ANÁLISE ESTATÍSTICA DO GERENCIAMENTO E REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva412019218871-884Resumo
A expansão urbana e o celebre adensamento das cidades de médio e grande porte, tem provocado inúmeras dificuldades para destinação do grande volume de resíduos gerados pelas atividades privadas de construção, reformas e demolição de edificações, além daquelas obras públicas de construção e adequação estruturais, levando os administradores municipais a buscarem soluções mais eficazes para gestão do problema.
Os resíduos de concreto apresentam grande potencial para serem reciclados comparados com outros resíduos, entretanto, o número de estudos realizados no Brasil é muito pequeno dificultando a utilização deste material em dosagens estruturais. Em virtude disso, desenvolve-se um estudo teórico-experimental visando minimizar o impacto causado ao meio ambiente e caracterizar as propriedades do agregado e do concreto reciclado; no estudo teórico exploram-se aspectos realizados à geração, deposição, processos para recuperação, britagem, casos práticos, pesquisas envolvendo reciclados de concreto e as recomendações normativas existentes. No desenvolvimento experimental, analisou-se a influência do período decorrido entre a moldagem e a reciclagem nas propriedades dos agregados e concretos. Os resultados indicam que resíduos reciclados após a sua geração, contribuem positivamente para as propriedades mecânicas do concreto, devido à existência de grande quantidade de partículas não-hidratadas de cimento, tais concretos obtiveram resultados superiores para resistência à compressão e tração quando comparados aos concretos com agregados naturais.
Assim, o objetivo desta pesquisa é estudar a viabilidade da reutilização do agregado reciclado de concreto e misto, através da análise de resultados de ensaios laboratoriais, com base em uma pesquisa de substituição gradativa do agregado miúdo, visando também que em razão das suas propriedades físicas e mecânicas de concreto, o RCC é adequado para substituir os agregados naturais de concreto. Resultado que nos faz considerar esse material como uma alternativa viável em concretos estruturais, bases de pavimentações e artefatos de concreto podem ser adotados pelo município de Resende e outros, o que vai ao encontro da resolução nº 307/2002 do conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).
Palavras Chave: Resíduos de Construção e Demolição, Agregados Reciclados de Concreto e Meio Ambiente.
Downloads
Referências
CONAMA. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução Nº 307, de 5 de Julho de 2002. Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da Construção Civil. Disponível em: < http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res02/res30702.html >. Acessoem: 30 de maio de 2009.
ESPINELLI, U. A gestão do consumo de materiais como instrumento para a redução da geração de resíduos nos canteiros de obras. In: Seminário de Gestão e Reciclagem de Resíduos da Construção e Demolição – Avanços e Desafios. São Paulo. PCC USP, 2005. CDROM. Diniz, M. C. S.; Correia, M. F.; Melo E. C. S.; Farias, W. R. G.; Aragão, M. R. S. 2005 “Importância Relativa de Variáveis Meteorológicas na Formação da Convecção Profunda: Uma Aplicação da Análise Fatorial de ComponentesPrincipais.”
SIMIELE, 2010. “ANÁLISE DO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE GESSO NO MUNICÍPIO DE SALVADOR-BA”.
CARNEIRO, A. P; BURGOS, P. C; ALBERTE, E. P. V. Uso do agregado reciclado em camadas de base e sub-base de pavimentos. Projeto Entulho Bom. Salvador: EDUFBA/ Caixa Econômica Federal, 2001, 188-227 p. Galichio, Wagner, 2007 “Estudo da relaçao ente ozônio e parâmetros meteorológicos na atmosfera de São Paulo”.
ZORDAN, S.E. A utilização do entulho como agregado, na confecção do concreto. Campinas. 1997. 140p. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Engenharia Civil, UNICAMP. Disponível em [http://www.reciclagem.pcc.usp.br/entulho_ind_ccivil.htm]. Acesso em: 27 jul. 2006.Reboita, Michelle; Krusche, Nisia&Piccoli, Humberto Camargo.2006 “ClimateVariability in Rio Grande, RS, Brazil: A QuantitativeAnalysisofContributionsduetoAtmospheric Systems”.
Saldiva, P. H. N. ; III, C. A. P. ; Schwartz, J. ; Dockery, D. W Lichtenfels, Ana Júlia F C ; Salge,
J. M. ; Barone, I. A. ; Böhm, György M . 1994 “Air Pollution and Mortality in Elderly People: A Time-Series Study in Sao Paulo, Brazil. The Tenth Health Effects Institute Annual Conference Program Abstracts for Poster Sessions. p. 43-43”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.