O TERMO CULTURA EM PERSPECTIVA HISTÓRICA: ASPECTOS POLISSÊMICOS E SOCIAIS

JOSE HENRIQUE DE LACERDA FURTADO

Resumo


O presente estudo foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica, tendo como objetivo principal realizar uma discussão acerca da etimologia da palavra “cultura”, levando em conta a evolução histórica de sua concepção ao longo dos anos e seus aspectos polissêmicos e sociais. Considerando que é praticamente impossível rever a trajetória completa da palavra cultura, em virtude de suas diversas aplicações ainda existentes, faz-se imprescindível que se reconstitua a gênese social e a genealogia do conceito de cultura, se quisermos compreender o seu sentido atual e seu uso nas ciências sociais, estabelecendo os laços existentes entre a história da palavra “cultura” e a história das ideias. Dessa forma, o estudo foi organizado em duas partes, com a primeira abordando a evolução histórica do termo cultura, e a segunda, construída com o intuito de acrescentarmos algumas discussões acerca dos seus aspectos polissêmicos e sociais na contemporaneidade. Considerando as discussões apresentadas, fica evidente o quanto a concepção de cultura foi se modificando ao longo da história, sendo diretamente influenciada pelo modo de produção e de organização da sociedade, seus valores e crenças de cada época.


Texto completo:

PDF

Referências


AMORIM, S. Cultura e democracia: a participação como elemento estruturante das políticas públicas de cultura no estado do Rio de Janeiro. 2017. 268 f. Tese (Doutorado em Políticas públicas e formação humana) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação, 2017. Disponível em: < http://ppfh.com.br/wp-content/uploads/2018/05/Tese-NORMALIZADA-4.pdf>. Acesso em 29 de jan, 2019.

CANCLINI, N. G. O patrimônio cultural e a construção imaginária do nacional. Tradução de Mauricio Santana Dias. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. n. 23, 1994.

CHAUI, M. Cultura e democracia. In: Crítica y emancipación: Revista letinoamericana de Ciencias Sociales. Año 1, no. 1, (jun. 2008- ). Buenos Aires: CLACSO, 2008.

CUCHE, D. Gênese social da palavra e da ideia de cultura. In: CUCHE, D. A noção de cultura nas ciências sociais. Tradução de Viviane Ribeiro. 2. Ed. Bauru: EDUSC, p. 17-31, 2002.

EAGLETON, T. A ideia de cultura. 2. ed., São Paulo: UNESP, 2011.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed.- 3. Reimpr. - São Paulo: Atlas, 2010.

OLIVEN, R. G. Identidade nacional: construindo a brasilidade. In: Agenda brasileira: temas de uma sociedade em mudança./ André Botelho; Lilia Moritz Schwarcz (orgs.). São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

WILLIAMS, R. Cultura. In: Palavras Chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007.

WILLIAMS, R. Recursos da esperança: cultura, democracia, socialismo. Tradução de Nair Fonseca; João Alexandre Peschanski. – 1. ed. – São Paulo: Editora Unesp, 2015.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva502020305e-5035

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008