Treinamento interno de equipe visando o aumento da lucratividade da empresa

Ana Claudia Manhaes

Resumo


Este artigo apresenta um estudo sobre o processo de treinamento interno de equipes proporcionando a lucratividade da empresa. O artigo traz uma análise da relação e importância de ambos para o crescimento organizacional e profissional. A releitura do  estudo de caso feito na Eletronorte relata a relação do Treinamento para os Objetivos Estratégicos da Organização. O objetivo é mostrar a importância do processo de Treinamento e Desenvolvimento como vantagem para as empresas alcançarem qualidade de produção, competitividade no mercado, clientes satisfeitos e fidelizados e finalmente aumento significativo dos lucros. A relevância desse trabalho se concerne no fato de que em um ambiente de grande concorrência e que impõe às empresas novos desafios e demandas, o comprometimento e conhecimento dos trabalhadores são exigências que estão como ordem para o sucesso e para a sustentabilidade dos negócios. O resultado mostrou na empresa pesquisada o Impacto do Treinamento no Trabalho (Suporte Gerencial e Social e Suporte Material), para os grupos de treinamento, onde se pode constatar que o treinamento, a capacitação e a motivação beneficiam à gestão de pessoas, mostrando informações importantes a serem consideradas na administração dos Recursos Humanos. Logicamente, esta postura não será alcançada de uma hora para outra nas organizações, cabe aos profissionais de Recursos Humanos e verdadeiros agentes de mudança, fazer desse princípio uma realidade imprescindível para o sucesso das empresas.


Texto completo:

PDF

Referências


BOHLANDER, George; SNELL, Scott. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Cengace Learning, 2009.

BOOG, Gustavo G (coord.). Manual de Treinamento e Desenvolvimento: um guia de operações – manual oficial da ABTD. São Paulo: Makron Books, 2001.

CARVALHO, A. V. Administração de Recursos Humanos. Volume 1. São Paulo: Pioneira, 1997.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a teoria geral da Administração. São Paulo: Campus, 1999.

CONSULTORIA E SOLUÇÕES EM GESTÃO DE MANUTENÇÃO. Disponível em: csgm.com.br: Acessado em: 27/05/2016.

CRESWELL, John W. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre. Penso, 2014. 341p.

CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto. 2ª ed.,Porto Alegre: Artmed, 2007.

DRUCKER, Peter. Administração na próxima sociedade. Tradução de Nivaldo M. Jr. São Paulo: Nobel, 2002.

GARLAND, Ron. Administração e Gerenciamento para a nova era. 2º edição. São Paulo: Saraiva, 1993.

RIBEIRO, A. L. Gestão de pessoas. São Paulo: Saraiva, 2006.

ROBBINS, S. P. Administração: Mudanças e Perspectivas. 3ª tiragem. São Paulo:

Saraiva, 2002(a); Comportamento Organizacional. 9º edição. São Paulo: Prentice Hall, 2002(b).

SANTOS, Jeogen. RH e Segurança do trabalho. Disponível em: jeogensantos.blogspot.com.br. Acessado em: 30/06/2016.

SILVA, M. E. Relações entre impacto do treinamento no trabalho e estratégia empresarial: o caso da Eletronorte, Artigo publicado em 2004. Disponível em: Google Acadêmico. Acessado em: 10/06/2016

TACHIZAWA, Takeshy; FERREIRA, Victor Cláudio Paradela; FORTUNA, Antônio Alfredo Mello. Gestão com Pessoas: uma abordagem aplicada às estratégias de negócios. 2º edição. São Paulo: FGV, 2001.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva1120162395-110

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008