ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONOMICA: UM ESTUDO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA LOCADORA DE VIDEO GAMES NA CIDADE DE ANGICAL DO PIAUÍ.

Samuel Carlos Lopes dos Santos, Washington José Pereira dos Santos, Vinicius Vieira de Carvalho, Luanna Mariane Pereira Ramos Gil

Resumo


Com o grande crescimento do poder econômico dos países, as micro e pequenas empresas são os principais precusores destes resultados, tornando o mercado cada vez mais competitivo e ofertando mais oportunidades, sem abrir mão da eficiência da gestão de custos praticada nestas. Portanto, este trabalho procura analisar a viabilidade de implementação de uma locadora de vídeo games na cidade de Angical do Piauí. Para isso, foi necessário adotar uma pesquisa quantitativa, com a aplicação de 33 questionários com os alunos de uma instituição de ensino federal, com o intuito de obter resultados provenientes a preferências, formação de preços e custo necessário da implementação deste empreendimento na cidade. Os resultados mostraram que os respondentes gostam de vídeo games e estariam dispostos a frequenta-la. Além disso, constatou-se que os lucros obtidos durante o mês, poderiam cobrir os custos em um pequeno intervalo de tempo, sendo viável a implementação desta na cidade de Angical.

Palavras-Chaves: Empreendedorismo;Viabilidade; Contabilidade.


Texto completo:

PDF

Referências


ATKINSON, Anthony A., BANKER, Rajiv D., KAPLAN, Robert S., YOUNG, S. Mark, Contabilidade Gerencial, 3 ed. – São Paulo : Atlas, 2011.

CHÉR, R. A gerencia das pequenas e médias empresas: o que saber para administrá-las, 2ed. rev. e ampl. São Paulo: Maltese, 1991.

ECKERT, A.; MECCA, MS.; BIASIO, R. Uso de técnicas de gestão de custos e de preço para tornar as empresas competitivas e lucrativas sem entrar na guerra de preços baixos. Revista Contabilidade e Informação. Ijuí, RS, ano 14, n. 35, p. 12-24, jul/dez, 2011.

FABRETTI, Láudio Camargo. Prática tributária da micro, pequena e média empresa, São Paulo: Atlas, 2003.

HENRIQUE, Marco Antônio. A importância da contabilidade gerencial para micro e pequena empresa. Monografia. Universidade de Taubaté. SP- 2008.

JUNIOR, K; M. A. Sobre a produção de significados e a tomada de decisão de indivíduos-consumidores. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, Instituto de Geociências De Ciências Exatas, Campus de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2011.

LINDEMEYER, Ricardo Matsukura. Análise da viabilidade econômico-financeira do uso do biogás como fonte de energia elétrica. 2008. Trabalho de Conclusão de Estágio (Bacharelado em Administração), UFSC, Florianópolis, 2008.

MENEZES, Márcio José dos Santos. Plano de negócio para a abertura de uma locadora de vídeo games. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – UFRGS, Porto Alegre, 2015.

NÓBREGA, Newton Carlos Medeiros. Um estudo teórico da avaliação de riscos em projetos de investimento em organizações. 2007. 53 p. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção). UFJF, Juiz de Fora, 2007.

OLHAR DIGITAL. Hacker diz que piratear games se tornará impossível em dois anos. 2016. Disponível em: . Acesso em 16/02/19.

OLIVEIRA. M. M. Contabilidade gerencial: a aplicação na gestão de microempresas e empresas de pequeno porte. 2005. 71f. Monografia. Universidade de Taubaté. 2005.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Curso Básico Gerencial de Custos. 2. Ed. São Paulo: Cengage Learning, 2006.

PEREIRA et al. Reações de Afeto no Processo Decisório Gerencial das Organizações: Uma Abordagem a Partir da Prospective Theory. Revista Contabilidade Vista & Revista, Belo Horizonte, v. 21, n. 1, 2010.

SOUZA, Leila Alves de. Contabilidade gerencial nas micro e pequenas empresas. 2013. Disponível em: . Acesso em: 13 fevereiro 2019.

TECMUNDO. Grupo consegue piratear games do PlayStation 4 em um processo complicado. 2017. Disponível em: . Acesso em: 16/02/19.

VIEIRA, Euselia Paveglio. Custos e Formação de Preço de Venda. 2. Ed. Rio Grande do Sul: Unijuí, 2013.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva40201935464-77

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008