EMPREENDEDORISMO FEMININO: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE O PERFIL DAS MULHERES EMPREENDEDORAS

Autores

  • Isabella Cristina Sousa Rocha Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva402019365215-224

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar algumas das principais produções científicas sobre o perfil do empreendedorismo feminino, identificando os principais resultados alcançados por esses estudos. Para tal, realizou-se uma pesquisa nas bases Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), utilizando os termos “Empreendedorismo Feminino” e “Mulheres Empreendedoras” nos títulos e palavras-chaves. Em seguida, realizou-se a segregação dos trabalhos que retratavam especificamente o perfil do empreendedorismo feminino obtendo, assim, 6 estudos para análise. Através do levantamento bibliográfico, evidenciou-se que as mulheres apresentam como características do perfil empreendedor: inovação; persistência; criatividade; empatia; e persuasão. Notou-se também que a maioria são casadas, têm filhos, formação acadêmica de nível superior, abrem seus próprios negócios por oportunidade e em áreas que já haviam trabalhado e veem, no empreendedorismo, uma forma de emancipação financeira. Outrossim, uma minoria de estudos evidenciou que as mulheres trabalham mais de nove horas por dia e participam, em média, com 50% da renda familiar.

Palavras-chave: Pesquisa bibliográfica; Empreendedorismo Feminino; Perfil das Mulheres Empreendedoras.

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Publicado

2020-01-08

Como Citar

Rocha, I. C. S. (2020). EMPREENDEDORISMO FEMININO: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE O PERFIL DAS MULHERES EMPREENDEDORAS. Revista Valore, 4, 215–224. https://doi.org/10.22408/reva402019365215-224