MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL E AS MICROEMPRESAS: UM ESTUDO SOBRE A SUA RELEVÂNCIA SOCIOECONÔMICA NO MUNICÍPIO DE ITACARÉ – BAHIA

Criza Matos de Jesus, Aniram Lins Cavalcante, Antonio Sampaio Freitas Ramos, Elba Karla Leão Silva, Sílvio Wellington Santos

Resumo


Empreender no Brasil e vem se tornado cada vez mais importante para o desenvolvimento do país, nesse contexto, este trabalho buscou compreender de que forma os microempreendedores individuais, as micro e pequenas empresas localizadas no município do Itacaré contribuem para o desenvolvimento socioeconômico. Utilizado a analise quali-quantitativa, a partir da coleta de dados primários junto a empresas no município de Itacaré-Ba. Resultados mostraram o perfil dos lojistas e das suas respectivas empresas. Conclui-se que a maioria das empresas analisadas possuem uma taxa de sobrevivência muito maior do que as taxas nacionais, isto pode ter ligação com o perfil do empresário local, onde metade dos possuem nível superior. Infelizmente, se verificou também que, os lojistas e a prefeitura do município não possuem um alinhamento sobre ações que busquem desenvolver a atividade econômica local, o que em momentos econômicos delicados pode comprometer o desenvolvimento econômico da cidade.

 

Palavras – chave: Microempreendedor Individual. Microempresa. Pequenas Empresas. Desenvolvimento local.


Texto completo:

PDF

Referências


CHIAVANETO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2003.

CHIAVENATO, I.; SAPIRO, A. Planejamento Estratégico: fundamentos e aplicações. 1ª edição. 13° tiragem. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2003.

COBRA, M. Consultoria em Marketing Manual do Consultor. 1ª edição. São Paulo: Cobra Editora e Marketing, 2003.

Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia - CONDER. Plano Diretor Urbano de Itacaré - versão para discussão com a comunidade local. Salvador, Bahia: Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Governo do Estado da Bahia, março de 2004.

DAYCHOUW, M. 40 Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento. 3ª edição. Rio de Janeiro: Editora Brasport, 2007.

FERRELL, O. C.; HERTLINE, M. D. Estratégia de Marketing. Tradução All Tasks e Marlene Cohen. 4ª edição. São Paulo: Editora Cengage Learning, 2009.

Google Imagens - Mapa de Itacaré. 2018. Disponível em: . Acesso em 20 de maio de 2018 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. 2018. Disponível em: . Acesso em 10 de maio de 2018.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Enciclopédia dos municípios brasileiros. Rio de Janeiro: IBGE. 1958. Vol. XX (Municípios do Estado da Bahia).

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Resultados da Amostra do Censo Demográfico 2007. Rio de Janeiro: IBGE, 2008

KOTLER, P. Administração de Marketing. 10. ed. São Paulo: Editora Pearson Prentice Hall, 2000.

Lei complementar Nº 123, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2006. Disponível em: . Acesso em 07 de maio de 2018.

Marconi, M. & Lakatos, E. Fundamentos de Metodologia Científica. (7ª ed.) São Paulo: Editora Atlas. 2010.

MARTINS, L. Marketing: Como se tornar um profissional de sucesso. 1. ed. São Paulo: Editora Digerati Books, 2006.

MCCREADIE, K. A Arte da Guerra SUN TZU: uma interpretação em 52 ideias brilhantes. 1ª Edição. São Paulo: Editora Globo, 2008.

MELO E SILVA, S. C. B.; SILVA, B. M. N.; LEÃO, S. O. O subsistema urbano regional de Ilhéus-Itabuna. Série Estudos Regionais, vol. 16. Recife: SUDENE PSU-SER. 1987. 428 p.

Revista Eletrônica Valor Econômico. Disponível em: . Acesso em 20 de maio de 2018.

Revista PEGN 2018. Disponível em: . Acesso em: 05 de maio de 2018.

RODRIGUES, J. N.. et al. 50 Gurus Para o Século XXI. 1ª edição. Lisboa: Editora Centro Atlântico. PT, 2005.

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE. 2017. Disponível em: . Acesso em: 03 de maio de 2018.

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE. 2018. Disponível em: . Acesso em: 04 de maio de 2018.

VIERGENS FILHO, A. C. et al. A CEPLAC e a crise da lavoura cacaueira. Fórum Setorial do Cacau. Ilhéus (BA): CEPLAC, 1993.

YANAZE, M. H. Gestão de Marketing e Comunicação: avanços e aplicações. 1ª edição. São Paulo: Editora Saraiva, 2007.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva402019375341-354

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008