A IMPORTÂNCIA DO ENSINO EM QSMS PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE RECURSOS HUMANOS
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva502020221e-5001Resumo
Na busca de uma constante projeção no mercado, através de ações inovadoras e estratégicas, é crescente a corrente ideológica organizacional da necessidade de abandonar a ideia de que para sobreviver basta a organização ser produtiva. Não basta ter uma boa equipe, mas é fundamental que esta equipe esteja munida de competências para disputar com êxito no novo cenário que se abre no mercado atual, onde a tecnologia avança e com ela o compromisso com a responsabilidade social e ambiental. A pesquisa para elaboração deste artigo foi realizada através de levantamento bibliográfico sistematizado. As pesquisas demonstram que a gestão integrada dos quatro pilares: qualidade, segurança, meio ambiente e saúde, abre novas perspectivas de mercado, além de contribuir para a satisfação do quadro de colaboradores. Torna-se também uma ferramenta potencial para as ações estratégicas das organizações, pois a satisfação, qualidade e segurança dos produtos e/ou serviços ultrapassam os muros da organização e é percebida pelo mercado consumidor que, ao perceberem a qualidade e segurança destes produtos ou serviços, e o seu comprometimento com as questões de responsabilidade social e ambiental, respondem satisfatoriamente com as demandas que garantem a sobrevivência e crescimento destas organizações. Neste processo, a Gestão de Recursos Humanos ocupa papel fundamental na busca, treinamento e desenvolvimento do quadro de colaboradores.
Palavras-chaves: Recursos Humanos – Qualidade, Segurança, Meio Ambiente, Saúde.
Downloads
Referências
BIGGE, Morris L., Teorias da Aprendizagem para professores, São Paulo, Editora Pedagógica e Universitária, 1977
CHIAVENATTO, I. Introdução á Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
DECENZO, David; ROBBINS, Stephen. Administração de recursos humanos. 6 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001.
FERNANDES, A.H.A., SANTOS, M.S., Elaboração de Programas de SMS para Canteiros de Obras, Relatório Final de Projeto de Iniciação Científica – FAPERJ, 2015.
IKEDA, F. & PIOVEZAN, L.H. Diagnóstico para a implantação de um programa setorial da qualidade para empresa de construção em aço. IX Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais – SIMPOI 2006. Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2006.
JOHNSTON, R.; CLARK, G. Administração de Operações de Serviço. São Paulo: Atlas, 2002.
LEHTOLA, M. M., et al. The Effectiveness of Interventions for Preventing Injuries in the Construction Industry a Systematic Review. American Journal of Preventive Medicine, v. 35, n. 1, p.77-85, mai. 2008.
MARSHALL Jr. Isnard. Gestão da Qualidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarian Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo: Cortez; 2007.
NEPOMUCENO, Keelder F. Avaliação de desempenho de QSMS de uma empresa de apoio marítimo offshore com aplicação da técnica de similaridade com solução ideal.Niteroi, 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão) - Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2016.
PERRENOUD, Philippe. Por que construir competência a partir da escola? Desenvolvimento da autonomia e luta contra as desigualdades.Curitiba: Editora Melo, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.