formação da Convecção Profunda: Uma Aplicação da Análise Fatorial de ComponentesPrincipais.”

SIMIELE, 2010. “ANÁLISE DO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE GESSO NO MUNICÍPIO DE SALVADOR-BA”.

CARNEIRO, A. P; BURGOS, P. C; ALBERTE, E. P. V. Uso do agregado reciclado em camadas de base e sub-base de pavimentos. Projeto Entulho Bom. Salvador: EDUFBA/ Caixa Econômica Federal, 2001, 188-227 p. Galichio, Wagner, 2007 “Estudo da relaçao ente ozônio e parâmetros meteorológicos na atmosfera de São Paulo”.

ZORDAN, S.E. A utilização do entulho como agregado, na confecção do concreto. Campinas. 1997. 140p. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Engenharia Civil, UNICAMP. Disponível em [http://www.reciclagem.pcc.usp.br/entulho_ind_ccivil.htm]. Acesso em: 27 jul. 2006.Reboita, Michelle; Krusche, Nisia&Piccoli, Humberto Camargo.2006 “ClimateVariability in Rio Grande, RS, Brazil: A QuantitativeAnalysisofContributionsduetoAtmospheric Systems”.

Saldiva, P. H. N. ; III, C. A. P. ; Schwartz, J. ; Dockery, D. W Lichtenfels, Ana Júlia F C ; Salge,

J. M. ; Barone, I. A. ; Böhm, György M . 1994 “Air Pollution and Mortality in Elderly People: A Time-Series Study in Sao Paulo, Brazil. The Tenth Health Effects Institute Annual Conference Program Abstracts for Poster Sessions. p. 43-43”.

Downloads

Publicado

2019-11-25

Como Citar

de Souza Sampaio, N. A., Werneck, C. S. W. S., Abraão, R. P., Martins, L. D., Rangel do Nascimento, J. V., Hygino, A. C., & Nunes de Souza, Y. Y. (2019). ANÁLISE ESTATÍSTICA DO GERENCIAMENTO E REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL. Revista Valore, 4(1), 871–884. https://doi.org/10.22408/reva412019218871-884

Edição

Seção

Artigo Original