PERSPECTIVA DO CURSO TECNOLÓGICO EM GESTÃO HOSPITALAR NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva402019383440-446Resumo
A ausência de informação e conhecimento sobre o surgimento do Curso de Gestão Hospitalar acarreta em fatores negativos para disseminação da demanda necessária do Curso. Dessa forma viu-se que faz necessário ter um estudo na qual orientasse as pessoas sobre essa formação. O artigo teve como objetivo descrever as perspectivas do curso tecnológico em gestão hospitalar no Brasil através de uma revisão de literatura. O presente estudo é de caráter bibliográfico, onde foram encontrados 30 materiais em português, desses foram utilizados 12 para construção das hipóteses. Foram utilizados os descritores gestão hospitalar, administração em saúde e gestão. Concluiu-se que a perspectiva do Curso Tecnológico em Gestão Hospitalar é promissora, em virtude de que as instituições de saúde estão fazendo um grande investimento em capital humano, pois a diferença do serviço prestado estar na qualidade das pessoas em querer fazer o melhor para o cliente final.
Palavras-Chaves: Gestão em saúde; Administração; Gestão hospitalar.
Downloads
Referências
BORBA, Valdir Ribeiro. Administração Hospitalar: princípios básicos. 3ed. São Paulo: CEDAS, 1991.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/atividadelegislativa/legislacao/Constituicoes_Brasileiras/cons-tituicao1988.html/Constituicaotextoatualizado_ec96. pdf> acesso: 20 de jun. de 2019.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Senso de Educação Superior 2017. Divulgação dos principais resultados. Brasília, DF: Ministério da Educação, setembro de 2018.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Coordenação-Geral da Política de Recursos Humanos. Política de Recursos Humanos para o SUS: balanço e perspectivas. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2003.
CECCIM, R. B.; ARMANI, T.; ROCHA, C. O que dizem a legislação e o controle social em saúde sobre a formação de recursos humanos e o papel dos gestores públicos, no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 373-383, jan. 2002.
Guia de orientação profissional do Tecnólogo em determinada área da Administração / Sebastião Luiz de Mello, José Samuel de Miranda Melo Junior, Hércules da Silva Falcão. -- Brasília: CFA/CRAS, 2012.
KISIL, M. Educação em Administração de Saúde na América Latina: a busca de um paradigma. São Paulo: USP, 1994.
MINSTZBERG, Henry. Managing: Desenvolvendo o dia a dia da Gestão. 1ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
MOURA, M. S. N. O Futuro da Gestão Hospitalar. Em HTTPS://rsade.com.br/joao-pessoa/materia/o-futuro-da-gestao-hospitalar/14550. Acesso em: 25 de jun. de 2019.
PIERANTONI, C. R. Formação de gestores para o sistema de saúde. A experiência do mestrado profissional do Instituto de Medicina Social da UERJ. In: LEAL, M. C.; FREITAS, C. M. (Org.). Cenários possíveis: experiências e desafios do mestrado profissional na saúde coletiva. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006. p. 123-136.
SILVA, R. Profissão Gestor Hospitalar. Em: HTTPS://administradores.com. BR/artigos/profissão-gestor-hospitalar. Acesso em: 26 de jun. De 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.