POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO A EMERGÊNCIA DO DISPOSITIVO DAS COTAS RACIAIS

Marcus Alexandre Cavalcanti, Vera Helena Ferraz de Siqueira, Andréa Costa da Silva

Resumo


Este artigo tem como proposta central caracterizar as cotas raciais como dispositivo biopolitico de inclusão da população negra na universidade pública. O dispositivo das cotas se configura como um mecanismo social de política pública cujo discurso é construído em torno da minimização das desigualdades sociais e das injustiças historicamente perpetuadas em relação à população negra. Compreendendo que a formação de um dispositivo busca responder a uma urgência histórica, destacamos aqui a importância das lutas empreendidas pelo movimento negro na conquista das cotas, as quais vêm promovendo maior acesso e permanência da população negra no ensino superior.  O artigo pretende contribuir para o entendimento das cotas como uma estratégia de poder de natureza positiva e reguladora que tem como objetivo diminuir os efeitos causados pela exclusão, beneficiando a população negra, oportunizando seu acesso ao ensino superior.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva502020426e-5014

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