Treinamento interno de equipe visando o aumento da lucratividade da empresa
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva1120162395-110Resumo
Este artigo apresenta um estudo sobre o processo de treinamento interno de equipes proporcionando a lucratividade da empresa. O artigo traz uma análise da relação e importância de ambos para o crescimento organizacional e profissional. A releitura do estudo de caso feito na Eletronorte relata a relação do Treinamento para os Objetivos Estratégicos da Organização. O objetivo é mostrar a importância do processo de Treinamento e Desenvolvimento como vantagem para as empresas alcançarem qualidade de produção, competitividade no mercado, clientes satisfeitos e fidelizados e finalmente aumento significativo dos lucros. A relevância desse trabalho se concerne no fato de que em um ambiente de grande concorrência e que impõe às empresas novos desafios e demandas, o comprometimento e conhecimento dos trabalhadores são exigências que estão como ordem para o sucesso e para a sustentabilidade dos negócios. O resultado mostrou na empresa pesquisada o Impacto do Treinamento no Trabalho (Suporte Gerencial e Social e Suporte Material), para os grupos de treinamento, onde se pode constatar que o treinamento, a capacitação e a motivação beneficiam à gestão de pessoas, mostrando informações importantes a serem consideradas na administração dos Recursos Humanos. Logicamente, esta postura não será alcançada de uma hora para outra nas organizações, cabe aos profissionais de Recursos Humanos e verdadeiros agentes de mudança, fazer desse princípio uma realidade imprescindível para o sucesso das empresas.
Downloads
Referências
BOHLANDER, George; SNELL, Scott. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Cengace Learning, 2009.
BOOG, Gustavo G (coord.). Manual de Treinamento e Desenvolvimento: um guia de operações – manual oficial da ABTD. São Paulo: Makron Books, 2001.
CARVALHO, A. V. Administração de Recursos Humanos. Volume 1. São Paulo: Pioneira, 1997.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a teoria geral da Administração. São Paulo: Campus, 1999.
CONSULTORIA E SOLUÇÕES EM GESTÃO DE MANUTENÇÃO. Disponível em: csgm.com.br: Acessado em: 27/05/2016.
CRESWELL, John W. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre. Penso, 2014. 341p.
CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto. 2ª ed.,Porto Alegre: Artmed, 2007.
DRUCKER, Peter. Administração na próxima sociedade. Tradução de Nivaldo M. Jr. São Paulo: Nobel, 2002.
GARLAND, Ron. Administração e Gerenciamento para a nova era. 2º edição. São Paulo: Saraiva, 1993.
RIBEIRO, A. L. Gestão de pessoas. São Paulo: Saraiva, 2006.
ROBBINS, S. P. Administração: Mudanças e Perspectivas. 3ª tiragem. São Paulo:
Saraiva, 2002(a); Comportamento Organizacional. 9º edição. São Paulo: Prentice Hall, 2002(b).
SANTOS, Jeogen. RH e Segurança do trabalho. Disponível em: jeogensantos.blogspot.com.br. Acessado em: 30/06/2016.
SILVA, M. E. Relações entre impacto do treinamento no trabalho e estratégia empresarial: o caso da Eletronorte, Artigo publicado em 2004. Disponível em: Google Acadêmico. Acessado em: 10/06/2016
TACHIZAWA, Takeshy; FERREIRA, Victor Cláudio Paradela; FORTUNA, Antônio Alfredo Mello. Gestão com Pessoas: uma abordagem aplicada às estratégias de negócios. 2º edição. São Paulo: FGV, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.