O uso do blog como facilitador da aprendizagem

Autores

  • Ana Claudia Manhaes Faculdade Sul Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva11201628111-130

Resumo

Este estudo tem embasamento o uso do blog como ferramenta pedagógica no Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) no espaço escolar que deve ser utilizado pelo professor para dinamizar as aulas e provocar o interesse dos alunos pelos conteúdos. O conhecimento aprendido na aplicação do blog deve ser transformador e significativo de maneira que o aluno aprenda, participe e elabore o pensamento crítico. O intuito do trabalho é verificar a potencialidade do uso das mídias digitais como facilitador do processo ensino-aprendizagem, proporcionar a aprendizagem colaborativa e promover transformações concretas na relação professor-aluno, tornando as aulas mais dinâmicas e interessantes. Hoje, nossos alunos estão envolvidos todo o tempo com as tecnologias digitais e internet e utilizá-las no contexto escolar é favorável para os professores que se preocupam com as mudanças que a nova educação almeja a fim de atingir concretamente o interesse e aprendizado dos alunos. Assim, este estudo foi buscar na prática à aplicação essa ferramenta blog num grupo de 15 alunos do curso de Aprendizagem Assistente Administrativo de uma instituição de ensino de referência no mercado de trabalho. Os alunos vivenciaram a criação do blog no laboratório de informática da instituição e validaram a pesquisa respondendo a um questionário que foi analisado neste trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ação: formação do professor à distância em ambiente digital. In: José Armando Valente, Maria Elizabeth B. de Almeida, Maria Elisabette B. Prado. Educação a distância via Internet. Formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2003.

BARBOSA, Conceição Aparecida Pereira, SERRANO, Claudia Aparecida. "O blog como ferramenta para construção do conhecimento e aprendizagem colaborativa." 12º Congresso de Educação a Distância (ABED). Florianópolis/SC. Vol. 18. 2005. Disponível em: http://www.moodle.ufba.br/file.php/11601/Material_e-Proinfo_Modulo_II/011tcc3.pdf

BARBOSA, E; GRANADO, A. Weblogs, Diário de Bordo. Porto Editora, 2004.

BARBOSA, C.A.P. SERRANO, C.A. O blog como ferramenta para construção do conhecimento e aprendizagem colaborativa. CA Serrano - Fundação Armando Álvares Penteado, 2005 Disponível em:<http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/011tcc3.pdf>.

BASSANI, Patrícia Scherer. Análise das interações em ambientes virtuais de aprendizagem: uma possibilidade para avaliação da aprendizagem em EAD, 2011. RENOTE, 2006 - seer.ufrgs.br Disponível em: www.seer.ufrgs.br/renote/article/download/14044/7932

BOEIRA, Adriana Ferreira. Blogs na Educação: Blogando algumas possibilidades pedagógicas, 2008. Revista Tecnologias na Educação, 2008 - tecnologiasnaeducacao.pro.br Disponível em: http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/wp-content/uploads/2015/07/Art-10-vol1-dez-20091.pdf

DOTTA, Silvia. Uso de uma Mídia Social como Ambiente Virtual de Aprendizagem, 2011. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na …, 2011 - br-ie.org Disponível em: http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/sbie/2011/0077.pdf

DOS SANTOS, Ademir José et al.. O blog como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. Revista Lugares de Educação, v. 4, n. 8, p. 92-109, 2014.

Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rle/article/view/18314/pdf

FRAGA¹, Vinicius Munhoz et al. Blog como recurso didático pedagógico no ensino de ciências: as tecnologias de ensino na era dos nativos digitais. 2011. - nutes.ufrj.br Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R1418-1.pdf

GASPAR, Maria da Glória; SANTOS, Maria da Glória. O blog como ferramenta auxiliar na aprendizagem colaborativa. Separata de: Ticeduca. Lisboa: Universidade de Lisboa, n 2, nov/dez 2012, pp. 1-18.

GOMES, M. J. (2005). Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. In Actas do VII Simpósio Internacional de Informática Educativa, Portugal: Leiria – 16–18 de Novembro de 2005.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. 8ª edição. Campinas: Papirus, 2012.

MARTINS, L. M. (2006). "Educação Infantil: assumindo desafios". In: Silva, A., Santos, B. R. e Sequeira, C.H. (orgs.). Infância e Adolescência em Perspectiva. São Vicente, SP, Prefeitura Municipal de São Vicente, v. I, pp. 66-76.

MARQUES E ABEGG, 2012. Blog escolar como estratégia de educação em saúde. GP Valli - 2015 - lume.ufrgs.br Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/114529/000955079.pdf?sequence=1

MATTAR, J. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

MORAN, José Manuel. Mudar a forma de ensinar e aprender com tecnologias. Revista Interações–Estudos e Pesquisas em …, 2000 - miniweb.com.br Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/uber.pdf

MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos T., BEHRENS, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000. 133p.

PEDAGOGIA SURDA, 2, 2007, Vitória. Educação de Surdos: práticas pedagógicas e políticas educacionais. Vitória: Centro de Educação da UFES, 2007. p.368-380

TAVARES, Romero. Aprendizagem Significativa e o Ensino de Ciências, 2008.

Revista Ciências & Cognição 2008; Vol 13 (1): 94-100 Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org.

TAVARES, Romero. Aprendizagem significativa em um ambiente multimídia. V Encuentro Internacional sobre Aprendizaje …, 2006 - fisica.ufpb.br Disponível em: <http://www.fisica.ufpb.br/~Romero/pdf/2006VEIAS>

.

TRAVASSOS, Silvana Maria. O uso de um blog como ferramenta de apoio no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior. 2013. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Programa de Pós-Graduação em

SANTOS, L. M.; MARTINS, L. M. Cibercultura: A Educação no Mundo Contemporâneo. Separata de: Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional. Sergipe: Universidade Tiradentes, n 1, 2015, pp. 1-10.

SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 5, 2004, Curitiba. Artigo... Curitiba: Universidade Federal Paraná, ANPED Sul - Reunião Científica da Região Sul, 1-7 pp.

SILVA, G. M.; RODRIGUES, C. H. Lingüística Aplicada e Língua de Sinais: em busca de uma nova perspectiva de ensino de Libras. In: Seminário Nacional de Pedagogia Surda.

ZIMMER, Josete Maria - Blog didático: integração na prática pedagógica. Lisboa: [s.n.], 2011. Ensino de Ciência e Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2013.

Downloads

Publicado

2016-11-07

Como Citar

Manhaes, A. C. (2016). O uso do blog como facilitador da aprendizagem. Revista Valore, 1(1), 111–130. https://doi.org/10.22408/reva11201628111-130

Edição

Seção

Artigo Original