PERSPECTIVA DO CURSO TECNOLÓGICO EM GESTÃO HOSPITALAR NO BRASIL

Lucas B. Mendonça, Rafaela C. M. dos Santos, Ilka Kassandra Belfort

Resumo


A ausência de informação e conhecimento sobre o surgimento do Curso de Gestão Hospitalar acarreta em fatores negativos para disseminação da demanda necessária do Curso. Dessa forma viu-se que faz necessário ter um estudo na qual orientasse as pessoas sobre essa formação. O artigo teve como objetivo descrever as perspectivas do curso tecnológico em gestão hospitalar no Brasil através de uma revisão de literatura. O presente estudo é de caráter bibliográfico, onde foram encontrados 30 materiais em português, desses foram utilizados 12 para construção das hipóteses. Foram utilizados os descritores gestão hospitalar, administração em saúde e gestão. Concluiu-se que a perspectiva do Curso Tecnológico em Gestão Hospitalar é promissora, em virtude de que as instituições de saúde estão fazendo um grande investimento em capital humano, pois a diferença do serviço prestado estar na qualidade das pessoas em querer fazer o melhor para o cliente final.

 

Palavras-Chaves: Gestão em saúde; Administração; Gestão hospitalar.


Texto completo:

PDF

Referências


BORBA, Valdir Ribeiro. Administração Hospitalar: princípios básicos. 3ed. São Paulo: CEDAS, 1991.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: acesso: 20 de jun. de 2019.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Senso de Educação Superior 2017. Divulgação dos principais resultados. Brasília, DF: Ministério da Educação, setembro de 2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Coordenação-Geral da Política de Recursos Humanos. Política de Recursos Humanos para o SUS: balanço e perspectivas. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2003.

CECCIM, R. B.; ARMANI, T.; ROCHA, C. O que dizem a legislação e o controle social em saúde sobre a formação de recursos humanos e o papel dos gestores públicos, no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 373-383, jan. 2002.

Guia de orientação profissional do Tecnólogo em determinada área da Administração / Sebastião Luiz de Mello, José Samuel de Miranda Melo Junior, Hércules da Silva Falcão. -- Brasília: CFA/CRAS, 2012.

KISIL, M. Educação em Administração de Saúde na América Latina: a busca de um paradigma. São Paulo: USP, 1994.

MINSTZBERG, Henry. Managing: Desenvolvendo o dia a dia da Gestão. 1ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

MOURA, M. S. N. O Futuro da Gestão Hospitalar. Em HTTPS://rsade.com.br/joao-pessoa/materia/o-futuro-da-gestao-hospitalar/14550. Acesso em: 25 de jun. de 2019.

PIERANTONI, C. R. Formação de gestores para o sistema de saúde. A experiência do mestrado profissional do Instituto de Medicina Social da UERJ. In: LEAL, M. C.; FREITAS, C. M. (Org.). Cenários possíveis: experiências e desafios do mestrado profissional na saúde coletiva. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006. p. 123-136.

SILVA, R. Profissão Gestor Hospitalar. Em: HTTPS://administradores.com. BR/artigos/profissão-gestor-hospitalar. Acesso em: 26 de jun. De 2019.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva402019383440-446

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008