SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DO TEATRO DE FANTOCHES: UM RELATO DE CASO

Maria de los Angeles Perez Lizama, Gilsemara dos Santos Cagni, Beatriz Ueda Yamaguchi, Raquel de Souza Cosin, Edneia Aparecida de Souza Paccola, Luciana Cristina Soto Herek Rezende, Marcia Aparecida Andreazzi

Resumo


A arte tem um papel relevante para a ciência e preservação do planeta, sendo preconizada pelo Plano Nacional de Meio Ambiente como recurso para a educação ambiental. Esse relato de caso tem como objetivo discorrer sobre a experiência do uso de Teatros de Fantoches como ferramenta para a Educação Ambiental de crianças do ensino fundamental, participantes do projeto de extensão Escola na Fazenda, promovido por uma Instituição de Ensino Superior, localizada no sul do Brasil. Os resultados mostraram que a utilização da expressão teatral, na forma de teatros de fantoches, é uma prática positiva para a disseminação do conhecimento e sensibilização de crianças quanto às questões relacionadas ao meio ambiente, sendo uma estratégia de ensino e aprendizagem lúdica e efetiva dos conhecimentos ambientais.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, F. M. et al. Ciência e teatro: um estudo sobre as artes cênicas como estratégia de educação e divulgação da ciência em museus. Ciência e Educação, v. 24, n. 2, p. 375-393, 2018.

ARAÚJO-JORGE, T. C. et al. CIENCIARTE© no Instituto Oswaldo Cruz: 30 Anos de experiências na construção de um conceito interdisciplinar. Ciência & Cultura, v. 70, n. 2, p. 25-34, 2018.

BAÍA, M. C. F.; SANTANA, A. R.; NAKAYAMA, L. Ludicidade: aprendendo a conservar o Parque Ambiental de Belém para não acabar. Educação Ambiental em Ação, Novo Hamburgo, n. 30, ano VIII, p. 1-12, 2009.

COTA, A. L. S.; COSTA, B. J. A. Atividades lúdicas como estratégia para a promoção da saúde bucal infantil. Revista Saúde e Pesquisa, v. 10, n. 2, p. 365-371, 2017.

BRASIL. Política Nacional de Meio Ambiente. Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Disponível em: < http://www.oas.org/dsd/fida/laws/legislation/brazil/brazil_6938.pdf>. Acesso em: 01 jul. 2019.

BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental. Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em . Acesso em: 14 ago. 2019.

CÂMARA, V. O. F.; CRISPIM, M. C. B.; FURTADO, G. B. Teatro de bonecos e meio ambiente, Revista de Educação Ambiental, v. 12, n. 5, p. 77-83, 2017.

DANTAS, O.; NAKAYAMA, L.; SANTANA, A. R. Abordagens de ambiente na ótica de professores de ciências. Revista Brasileira de Educação Ambiental, n. 4, p. 107-114, 2009.

DANTAS, O. M. S.; SANTANA, A. R.; NAKAYAMA, L. Teatro de fantoches na formação continuada docente em educação ambiental. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 3, p.711-726, 2012.

FRUGUGLIETTI, S. “The theatre, (art) and science: between amazement and applause!”, Journal of Science Communication, v. 8, n. 2, p. 1-3, 2009.

GUERRA, R. A. T.; ABÍLIO, F. J. P.; ARRUDA, F. N. F.. Meio ambiente e educação ambiental: formação continuada de professores de escolas públicas de nível fundamental no Município de Cabedelo, Paraíba. 2006. Disponível em: . Acesso em: 1 jul. 2019.

GUERRA, R. A. T.; GUSMÃO, C. R. C.; SIBRÃO, E. R. Teatro de fantoches: uma estratégia. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 03, p. 711-726, 2012.

MEDINA, N. M.; SANTOS, E. C. Educação Ambiental: uma metodologia participativa de formação. 3ª edição. Petrópolis: Vozes, 2003, 24p.

MARTINS, J. M. L. “Ciência, arte e perspectivas para a imaginação sociológica”. Revista Café com Sociologia, v. 3, n. 3, p. 4-7, 2014.

NASCMENTO, L. F. P. et al. Ecologicamente correto para aliviar a consciência ou para mudar o mundo? Uma discussão sobre padrões de consumo. Revista RAMA, v. 7, n.1, p. 173-194, 2014.

REIS, J. C.; GUERRA, A.; BRAGA, M. Ciência e arte: relações improváveis? História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 13, p.71-87, 2006. Suplemento.

RIGODANZO, S. I. Z. Teatro de Fantoches Como Ferramenta de educação ambiental. In: SALÃO INTERNACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 5., 2013. Anais ... Bagé: Universidade Federal do Pampa, 2013 v.5, n.3, 2013.

SILVEIRA, J. R. A. Arte e Ciência: uma reconexão entre as áreas. Ciência & Cultura, v. 70, n. 2, p. 24-25, 2018.

SILVEIRA, J. R. A.; MALINA, R. F.; LANNES, D. Arteciência: um retrato acadêmico brasileiro. Ciência & Cultura, v. 70, n. 2, p. 46-55, 2018.

SIQUEIRA, R.M. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense. Produção Didático-Pedagógica. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Curitiba: SEED/PR., 2009. V.2. (Cadernos PDE). Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2009_uepg_arte_md_rosangela_marques_siqueira.pdf >. Acesso em 13 de ago. 2019.

TEIXEIRA, J. R. A. Arte e ciência: uma reconexão entre as áreas. Ciência & Cultura, v. 70, n. 2, 2018.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva402019329267-276

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008