SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DO TEATRO DE FANTOCHES: UM RELATO DE CASO

Autores

  • Maria de los Angeles Perez Lizama Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas (PPGTL), Centro Universitário Cesumar/UNICESUMAR, Maringá-PR – Brasil Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação/ICETI, Maringá-PR – Brasil
  • Gilsemara dos Santos Cagni Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas (PPGTL), Centro Universitário Cesumar/UNICESUMAR, Maringá-PR – Brasil
  • Beatriz Ueda Yamaguchi Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas (PPGTL), Centro Universitário Cesumar/UNICESUMAR, Maringá-PR – Brasil
  • Raquel de Souza Cosin Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas (PPGTL), Centro Universitário Cesumar/UNICESUMAR, Maringá-PR – Brasil
  • Edneia Aparecida de Souza Paccola Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas (PPGTL), Centro Universitário Cesumar/UNICESUMAR, Maringá-PR – Brasil Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação/ICETI, Maringá-PR – Brasil
  • Luciana Cristina Soto Herek Rezende Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas (PPGTL), Centro Universitário Cesumar/UNICESUMAR, Maringá-PR – Brasil Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação/ICETI, Maringá-PR – Brasil
  • Marcia Aparecida Andreazzi Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas (PPGTL), Centro Universitário Cesumar/UNICESUMAR, Maringá-PR – Brasil Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação/ICETI, Maringá-PR – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva402019329267-276

Resumo

A arte tem um papel relevante para a ciência e preservação do planeta, sendo preconizada pelo Plano Nacional de Meio Ambiente como recurso para a educação ambiental. Esse relato de caso tem como objetivo discorrer sobre a experiência do uso de Teatros de Fantoches como ferramenta para a Educação Ambiental de crianças do ensino fundamental, participantes do projeto de extensão Escola na Fazenda, promovido por uma Instituição de Ensino Superior, localizada no sul do Brasil. Os resultados mostraram que a utilização da expressão teatral, na forma de teatros de fantoches, é uma prática positiva para a disseminação do conhecimento e sensibilização de crianças quanto às questões relacionadas ao meio ambiente, sendo uma estratégia de ensino e aprendizagem lúdica e efetiva dos conhecimentos ambientais.

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Publicado

2019-11-30

Como Citar

Lizama, M. de los A. P., Cagni, G. dos S., Yamaguchi, B. U., Cosin, R. de S., Paccola, E. A. de S., Rezende, L. C. S. H., & Andreazzi, M. A. (2019). SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DO TEATRO DE FANTOCHES: UM RELATO DE CASO. Revista Valore, 4, 267–276. https://doi.org/10.22408/reva402019329267-276