ENCONTRO INTERDISCIPLINAR ENTRE OS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM NOVO OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO NÍVEL SUPERIOR NO SÉCULO XXI

Autores

  • Marilia Matos Monteiro Gonçalves Ferreira Faculdade da Amazônia, Manaus, AM – Brasil
  • Diego Ventura Magalhães Faculdade da Amazônia, Manaus, AM – Brasil
  • Rayanny Cardoso Moreira **Faculdade Pitagoras de Guinambi, Guanambi, BA– Brasil *** Faculdade de Ciências e Tecnologia da Bahia, Alagoinhas, BA - Brasil
  • Luciana Tupinambá Dessy Faculdade da Amazônia, Manaus, AM – Brasil
  • Luiz Reis Ferreira Neto Universidad Autónoma de Asunción,, Asunción – Paraguay
  • Diego Emerson Silva Costa Faculdade Pitagoras de Guinambi, Guanambi, BA– Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva402019367235-250

Resumo

Como requisito de ensino-aprendizado-avaliativo, foi realizado nos dias 12 e 13 de setembro de 2018, na Faculdade da Amazônia, o primeiro encontro entre os cursos de ciências contábeis e administração que visava com uma abordagem interdisciplinar, elaborar um debate crítico, por meio de duas atividades: no primeiro dia o talkshow (diálogo-reflexivo entre profissionais das suas áreas dos cursos envolvidos no evento) e no segundo dia a releitura de artigos já publicados, no qual os alunos tiveram contato com diversos temas e dialogaram com os conhecimentos até então obtidos dentro e fora de sal de aula. Como resultados, obteve-se uma produção acadêmica interna, por meio de apresentação oral e escrita pelos alunos sobre diferentes temáticas, além de uma proposição final de produção acadêmica para publicação futuras em revistas e eventos nacionais e locais.

Palavras-Chave: Reflexão acadêmica. Interdisciplinaridade. Administração. Ciências Contábeis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRANSON, R.K. Issues in the Design of Schooling: Changing the Paradigm. Educational Technology, 30(4): 7-10, April, 1990.

CHRISTENSEN, C. M.; HORN, M. B.; JOHNSON, C. W. Inovação na sala de aula: como a inovação de ruptura muda a forma de aprender. Tradução de Raul Rubenich. Porto Alegre: Bookman, 2009.

FURTER, P. Educação e reflexão. 9ª ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1976.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 36ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 2007. Coleção Leitura.

HILSDORF, M. L. S. História da educação brasileira: leituras. São Paulo: Pioneira Thompson Larning, 2003.

HOUAISS, A;; VILAR, M. S. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: objetiva, 2001.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 8. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.

LIBANEO. J. C. O ensino de graduação na universidade: a aula universitária. 1994. Disponível em: Acessado em: 28 de abril de 2019.

LIBANEO. J. C. Os conteúdos escolares e sua dimensão crítico-social. Revista da Ande, São Paulo, n.11, p. 5 – 13, 1986.

LOBO, Fernando Martins. Deixa-me ser criança, Professor! Estante Editora, 1993.

MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. Campinas: São Paulo, Papirus, 2007.

MASSETO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

MOREIRA, A. D. Didática do ensino superior: técnicas e tendências. Revisão de Janice Yunes Perim. 1 ed. 2ª tiragem. São Paulo: Pioneira, 2000.

PETRAGLIA, I. Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber. 10. Ed. revisada e ampliada. Petrópolis, RJ: vozes, 2008.

RODRIGUES, B. P.; BRITO, F. M. S.; CAMPANHARO, W. A. Pesquisa qualitativa versus quantitativa. 2011, 22f. Projeto de pesquisa – Ciências Florestais, Jerônimo Monteiro.

SAMPIERI, H. R.; COLLADO,F. F.; LUCIO, B. P. Metodologia de pesquisa. 3 ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2013.

TEIXEIRA, M. Prática docente e autonomia do aluno: uma relação a ser construída em cursos de graduação. Tese de Doutorado. São Paulo, 2002.

UNESCO. Declaração mundial sobre educação superior no século XXI: visão e ação. Piracicaba: UNIMEP, 1998. Disponível no site: Acessado em 10 de agosto de 2019.

VALENTE, N. Didática: Ferramenta Cotidiana do professor. 2011. Disponível no site: <http://jornaldebates.uol.com.br>. Acesso em 08 jun. 2019.

VEIGA, I. Aula universitária e inovação. In: Veiga, I. Pedagogia universitária: a aula em foco. Campinas: Papirus,2000, p. 161-192.

Downloads

Publicado

2020-01-08