O COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO ENTRE PROFESSORES DA DISCIPLINA DE MODELAGEM DO VESTUÁRIO EM UM CURSO DE MODA

Maria Helena Ribeiro de Carvalho, Letícia Fleig Dal Forno, Ely Mitie Massuda

Resumo


A disciplina de modelagem em um curso de moda tem uma proposta teórico-prática de possibilitar o aluno a aprender como modelar o tecido e a roupa para um corpo. No específico caso deste estudo, a disciplina é ministrada por cinco professores que dividem a sua organização. Notou-se, assim, a relevância de compreender o processo de compartilhamento do conhecimento entre os professores enquanto uma estratégia de promoção da gestão do conhecimento para se atingir a proposta da disciplina. O objetivo deste estudo foi investigar o compartilhamento do conhecimento nas intervenções e práticas de ensino aplicadas na disciplina modelagem do vestuário. Caracterizou-se como uma pesquisa descritiva e exploratória, aplicada, no qual se utilizou de uma abordagem qualitativa por meio de respostas obtidas através de uma entrevista semiestruturada recorrendo-se à análise de conteúdo de Bardin. Observou-se que o compartilhamento do conhecimento, como uma prática da gestão do conhecimento, é um meio de promover a interação entre os professores, a partilha de seus saberes e das intervenções pedagógicas em sala de aula.

Palavras Chave: Conhecimento. Ensino. Compartilhamento do conhecimento.


Texto completo:

PDF

Referências


ALÁRIO, Mônica. Os estilistas e a produção de moda. Tese de Doutorado, apresentada Programa de Pós- Graduação em Sociologia da Faculdade de Ciências e Letras – UNESP/ Araraquara,2007.

ALVARENGA NETO, R. Gestão do conhecimento em organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo. Tese apresentada ao Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da UFMG, 2005.

____________ . Comunicação nas organizações na era do conhecimento. São Paulo: Atlas, 2010.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Ed. 70, 2016.

BARTHES, Roland. Inéditos. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

BEDUSCHI, Danielle Paganini. O ensino de modelagem integrado à criação. In: 11º Colóquio de Moda – 8ª Edição Internacional 2º Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda, 2015.

CAJUEIRO, J. L. G.; SICSU, A. B. Elementos Preliminares para construção de Modelos: A Contribuição da Gestão do Conhecimento para Instituições de Ensino Superior. Anais XVII Encontro Nacional De Engenharia De Produçâo. Porto Alegre: ABEPRO, 2007.

CICONE, P.A.; COSTA, C.F.; MASSUDA, E.M.; VERMELHO, S.D.; GIMENES, R.M. gestão do conhecimento em organizações de saúde: revisão sistemática de literatura. Revista Saúde e Pesquisa, v. 8, n. 2, p. 379-388, 2015.

CHIRI, K.; KLOBAS, J. Knowledge Sharing and Organizational Enabling Conditions. Proceedings of 11th European Conference of Knowledge Management, 2010.

CUNHA, Arielly Kizzy; SANTOS CRUZ, José Anderson; BIZELLI, José Luís. A gestão do conhecimento e as expertizes desenvolvidas no ensino superior. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v.21, n. esp. 1, p. 677-690, out/2017.

DALKIR, Kimiz. Knowledge Management in Theory and Practice. Burlington: Elsevier, 2011.

DAVENPORT, Thomas H. PRUSAK, Laurence; tradução PERES, Lenke. Conhecimento Empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de janeiro: Elsevier, 2003.

DELGADO, Daniela. Configurações sobre a educação no setor de moda. Iara: Revista de Moda, Cultura e Arte, v. 3, p. n.3, 2010.

DIXON, N. M. Common Knowledge: How Companies Thrive by Sharing What They Know. Harvard Business School Press, Boston, MA, 2000.

DOROW, P. F. Compreensão do compartilhamento do conhecimento em atividades intensivas em conhecimento nas organizações de diagnóstico por imagem. Tese (doutorado em Engenharia e Gestão do Conheicmento). Universidade Federal de santa Catarina, 2017.

DRUCKER, P. Administração de organizações sem fins lucrativos - princípios e práticas. Editora Pioneira, São Paulo, 1990.

FERNÁNDEZ. Fátima Addine. Didática y optimización del processo de enseñanza aprendizaje. IN: Instituto Pedagógico Latinoamericano y Caribeño – La Havana – Cuba, 1998.

GRAVE, Maria de Fátima. A modelagem sob a ótica da ergonomia. São Paulo: Zennex 2004.

HESSEN, Johannes. Teoria do conhecimento. São Paulo, Martins Fontes, 2000.

LLARENA, R.A.S.; DUARTE, E.N.; SANTOS, R.R. Gestão do conhecimento e desafios educacionais contemporâneos. Em Questão, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 222-242, mai/ago, 2015. doi: http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245212.222-242

MARIANO, M.L.V. Da Construção à Desconstrução: a Modelagem como Recurso Criativo no Design de Moda. Trabalho de Conclusão de Mestrado – Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2011.

NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka; THORELL, Ana. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.

NONAKA, Okujiro; TAKEUCHI, Hirotaka; tradução RODRIGUES, Ana Beatriz; CELESTE, Priscila Martins. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de janeiro: Elsevier, 1997.

OLIVEIRA, Ronielton Rezende; OLIVEIRA, Roniton Rezende; LIMA, Juvêncio Braga. Reflexão sobre a relação entre a mudança de cultura organizacional e a gestão do conhecimento. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 6, n. 1, p. 19-35, jan./jun. 2016.

OSORIO, Ligia. Modelagem: organização e técnicas de interpretação. Caxias do Sul: EDUCS, 2007.

POLANYI, Michael; Beira Eduardo. A dimensão Tácita. Portugal: Inovatec, 2010.

PROBST, G.; RAUB, S.; ROMHARDT, K. Gestão do conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. Porto Alegre. Bookman, 2002.

SANTOS, Antonio Raimundo. PACHECO, Fernando Flávio, PEREIRA, Heitor José, BASTOS IR., Paulo Alberto (org). Gestão do conhecimento: uma experiência para o sucesso empresarial. Curitiba: Champagnat, 2001.

SANTOS, Silvio Aparecido dos; LEITE, Nildes Pitombo; FERRARESI, Alex Antônio. Gestão do conhecimento: institucionalização e práticas nas empresas e instituições (pesquisa e estudos). Maringá: Unicorpore, 2007.

SENGE, Peter; CAMBRON-MCCABE, Nelda; LUCAS, Timothy; SMITH, Bryan; DUTTON, Janis; KLEINER, Art. Escolas que aprendem: um guia da Quinta Disciplina para educadores, pais e todos que se interessam pela educação. Tradução Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2005.

SORCINELLI, Paolo. Estudar a moda: corpos, vestuário, estratégias. São Paulo: Senac. 2008.

SOUSA, Marco Aurélio Batista. Gestão do conhecimento: uma contribuição ao seu entendimento. Revista de Administração e Negócios da Amazônia, v.6, n.3, set/dez. 2014.

STEIL, A.V. Estado da arte das definições de gestão do conhecimento e seus subsistemas. Florianopolis: 2007. Technical Report.

TONET, H. C.; PAZ, M.G.T. Um modelo para o compartilhamento de conhecimento no trabalho. RAC. Revista de Administração Contemporânea, v. 10, p. 75-94, 2006.

YANG, Y. A Framework for Decision Support Systems Adapted to Uncertain Knowledge. Tese (Doutorado em Ciência da Computação), Universität Karlsruhe (TH), 2007.

YIN, R. Estudo de Caso. Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva402019327239-254

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008