EAD COMO DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA CIDADE DE SANTO ANTONIO DE JESUS NA BAHIA

Delnice Cardoso Alves Veiga, Josiene de Souza Almeida Oliveira

Resumo


A Educação à Distância surge no cenário atual como um grande aliado ao acesso ao Ensino Superior em todo o Brasil. A EaD tem tido posição de destaque nas últimas décadas, fato este justificado pela oferta de cursos recomendados e ou reconhecidos pelo Ministério da Educação, aliado à comodidade do aluno obter conhecimento com flexibilidade de horário e localização. O presente artigo visa demonstrar a realidade desta modalidade de ensino como ferramenta de democratização do ensino superior na cidade de Santo Antônio de Jesus na Bahia, quem é o seu público e quais são os principais motivos que o levou à escolha da EAD. O percurso metodológico utilizado,consistiu em aplicação de questionários, tabulação e análise dos dados obtidos, e análise de dados secundários disponíveis em artigos, periódicos e plataformas oficiais. Os resultados obtidos demonstraram que o público optante pela EaD está em uma faixa etária de 26 a 33 anos, são trabalhadores do comércio local, concluíram o ensino médio entre 5 e 13 anos atrás e buscam qualificação para galgar melhores cargos no mercado de trabalho, e os cursos mais procurados são relacionados à área empresarial. O estudo também revelou que a possibilidade de conciliar trabalho e estudo é um dos principais fatores para a escolha desta modalidade. Ao analisar a realidade da EaD em Santo Antônio de Jesus, e o perfil do aluno optante por esta modalidade de ensino, o estudo abre precedentes para que novas pesquisas sejam feitas no sentido de avaliar a educação no município, trazendo informações relevantes à sociedade, iniciativa privada e ao poder público a fim de que o mercado de trabalho possa absorver e valorizar os novos profissionais que estão em formação.

Palavras-chave: Ensino Superior; Educação à Distância; Democratização do Ensino; Profissionalização.


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Referências


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva402019364203-214

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008