AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO E MICROESTRUTURAL DO AÇO CARBONO 1016

Autores

  • Davi José Oliveira de Souza Irlanda UniFOA/Mestrando do Mestrado Profissional de Materiais
  • Lara Barbosa de Oliveira Pinheiro UniFOA/Mestrando do Mestrado Profissional de Materiais
  • Thiago Tranin Paulino UniFOA/Mestrando do Mestrado Profissional de Materiais
  • Tiago Ortiz Arantes da Silva UniFOA/Mestrando do Mestrado Profissional de Materiais
  • Wesley Rossi Pimenta UniFOA/Mestrando do Mestrado Profissional de Materiais
  • RICARDO DE FREITAS CABRAL Centro Universitário de Volta Redonda/Professor Responsável Doutor Centro Universitário Geraldo di Biase/Professor responsável doutor http://orcid.org/0000-0003-0839-4713

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva412019226789-797

Resumo

Dentre os materiais existentes na sociedade atual, diversas são as aplicabilidades dos materiais metálicos. Isso é devido a sua abundância na natureza, onde podem aparecer no estado livre ou composto proveniente do minério, e pelo fato de após processados apresentarem diversas características mecânicas e físicas específicas. As ligas metálicas têm a função de acrescentar uma ou mais características que o metal base nela presente não apresenta por si só. Os aços de baixo carbono, conforme o artigo, podem conter até 0,2 por cento de carbono em massa na sua estrutura. Este artigo tem como objetivo caracterizar mecanicamente, e microestruturalmente, uma amostra de aço carbono SAE 1016. Para isto, foram realizadas avaliações da Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) do material, ensaios de tração, e macrodureza Rockwell. Na avaliação microestrutural, a amostra apresentou características de ferrita e perlita, e também exibiu grãos bem elevados. Nos ensaios de tração, a amostra apresentou alongamento de 44,8%, e alta tensão de escoamento, quando comparada à literatura, que é de 325 MPa para aços normalizados. Os testes de macrodureza Rockwell com uma carga máxima na amostra de 100 Kgf, apresentou uma média de 84,3 HRB, e um desvio padrão de 0,47. Demostrando assim, uma uniformidade e homogeneidade da amostra analisada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

RICARDO DE FREITAS CABRAL, Centro Universitário de Volta Redonda/Professor Responsável Doutor Centro Universitário Geraldo di Biase/Professor responsável doutor

É orientador do Mestrado Profissional em Materiais do UniFOA e também professor responsável Doutor de disciplinas dos cursos de Engenharia Elétrica, Civil, Ambiental e Produção. Possui Doutorado em Ciências em Ciência dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia – IME, em 2011. Também é professor responsável Doutor do Centro Universitário Geraldo di Biase - UGB, onde encontra-se lotado no curso de Engenharia Mecânica. Possui Mestrado em Ciências em Ciência dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia – IME, em 2008. Possui graduação em Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, em 2006. Atualmente trabalha com as linhas de pesquisa de cerâmicas estruturais que possui aplicações nos setores que exigem altas temperaturas e reciclagem de resíduos sólidos oriundos de construção civis. Também é revisor das revistas Cadernos UniFOA, JMRT e Polímeros: Ciência e Tecnologia.

Referências

CAIXETA, J. V.; MÓL, G. S. Formação continuada de professores de química por chats. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ). Anais... Florianópolis: QMC/UFSC, 2016.

CIRINO, M. C.; SOUZA, A. R. O projeto RIVED como ferramenta instrucional de apoio para professores de Química da rede pública de São Paulo. In: XIX Encontro Nacional de Ensino de Química (XIX ENEQ). Anais... Curitiba: UFPR, 2008.

COSTA, R. S.; ROTTA, J. C. G. Elaboração de um site para Ensino de Ciências. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ). Anais... Brasília: IQ/UnB, 2010.

DEUS, T. C.; BARBOSA, M. H. F. Os Níveis de Inclusão Digital dos Professores de Química da Região Metropolitana de Goiânia. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ). Anais... Brasília: IQ/UnB, 2010.

ECHALAR, J.D.; QUEIRÓS, W. P.; ECHALAR, A.D.L.F. Um panorama das publicações sobre tecnologias da informação e comunicação (TIC) na formação de professores. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (X ENPEC). Anais… Águas de Lindóia-SP, 2015.

GOUVÊA, S.M.O.; ERROBIDART, N.C.G. A formação de professores para novas tecnologias: reflexões a partir da literatura. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (X ENPEC). Anais… Águas de Lindóia-SP, 2015.

KITCHENHAM, B. A. Procedures for performing systematic reviews. Tech. report TR/SE-0401, Keele University. 2004.

MOREIRA, D. G.; LATINI, R. M. Recursos Midiáticos e Núcleo de Tecnologia Educacional: o que dizem os Professores de Química. In: XIX Encontro Nacional de Ensino de Química (XIX ENEQ). Anais... Curitiba: UFPR, 2008.

OLIVEIRA, C. C. S. D. et al. Concepção de Professores sobre a utilização de softwares educacionais no ensino de Química Orgânica. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVII ENEQ). Anais... Minas Gerais: DEQUI/UFOP, 2014.

ORTIZ, N. F.; FARIAS, S. A. Utilização de vídeo: experiências dos professores de química nas escolas estaduais públicas no município de Manaus. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVII ENEQ). Anais... Minas Gerais: DEQUI/UFOP, 2014.

PÉREZ, G. P.; CARMONA, J. O. Z.; MATOS, M. S. Interações discursivas e produção de significados em ambientes virtuais na formação contínua de professores. In: XIX Encontro Nacional de Ensino de Química (XIX ENEQ). Anais... Curitiba: UFPR, 2008.

PINTO, D. J. F. et al. Concepções acerca do uso de recursos audiovisuais por professores da educação básica de um colégio particular da cidade de São Paulo. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVII ENEQ). Anais... Minas Gerais: DEQUI/UFOP, 2014.

ROSA, M. P. A.; EICHLER, M. L. Formação de professores de Química: “ponto de situação” sobre o Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores em Portugal. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ). Anais... Florianópolis: QMC/UFSC, 2016.

SANTOS, I. G. S.; LEÃO, M. B. C. A FlexQuest como estratégia no contexto da Eletroquímica voltada para a Educação Básica. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (XVI ENEQ). Anais... Salvador: UFBA, 2012.

SERRA, G.M.D.; ARROIO, A. Análise dos trabalhos apresentados nos ENPECs – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – no período de 1997 a 2005, onde são abordados na temática desenvolvida o uso do microcomputador como recurso para aprendizagem. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (VI ENPEC). Anais… Florianópolis: UFSC, 2007.

SILVA, J. S.; RITTER, J. Uso de TIC e a formação de professores de Química: emergências no XVII – ENEQ. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ). Anais... Florianópolis: QMC/UFSC, 2016.

Downloads

Publicado

2019-11-18

Edição

Seção

Artigo Original