POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO A EMERGÊNCIA DO DISPOSITIVO DAS COTAS RACIAIS

Autores

  • Marcus Alexandre Cavalcanti Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Vera Helena Ferraz de Siqueira Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Andréa Costa da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva502020426e-5014

Resumo

Este artigo tem como proposta central caracterizar as cotas raciais como dispositivo biopolitico de inclusão da população negra na universidade pública. O dispositivo das cotas se configura como um mecanismo social de política pública cujo discurso é construído em torno da minimização das desigualdades sociais e das injustiças historicamente perpetuadas em relação à população negra. Compreendendo que a formação de um dispositivo busca responder a uma urgência histórica, destacamos aqui a importância das lutas empreendidas pelo movimento negro na conquista das cotas, as quais vêm promovendo maior acesso e permanência da população negra no ensino superior.  O artigo pretende contribuir para o entendimento das cotas como uma estratégia de poder de natureza positiva e reguladora que tem como objetivo diminuir os efeitos causados pela exclusão, beneficiando a população negra, oportunizando seu acesso ao ensino superior.

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Biografia do Autor

Marcus Alexandre Cavalcanti, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Filósofo e Psicanalista

Doutorando da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - Núcleo de Tecnologia Educacional para a Ciência e Saúde Universidade Federal do Rio de Janeiro NUTES/UFRJ

 

 

Vera Helena Ferraz de Siqueira, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutora em Educação pela Columbia University, Professora no Programa de Pós Graduação Educação em Ciências e Saúde/NUTES/UFRJ

Andréa Costa da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutora em Educação pela Columbia University, Professora no Programa de Pós Graduação Educação em Ciências e Saúde/NUTES/UFRJ

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Publicado

2021-01-07

Como Citar

Cavalcanti, M. A., Ferraz de Siqueira, V. H., & da Silva, A. C. (2021). POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO A EMERGÊNCIA DO DISPOSITIVO DAS COTAS RACIAIS. Revista Valore, 5, e-5014. https://doi.org/10.22408/reva502020426e-5014

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)